sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Até quarta-feira: inscrições à Conferência Estadual de Comunicação

Estão abertas até as 18h do dia 4 de novembro as inscrições para a I Conferência Estadual de Comunicação, que acontece no Canal da Música, em Curitiba, nos dias 6 a 8 de novembro como prévia à Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). As inscrições devem ser feitas pelo site www.confecomparana.pr.gov.br, no item “inscreva-se”. Lá também já está disponível a programação do encontro, que terá painéis em torno de três eixos temáticos: “produção do conhecimento”, “produção de conteúdo” e “cidadania: direitos e deveres”. Outras informações referentes ao evento podem ser conferidas no mesmo endereço. Os interessados em participar da conferência deverão, no ato da inscrição pela internet, indicar uma das três categorias de inscrição às quais se encaixam. São elas: representantes do poder público (nas esferas estadual e municipal), representantes da sociedade civil empresarial (dos meios de comunicação) ou representantes da sociedade civil de um modo geral (desde que não sejam do poder público ou do meio empresarial).
Programa - A edição do dia 30/10 do programa Projeto Popular, que vai ao ar na TV Educativa, terá como tema a Conferência Estadual de Comunicação. Serão entrevistadas as jornalistas Elza de Oliveira Filha, professora da Universidade Positivo, e Flora Nunes, da Universidade Estadual de Londrina e membro da Comissão Organizadora da Conferência Estadual. O programa começa às 20h10.
Mulheres – Ainda como prévia à Confecom, acontece na quarta-feira, das 14h30 às 17h, a Conferência Livre Virtual das Mulheres, numa promoção da Rede Mulher e Mídia. A videoconferência também será transmitida pelo sistema Interlegis (www.interlegis.gov.br), por meio das Assembleias Legislativas dos Estados. Mais informações pelo e-mail seminariomulheremidia@uol.com.br

Sindijor recebe inscrições ao 15º Prêmio Sangue Novo a partir de terça-feira

O Sindijor recebe a partir do dia 3 de novembro e até 8 de janeiro de 2010 inscrições para a 15ª edição do Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com apoio do Sindicato dos Jornalistas de Londrina para reconhecer a produção de acadêmicos de graduação em Jornalismo no Estado. Estão em disputa 18 categorias: Telejornal Laboratório, Reportagem para Televisão, Reportagem para Rádio, Reportagem Impressa, Radiojornal Laboratório, Projeto/Produto Jornalístico Livre, Projeto Jornalístico para Internet, Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa, Projeto em Telejornalismo, Projeto em Radiojornalismo, Projeto em Jornalismo Impresso, Monografia, Livro Reportagem, Jornal Laboratório On-Line, Jornal Laboratório, Fotojornalismo e Videodocumentário, além da categoria especial de Relevância Social. Podem se inscrever trabalhos apresentados no ano de 2009. Na última edição, foram inscritos 310 trabalhos, incluídas as categorias laboratoriais. Clique nos links para ficha de inscrição e regulamento.

Votação da PEC do Diploma: conheça posição dos deputados e continue pedindo apoios

Está disponível no site do Sindijor um quadro elaborado pela Fenaj mostrando o posicionamento de cada um dos deputados que integram à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara acerca da PEC do Diploma. A Fenaj e os Sindicatos pedem que todos os jornalistas continuem pressionando os parlamentares via e-mail ou Twitter para que votem favoravelmente à proposta, que restitui a necessidade da formação superior específica. Na última reunião, a proposta deixou novamente de ser votada, e provavelmente só será apreciada na sessão de quarta-feira se houver inversão de pauta. O deputado Zenaldo Coutinho (PSDB/PA) apresentou voto em separado contrário à proposta, que já tem parecer favorável do relator, Maurício Rands (PT/PE).

