segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Assembleias do Sindijor-PR nesta quarta (2) às 20h em Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu. E em Ponta Grossa no dia 3 às 10h. Mobilize-se e compareça!

Atenção jornalistas do Paraná: estamos entrando num momento de decisão da nossa campanha salarial. Os patrões se comprometeram a nos dar uma resposta nessa quarta-feira, dia 2 de fevereiro. À noite acontecerá a Assembleia Geral Extraordinária para analisar a resposta dos empregadores. É hora de avaliarmos e demonstrar que estamos mobilizados não apenas nas redações, vestindo roxo e preto. É preciso que haja respeito para com os Jornalistas pois todas as categorias têm recebido aumento real e a economia viveu um momento de crescimento ímpar em 2010. Mobilize-se em legítima defesa!
Compareça à Assembleia do dia 02 de fevereiro, às 20h. Em Curitiba, acontecerá no auditório do Sindijor-PR. Em Cascavel, será na Rua Paraná, 3498 – Centro (Estúdio F5). Em Foz do Iguaçu, está agendado para a Rua Rui Barbosa, 1032 – Sala 50, no Shopping Mercosul. Em Ponta Grossa, a Assembleia vai acontecer na quinta-feira, dia 03, às 10h. O local é a sede do Sindicato dos Metalúrgicos, Rua Rui Barbosa, 131 – Centro.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Sindijor continua com inscrições abertas para o Sangue Novo


O Sindijor continua a receber, até o dia 19 de fevereiro, inscrições para o 16.º Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com apoio do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná. A premiação é uma forma de reconhecer a produção de acadêmicos de graduação em Jornalismo no Estado. Em disputa 18 categorias: Telejornal Laboratório, Reportagem para Televisão, Reportagem para Rádio, Reportagem Impressa, Radiojornal Laboratório, Projeto/Produto Jornalístico Livre, Projeto Jornalístico para Internet, Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa, Projeto em Telejornalismo, Projeto em Radiojornalismo, Projeto em Jornalismo Impresso, Monografia, Livro Reportagem, Jornal Laboratório On-Line, Jornal Laboratório, Fotojornalismo e Videodocumentário, além da categoria especial de Relevância Social.
Podem se inscrever trabalhos apresentados no ano de 2010. Atenção: partir desta edição o Sindijor vai formar um banco de trabalhos acadêmicos com os trabalhos inscritos no Sangue Novo. Para isso, vai ser exigido que os participantes incluam uma versão em DVD do trabalho apresentado. Os links para ficha de inscrição e o regulamento estão na página do Sindicato (www.sindijorpr.org.br).

Ingressos para festa do Mazza na sede do Sindijor-PR


Continua à venda, na sede do Sindicato, o convite para a festa que irá comemorar os 80 anos do jornalista Luiz Geraldo Mazza, comentarista da CBN e colunista da Folha de Londrina. A festa será no dia 10 de fevereiro, e está marcada para acontecer na Sociedade Garibaldi. Amigos e admiradores preparam uma festa de comemoração e o Sindicato dos Jornalistas está apoiando a iniciativa, sendo o ponto oficial de venda do convite por adesão. Se você tem interesse em participar, venha até a Rua José Loureiro, 211 – Centro, e adquira seu convite ao preço de R$ 50 a unidade. Participe!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Assembleia muda de data, de terça para quarta-feira (2). Mobilize-se e compareça!

Atenção, jornalistas do Paraná: o Sindicato dos Jornalistas está alterando para a noite do dia 2 de fevereiro a Assembleia convocada anteriormente para acontecer no dia 1º de fevereiro. A mudança é para que possamos avaliar a resposta que os sindicatos patronais prometeram dar à categoria. É hora de avaliarmos a resposta e demonstrar que estamos mobilizados não apenas nas redações, vestindo roxo e preto. Jornalista: mobilize-se em legítima defesa! Compareça à Assembleia do dia 2 de fevereiro, às 20h, no auditório do Sindijor-PR.

RTVE demite 8 jornalistas; Sindijor repudia e vê palavra descumprida

O compromisso assumido pelo secretário de Cultura do Paraná, Paulino Viapianna, em reunião realizada com uma comissão de jornalistas da Rádio e Televisão Educativa do Paraná, no último dia 20 de dezembro, durou pouco mais de um mês.

Ontem (27), foram demitidos oito jornalistas da emissora estatal. Cinco deles contratados através da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura (Funpar), dois comissionados e um que recebia por cachê.

Apesar de empenhar palavra de que não haveria demissões no curto prazo e argumentar que seriam promovidas alterações apenas de caráter editorial no jornalismo da TV, o que se confirmou por meio do presidente da emissora, Paulo Vittola, indicado por Viapianna, foi uma série de demissões arbitrárias.

O compromisso não foi cumprido. Será esse o "novo Paraná" de Beto Richa? O Sindijor repudia toda e qualquer demissão, um ato de violência. Esse não é o procedimento democrático que se espera de uma administração pública transparente.

O Sindicato vai lutar pela realização imediata de um concurso público para contratação de jornalistas, seleção que não ocorre no Paraná desde 1984. Outra obrigação do atual governo é respeitar as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e instituir um Conselho para debater publicamente a programação e a gestão da TV e da Rádio Educativa.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sindijor convoca para assembleia na terça (1º) às 20 horas. Mobilize-se!

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná vai realizar na noite da próxima terça-feira, dia 1.º de fevereiro, a partir das 20h, uma nova sessão de Assembleia Geral Extraordinária (a qual encontra-se em caráter de permanente desde 30 de setembro), como forma de analisar o momento da campanha salarial 2010-2011. Assembléias simultâneas deverão ocorrer nas subsedes de Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ação do Sindijor expõe precarização do salário do jornalista



Numa ação inédita e organizada com o apoio do Paraná Clube e da Torcida Organizada Fúria Independente, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná fez ecoar, a todos os paranaenses que assistiram ao clássico do último domingo (23), entre Paraná Clube e Coritiba, uma mensagem clara. Numa faixa, pendurada no alambrado, estava escrito: "Jornalista ganha mal". Os milhares de torcedores que estiveram presentes no estádio Durival de Britto e Silva, além dos que assistiram à partida pela TV, compreenderam que nossa categoria é mal remunerada. A manifestação faz parte da estratégia de tornar público à população o fato de que os jornalistas do Paraná não recebem aumento real há 14 anos. A repercussão do ato nas redes sociais foi significativa. O Sindijor agradece a todos os companheiros que ajudaram a repercutir mais essa ação da campanha. Confira fotos no Flickr do Sindijor: http://www.flickr.com/sindijor.

sábado, 22 de janeiro de 2011