Sindijor reúne professores e estudantes para coordenar ações pelo diploma

O Sindijor, por meio da Diretoria Administrativa para Escolas e Estudantes, vai reunir coordenadores dos cursos de Jornalismo e representantes de alunos dos cursos correlatos para uma reunião na sede da entidade no dia 9 de novembro, às 14h30. A reunião servirá para estabelecer um cronograma de mobilização e a realização de eventos em defesa da formação superior específica para o exercício da profissão nas universidades durante o mês de novembro. Além da questão do diploma e mobilização pela aprovação da PEC, a reunião servirá para divulgar o lançamento das inscrições para o 1Prêmio Sangue Novo.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Novamente adiada a votação da PEC do Diploma na CCJ

A PEC do Diploma (Proposta de Emenda à Constituição 386/2009) deixou de ser apreciada, novamente, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara nesta quarta-feira. A proposta tinha parecer favorável do relator Maurício Rands (PT/PE), mas recebeu um voto em separado ontem do deputado tucano Zenaldo Coutinho (PA), contrário à proposta. Contra a PEC, Zenaldo Coutinho alega “mera persistência” de norma ineficaz e absurdo “enfrentamento entre Poderes”, argumentando que o Congresso Nacional não pode decidir contrariamente ao julgamento do STF. Ligado aos empresários e ex-líder da oposição, Coutinho já recebeu elogios da Abert por sua atuação em favor da radiodifusão. A luta pela PEC prossegue na reunião da próxima semana, no dia 4. Para que a proposta seja votada naquela reunião, o relator apresentará requerimento um dia antes, pedindo a inversão da pauta.

Jornalistas e patrões voltam a se encontrar na próxima terça-feira

O Sindijor-PR e o Sindicato dos Jornalistas de Londrina voltam a se reunir com os patrões na próxima terça-feira, a partir das 10h, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Curitiba, para mais uma rodada da negociação da Convenção Coletiva de Trabalho. No último encontro, a mesa-redonda da quinta-feira passada, os representantes patronais ficaram de avaliar a possibilidade de manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho, com o repasse da inflação dos últimos 12 meses, medida pelo INPC/IBGE (4,54%), com o compromisso de discussão das demais reivindicações, para uma negociação permanente. A mobilização da categoria deve continuar e ser ampliada, para que não haja perdas de direitos e para que alcancemos novas conquistas. Nenhum direito a menos!

Sindijor participa de reunião na Gazeta do Povo

O Sindijor participou na segunda-feira da primeira reunião convocada para a formação de uma comissão de empregados da Gazeta do Povo, que discutirão os problemas internos da empresa desde infra-estrutura até o acompanhamento do banco de horas ora em funcionamento. O diretor de Defesa Corporativa do Sindijor, Pedro Serápio, será um dos integrantes, e relata que tal comissão será formada por oito integrantes titulares e dois suplentes. O objetivo é que cada um dos membros represente editorias e setores do jornal.

Sindijor planeja ações para os próximos meses


Integrantes da direção e funcionários do Sindijor participaram no último sábado da reunião de planejamento da entidade, realizada na sede do Sindipetro-PR/SC, em Curitiba. Mediada por Gustavo Erwin Red, membro da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), a reunião listou prioridades e traçou algumas ações emergenciais do sindicato para os próximos meses. Entre os eixos prioritários estão questões ligadas à gestão administrativa, à mobilização de estudantes, à comunicação sindical, à organização de delegacias, aos eventos e à campanha salarial. (Foto: Mauren Lucrécia)


Em Ponta Grossa, presidente do Sindijor defende formação e mobiliza colegas

O presidente do Sindijor, Márcio Rodrigues, participou nesta terça-feira de uma mesa de debates durante a XVIII Semana de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ele fez uma defesa da necessidade da formação superior em Jornalismo durante uma mesa de debates com o jornalista Juca Varella, repórter-fotográfico e chefe de fotografia do jornal O Estado de S.Paulo. Rodrigues ainda percorreu as redações dos diários impressos da cidade – Diário dos Campos e Jornal da Manhã – onde conversou com colegas sobre o andamento da negociação da Convenção Coletiva de Trabalho. Para saber mais sobre a Semana de Comunicação da UEPG, clique aqui.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Protesto da campanha salarial reúne jornalistas, estudantes e deputados em Curitiba; patrões não dão resposta

Fotos Leandro Taques
Manifestação do Sindijor-PR em Curitiba


Do Sindijor-PR


Os representantes patronais seguem sem apresentar nenhuma contraproposta à pauta de reivindicações da categoria, protocolada há dois meses, no último dia 24 de agosto. Na mesa-redonda desta quinta-feira (22/10), realizada na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) no Paraná, a atitude dos patrões se resumiu a mais uma vez negar o atendimento do conjunto das reivindicações.

A ausência de uma resposta concreta aos itens da nossa pauta — aliada ao ofício em que os patrões ameaçam com uma série de ataques aos nossos direitos históricos — revela a falta de respeito das empresas de comunicação em relação ao conjunto da categoria.

Do lado de fora da SRTE cerca de 40 pessoas entre jornalistas, estudantes, autoridades e membros dos movimentos sociais e de outras categorias, prestavam solidariedade e demonstravam seu repúdio aos ataques contra direitos já garantidos na convenção coletiva dos jornalistas do Paraná. Esta foi a primeira vez que a nossa categoria fez esse tipo de manifestação que teve a presença dos deputados estaduais Professor Lemos e Tadeu Veneri, do presidente da Central Única dos Trabalhadores, Roni Barbosa e representantes dos sindicatos dos Bancários, Correios, Justiça Estadual, Educadores do Paraná e Servidores de Curitiba.


Reunião

Durante a reunião, os representantes patronais se comprometeram apenas a avaliar a possibilidade de manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho, com o repasse da inflação dos últimos 12 meses, medida pelo INPC/IBGE (cerca de 4,45%).

Os Sindicatos cobraram a discussão das demais reivindicações, como o aumento real de salário e a concessão de vale-alimentação, entre outras. E exigiram ainda o comprometimento dos patrões para uma negociação permanente, com reuniões mensais entre novembro de 2009 e setembro de 2010, para que trabalhadores e empregadores discutam a pauta de reivindicações dos jornalistas.

Representante dos sindicatos patronais, o advogado Roberto Santiago solicitou a realização de uma próxima reunião, marcada para 3 de novembro, também na SRTE, às 10h. A mobilização da categoria deve continuar e ser ampliada, para que não haja perdas de direitos e para que alcancemos novas conquistas. Nenhum direito a menos!


Reunião entre os dirigentes do Sindijor-PR e do Sindicato de Londrina com os representantes dos patrões


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Prêmio Ocepar: trabalhos jornalísticos podem ser inscritos até 1º de novembro

Os interessados em participar do 6º Prêmio Ocepar de Jornalismo tem até o dia 1º de novembro para efetuar as inscrições. Serão distribuídos um total de R$ 51 mil em prêmios para as melhores reportagens que abordarem o tema "Cooperativas: desenvolvimento sustentável com produtos e serviços de origem garantida". Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de novembro de 2009, durante o Encontro Estadual de Cooperativista, que será realizado em Curitiba.
Ramos - Podem concorrer reportagens relacionadas aos diversos ramos do cooperativismo: agropecuário, crédito, saúde, transporte, turismo, habitacional, educacional, infraestrutura (eletrificação rural), consumo, mineral e trabalho. Serão considerados os trabalhos publicados ou veiculados de 1.º de janeiro a 31 de outubro de 2009, nas categorias jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, mídia cooperativa, especial ramo crédito e especial ramo saúde e que façam menção ao cooperativismo paranaense. O Prêmio Ocepar de Jornalismo tem o apoio da Federação Unimed Paraná e do Sicredi Paraná.
Expectativa - Segundo o coordenador de comunicação da Ocepar, Samuel Milléo Filho, a expectativa é superar o número de trabalhos inscritos no ano anterior, que foram 94. O regulamento está disponível no site: http://www.ocepar.org.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3200-11150.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Jornalistas protestam na quinta-feira (22/10) contra absurda proposta patronal para CCT

Da assessoria de imprensa do Sindijor-PR:

Depois de doze anos sonegando aumento real, barões da mídia paranaense querem instituir o achatamento de salários e a contratação de pessoas sem formação

Jornalistas paranaenses vão se reunir na próxima quinta-feira, dia 22, a partir das 14h30, em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (Rua José Loureiro, esquina com Travessa da Lapa), em Curitiba, para protestar contra a proposta patronal para a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para o período de outubro de 2009 a outubro de 2010. Será antes da mesa-redonda entre os Sindicatos dos Jornalistas (do Paraná e de Londrina e Região Norte) e as entidades patronais de jornais, revistas, TV e rádio, prevista para começar às 15h.
A proposta patronal foi apresentada aos jornalistas com um atraso considerável – apenas no dia 6 de outubro, após a data-base da categoria, dia 1º –, e em termos absurdos: o piso salarial da categoria (hoje em R$ 1.961,81) seria congelado, e um novo piso, menor que o atual, seria criado.
A proposta vai além e pretende acabar com uma das principais conquistas da categoria, a jornada de trabalho, que, pela previsão da CLT (art. 303), é de cinco horas. A intenção dos patrões com a expansão da jornada é fazer a compensação por meio de banco de horas – um mecanismo perigoso e frequentemente desvantajoso para os trabalhadores.
Aproveitando-se da decisão do STF sobre a não obrigatoriedade do diploma – cujo acórdão sequer foi publicado e da qual o Ministério do Trabalho e Emprego ignora a extensão -, os patrões querem ainda extinguir a cláusula da Convenção que prevê a contratação exclusiva de formados, para poder abrigar nas redações pessoas sem formação.
Além de acintosa em si, trata com completo desprezo toda a proposta inicial dos jornalistas, apresentada há dois meses. Formulada em termos adequados à realidade dos veículos de comunicação do Estado, o pleito dos trabalhadores inclui a reposição da inflação (4,54%), aumento real de 5,5% (como aconteceu para 77% das categorias de trabalhadores no 1º semestre deste ano) e a implantação de vale-alimentação, item básico, hoje fora da realidade de quase todos os jornalistas do Estado.
REALIDADE DURA
Um dos mais rasos argumentos dos patrões é de que o jornalista paranaense tem o maior piso salarial do país, ou seja, empresários que faturam mais e mais, mesmo em tempos de crise, acham que o jornalista “ganha demais”. O que eles não contam é que o jornalista paranaense, em média, ganha 30% a menos que um colega seu empregado no mercado do Rio de Janeiro ou de São Paulo, ou metade do que recebe um jornalista que trabalha em Brasília. Também não mencionam que hoje o piso salarial dos jornalistas (R$ 1.961,81) está abaixo do salário mínimo necessário calculado pelo Dieese (R$ 2.065,47).
Não bastasse pretender diminuir o piso salarial, que não tem aumento real há 12 anos, a intenção patronal é extinguir o anuênio, adicional de 1% por ano trabalhado na empresa, que hoje é o único mecanismo efetivo de expansão da renda do trabalhador ao longo de sua carreira. A perda seria agravada com o banco de horas, que não traz benefícios financeiros ao trabalhador. A possibilidade de contratação de pessoas sem formação tende ainda a minar deteriorar as condições de trabalho e a remuneração.

Manifestação na mesa-redonda com patrões
Quando? Dia 22 de outubro, quinta-feira, a partir das 14h30.
Onde? Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT, Rua José Loureiro, 574, esquina com Travessa da Lapa, Centro de Curitiba).

Boletim Mural de Campanha nº 5 - Venha dizer 'não!' ao assalto a nossos direitos

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

I Conferência Livre de Comunicação de Curitiba e Região Metropolitana

A 'contraproposta' patronal: Um verdadeiro tapa na cara dos jornalistas do Paraná

Leia você mesmo o ofício encaminhado pelos patrões ao Sindijor-PR:




Concurso do BNDES oferece 30 vagas para comunicadores

O BNDES está selecionando 30 comunicadores sociais por meio de concurso, que está com inscrições abertas até o dia 25. As vagas, em cadastro de reserva, são para futura lotação no Rio de Janeiro sob regime da CLT, com salário de R$ 7.357,89. As inscrições custam R$ 54, e as provas acontecem em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Mais informações no site da Cesgranrio.

Ipea promove curso para jornalistas no Museu Oscar Niemeyer

Como parte das comemorações de seus 45 anos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizará, de 26 a 29 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o curso gratuito “Brasil – Ipea 45 Anos – Panorama Econômico-Social: uma Atualização”. Em parceria com o Governo do Estado do Paraná e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o evento é voltado aos jornalistas profissionais e tem vagas limitadas. Trata-se de um curso de economia a partir da demanda da mídia. O objetivo é aprofundar e atualizar o conhecimento dos jornalistas sobre temas econômico-sociais e suas análises e pesquisas nas diversas áreas: setorial, ambiental, urbana e regional, social, macroeconômica e internacional, além de conhecer as principais questões sobre desenvolvimento e indicadores econômicos. Podem participar jornalistas profissionais mediante inscrições até o dia 23 de outubro. Os interessados devem encaminhar e-mail para fernanda.carneiro@ipea.gov.br com as seguintes informações: nome completo, veículo (ou especificar se for autônomo) e telefone. Haverá certificado para os participantes. Mais informações com Fernanda Carneiro (61) 3315-5114.

Funpar realiza 1º Seminário de Difusão Científica

Comunicação, ciência e sociedade são temas centrais do 1º Seminário de Difusão Científica, que será realizado dia 23 de outubro em Curitiba, no auditório do Sebrae-PR. O evento é organizado pela Funpar, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Economia Empresarial da UFPR (Nupem). O objetivo do encontro é debater a importância da divulgação de temas científicos em grandes jornais. Além disso, os palestrantes irão realizar uma reflexão da função estratégica da produção científica para o crescimento e desenvolvimento nacional. No encontro, estarão presentes jornalistas científicos, de importantes veículos, e representantes do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser realizadas até o dia 21 de outubro no site da Funpar (www.funpar.ufpr.br). Receberão certificado os participantes que confirmarem presença no dia do evento.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sindijor confirma assédio moral na Gazeta do Povo

O Sindijor formalizará amanhã representação no Ministério Público do Trabalho contra a direção da Gazeta do Povo por prática de assédio moral. Denúncias chegaram ao Sindicato apontando que jornalistas estariam sendo coagidos pela direção da empresa a retirar seus nomes da ação movida pelo Sindijor que tramita no Tribunal Superior do Trabalho pedindo que fosse reconhecido o direito à gratificação de aniversário (equivalente a um 14º salário) que a empresa pagou aos funcionários por 15 anos, sempre nas comemorações pela fundação do jornal, e que subitamente foi suspensa em 2002. O pedido foi considerado procedente em primeiro grau e confirmado pela Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho em dezembro de 2005.
Diretor de Redação faz o “trabalho sujo” - Ontem, o Sindicato solicitou reunião com o diretor de Recursos Humanos do Grupo RPC, William Zampini. Durante a conversa, Zampini confirmou que o diretor de Redação da Gazeta, Nelson Souza Filho, está conversando com os jornalistas e pedindo para que eles “repensem sua participação nessa ação”. Surpreende ao Sindijor esse ato de assédio moral explícito, que fica evidente ao colocar-se um superior a solicitar de empregados sob sua responsabilidade que abram mão de um direito já reconhecido pela Justiça (a causa foi ganha nas duas instâncias). Para o Sindicato, é um desrespeito à decisão judicial e um grave ataque ao direito do cidadão em exigir, por meio do Poder Judiciário, um direito decorrente da relação de trabalho. A empresa não tem esse direito, e o Sindicato orienta seus associados a desconsiderar qualquer iniciativa nesse sentido, lembrando que, ao se colocar como autor, foi justamente para evitar esse tipo de pressão. O Sindijor ainda exige do diretor da Gazeta do Povo, Nelson de Souza Filho, que respeite a entidade autora da ação.

Em mesa-redonda, patrões continuam a propor perdas

Os patrões insistiram nesta quarta-feira, na mesa-redonda com os jornalistas na SRTE, na sua tese absurda de supressão dos direitos dos trabalhadores; mesmo assim, conseguimos manter a nossa data-base em 1º de outubro. A negociação foi chamada pelo Sindijor-PR e Sindicato dos Jornalistas de Londrina para pôr em andamento a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho, que estava emperrada pela inércia patronal. Na semana passada, eles entregaram aos jornalistas uma proposta que incluía redução e congelamento do piso, aumento da jornada e implantação de banco de horas, além do fim da cláusula que prevê a contratação exclusivamente de profissionais com formação em Jornalismo. Uma nova mesa-redonda ficou marcada para 22 de outubro, quando se espera que os patrões tragam propostas minimamente factíveis para o andamento da negociação.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mais por menos? Vamos dizer ‘não’ na mesa-redonda na SRTE

Vamos todos dar um não à absurda “contraproposta” patronal de redução de direitos na mesa-redonda marcada para a SRTE (Rua José Loureiro, 574), em Curitiba, nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 15h30. As tentativas de abuso incluem redução e congelamento do piso, aumento da jornada e implantação de banco de horas, além do fim da cláusula que prevê a contratação exclusivamente de profissionais com formação em Jornalismo.

Quarta-feira, em Curitiba: Conferência Livre de Comunicação e Juventude

A União Paranaense dos Estudantes e a Comissão Paranaense Pró-Conferência Nacional de Comunicação realizam nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 14h, no Casarão da UPE (Rua Carlos Cavalcanti, 1157), em Curitiba, a Conferência Livre de Comunicação e Juventude, como fase preparatória à Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). À tarde, está programado um debate sobre a Confecom e seus três eixos. A partir das 15h30 haverá exibição do filme “Alma do Negócio” para debater o Direito Humano à Comunicação, além da formação de grupos de trabalho para cada eixo temático. Às 18h, começa o debate sobre liberdade do conhecimento. Mais informações, aqui.
Confecom – A Confecom, prevista para acontecer entre os dias 1º e 3 de dezembro, foi adiada, em virtude de coincidência na agenda do presidente Lula. A Conferência, agora, terá início em 14 de dezembro, em Brasília, e vai até o dia 17. As etapas prévias do Paraná não devem sofrer mudança de cronograma.
Ponta Grossa – Também no dia 14 de outubro será a vez de Ponta Grossa realizar sua Conferência Livre de Comunicação. O encontro acontece no Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Londrina – A 1º Conferência de Comunicação de Londrina (oficial) encerrou-se na última sexta-feira, com a aprovação de teses do Conselho Regional de Psicologia e do Movimento Negro. As propostas ainda não foram sistematizadas.
Carta de Curitiba – As entidades que participaram da 1º Conferência Livre de Comunicação de Curitiba divulgaram a Carta de Curitiba, com a sistematização das propostas.

PEC do Diploma: audiência pública nesta quinta, votação na CCJ no dia 20

A audiência pública para que se debata a PEC do Diploma na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara ficou para esta quinta-feira, dia 15. A deputada Rebecca Garcia (PP-AM), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, adiantou à imprensa que, segundo o relator da matéria, a votação da matéria deverá ocorrer no dia 20 de outubro. Após a votação da PEC proposta pelo deputado Paulo Pimenta (PT/RS), deverá ser constituída uma Comissão Especial para agilizar a tramitação desta e de outras matérias de interesse dos jornalistas no Congresso Nacional. Mais informações, aqui.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Absurdo: com contraproposta, patrões assumem que querem deteriorar trabalho imprensa

Após dois meses de espera para começar a negociação da Convenção Coletiva, os patrões finalmente apareceram para protagonizar, mais uma vez, um papel lamentável: simplesmente querem a supressão de direitos. Os senhores da mídia no Estado querem criar um piso menor, “conforme a realidade das diversas empresas do setor” e ainda congelar o piso atual, que já não tem aumento real há 12 anos. Um absurdo frente à iniciativa dos jornalistas, que elaboraram uma factível proposta de reposição da inflação (4,54%) e aumento real de 5,5%. Pretendem ainda a extensão de jornada e a compensação com banco de horas, medidas que implicam redução de direitos e que o Sindijor sempre combateu. Eles pretendem ainda abolir a cláusula da convenção que prevê a contratação apenas de jornalistas formados, abrindo o mercado para os precários. Isto sem ter sido publicado o acórdão do STF que extinguiu a obrigatoriedade do diploma e sem que o Ministério do Trabalho tenha dado qualquer orientação acerca dos sem formação. Vamos todos dar um não a estas “contrapropostas” patronais na mesa-redonda marcada para a SRTE (Rua José Loureiro, 574), em Curitiba, no dia 14 de outubro, quarta-feira, a partir das 15h30. Venha defender a categoria deste ataque.

Entidades de Pitanga se manifestam em defesa do diploma para jornalista



A Câmara de Vereadores de Pitanga enviou ao Sindijor ofício com a moção de apoio à formação superior em Jornalismo para o exercício da profissão. A moção é referendada pela OAB/PR Subseção de Pitanga, Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), Associação Comercial e Empresarial de Pitanga (Acepi) e pelo Conselho de Segurança Alimentar e de Desenvolvimento Local. Segundo o presidente da Câmara, João Edival Aramoni, as entidades que subscrevem a moção entendem “garantir à sociedade brasileira um Jornalismo sério, comprometido com a verdade, embasado em conhecimentos que somente a formação acadêmica pode agregar ao talento e vocação dos profissionais da área”. Veja aqui a íntegra do ofício e da moção de apoio da OAB de Pitanga.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Curitiba realiza sua Conferência Livre de Comunicação

foto: Leandro Taques


Mais de 100 pessoas, representando 30 entidades, participaram na terça-feira, no Espaço Cultural dos Bancários, da Conferência Livre de Comunicação de Curitiba. Estiveram presentes o deputados estaduais Professor Lemos e Tadeu Veneri (PT), além de Geraldo Serathiuk, representando o governo do Estado. Foram aprovadas moções em defesa do diploma para o exercício do Jornalismo e da criação do Conselho Federal de Jornalismo como meio de garantir o contraditório na imprensa. Foram aprovadas ainda teses em defesa do controle social da mídia, do acompanhamento democrático e transparente das concessões de radiodifusão, a regulamentação da norma constitucional da complementaridade dos sistemas estatal, público e privado, da regulamentação dos serviços de banda larga, para que o acesso a eles não fique submetido tão-somente às variáveis econômicas. Uma comissão está sistematizando as propostas aprovadas.

<<<<> – No sábado tinha sido a vez de Foz do Iguaçu realizar sua Conferência Livre. Professores, estudantes, jornalistas, blogueiros, advogados, entidades debateram trouxeram ideias, críticas e sugestões de como democratizar a comunicação no país. Ao final, foi aprovada a Carta de Foz.
foto: Marcos Labanca


Audiência pública deflagra intensificação de pressão por PEC do Diploma

Com a apreciação do pedido na quarta-feira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados da realização de audiência pública para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09 – a PEC do Diploma, a Fenaj e os sindicatos estão intensificando o movimento para sensibilizar os membros da CCJC pela aprovação da proposta. O debate em torno do tema no Congresso Nacional prossegue intenso. No dia 29 de setembro, a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma voltou a se reunir. E decidiu priorizar o trabalho para acelerar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), que torna obrigatório o diploma de Jornalismo. No dia 1º de outubro, houve audiência na CCJC do Senado. Participaram representantes da FENAJ, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Convidados, os representantes das empresas de comunicação não compareceram.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sem negociação, data-base é marcada por pedido de mesa-redonda na SRTE

Diante do silêncio dos patrões, que se negaram até o momento a esboçar qualquer proposta de negociação da nossa Convenção Coletiva de Trabalho, o Sindijor e o Sindicato dos Jornalistas de Londrina protocolaram no dia 1º de outubro, nossa data-base, um pedido de mesa-redonda na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), para que os patrões venham discutir sob supervisão do poder público as propostas formuladas pelos jornalistas. Obviamente não é o tipo de negociação que nós, jornalistas, queremos, mas não é nenhuma novidade na negociação das nossas convenções. Apresentamos em agosto a proposta, que inclui reposição da inflação, aumento real de 5,5% e vale-alimentação de R$ 15,00.

Curitiba realiza nesta terça-feira I Conferência Livre de Comunicação

Evento é preparatório à Conferência Estadual de Comunicação e à Confecom

Entidades da sociedade civil, de governo e do mercado de mídia vão se reunir nesta terça-feira, dia 6, em Curitiba, para discutir os grandes temas da comunicação do país desde uma perspectiva local na I Conferência Livre de Comunicação de Curitiba, que acontece no Espaço Cultural dos Bancários (Rua Piquiri, 380, Rebouças), a partir das 18h.
O evento, que tem âmbito municipal e é aberto ao público, pretende reunir pelo menos 27 entidades, como fase preparatória da regional livre, prevista para ocorrer em Pinhais no dia 17 de outubro, que, por sua vez, subsidiará a Conferência Estadual de Comunicação, que congregará a discussão de todos os encontros regionais nos dias 6, 7 e 8 de novembro.
Na Conferência Livre de Curitiba, haverá exposições seguindo os principais temas da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), além de um painel de conjuntura, que será seguido de debate, mediado por Silvana Prestes, representante da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS). O jornalista Mário Messagi Junior, professor da UFPR, vai falar sobre a comunicação como direito humano. A jornalista Aniela Almeida, vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) na região Sul e diretora financeira do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, fará uma exposição sobre o histórico da luta dos movimentos sociais do Estado pela democratização da comunicação. Deve haver ainda uma exposição sobre produção e conteúdo de mídia.

CONFECOM
Toda a mobilização se deve à proximidade da Confecom, que, com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, será realizada em Brasília nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro. Almejada pelos movimentos sociais e adiada tanto quanto possível por governos e empresas de mídia, a Confecom, convocada no início deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será finalmente uma oportunidade de a sociedade debater e propor políticas para a democratização da comunicação e a mudança de marcos legais da mídia, especialmente a eletrônica.
A Confecom será presidida pelo Ministério das Comunicações e conta com uma Comissão Organizadora Nacional, que tem a incumbência de regular todos os aspectos da conferência. A Comissão conta com oito representantes do Executivo Federal e representantes da sociedade civil, divididos entre entidades dos movimentos sociais, organizações do setor privado e mídia pública. Além da Comissão Nacional, cada Estado possui sua comissão local, que está promovendo encontros municipais de caráter oficial e conferências livres municipais e regionais.
a Comissão Organizadora Nacional determinou três eixos temáticos para a Confecom – Produção de Conteúdo, Meios de Distribuição e Cidadania: Direitos e Deveres. Um quarto eixo, defendido pelos movimentos sociais – Sistemas de Comunicação – deixou de ser contemplado, diante da pressão em sentido contrário de governo e empresas.
REGIONAIS
Como prévia à Confecom, os Estados realizam até 8 de novembro conferências estaduais, que são antecedidas de etapas regionais e municipais. As etapas preparatórias têm caráter mobilizador e deliberativo, e podem encaminhar diretrizes para a Conferência Estadual de Comunicação. As etapas regionais no Paraná foram abertas com Francisco Beltrão, que sediou no dia 11 de setembro a primeira Conferência Livre de Comunicação da região sudoeste do Paraná.
A próxima etapa regional livre ocorrerá em
Foz do Iguaçu, neste sábado, dia 3. O encontro, que envolverá, além de Foz, municípios da região Oeste do Paraná, terá como tema central “Democratizar a Comunicação é possível” e contará com as mesas “Direito Humano à Comunicação e Democratização da Mídia” e “Práticas de Mídias Alternativas”. Depois de Curitiba, no dia 6, estão confirmadas etapa municipal livre em Ponta Grossa (dia 14, no Grande Auditório da UEPG) e regionais livres em Campo Mourão (dia 16, na sede da Fecilcam), Cascavel, Toledo e Maringá (todas no dia 17, em locais a confirmar) e ainda em Guarapuava (dia 19, na Unicentro). Em Londrina, nos dias 9 e 10, acontece a conferência municipal, de caráter oficial.

Para saber mais, acesse:
http://proconferenciaparana.com.br

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

17º Enjac começa quinta-feira


Começa nesta quinta-feira (1º/10), em Goiânia, o 17º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Enjac), com o tema “Assessoria de Imprensa: O Jornalismo passa por aqui”. As inscrições, que terminam hoje, já superaram as expectativas. A abertura do evento será prestigiada por autoridades estaduais e federais.Realizado a cada dois anos, o ENJAC aborda temas ligados ao cotidiano profissional dos jornalistas que atuam em assessoria de imprensa. Como sua relação com assessorados e redações, as relações trabalhistas, a formação e ética do profissional.