segunda-feira, 28 de março de 2011

Sindijor e Arfoc entregam donativos no Litoral - Fotos de Irany Carlos Magno





Rasmie Iskandar

O Sindijor e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc) fizeram no sábado a entrega dos donativos dos jornalistas arrecadados nas últimas semanas às vítimas das enchentes do Litoral do Estado. Ao todo foram 15 caixas, com roupas, calçados e cobertores, entregues à Defesa Civil em Morretes. Apesar da grande mobilização de solidariedade, persistem sérios problemas na região, com pessoas desabrigadas ou em recuperação de suas casas, o acesso limitado por conta da queda de pontes e a necessidade de mais doações. Embora haja agora quantidade suficiente de roupas e água, a população do Litoral ainda precisa de colchões em bom estado e material de higiene e limpeza. Jornalista, continue esta corrente e envie colchões e materiais de limpeza diretamente para a Defesa Civil.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Churrasco do Dia do Jornalista, no dia 9 de abril

O Sindijor promoverá no dia 9 de abril (um sábado), na Chácara do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindijus, mapa), o tradicional Churrasco do Dia do Jornalista, repleto de atrações e gratuito para toda a categoria, inclusive para não filiados e estudantes pré-sindicalizados. É um grande momento para descontrair junto com a família, colegas e amigos, relaxando do stress do dia-a-dia. Sem custo para jornalistas, o churrasco também será gratuito para filhos e cônjuges de profissionais. Para demais convidados, o valor do ingresso é de R$ 5,00.

O encontro servirá para a regularização de débitos de sindicalizados e atualização cadastral. Também será o momento de quem está com a carteira de jornalista vencida renovar o documento. Para isso, é preciso trazer uma foto 3x4 e uma cópia página da Carteira de Trabalho em que conste o registro profissional e informar a data da colação de grau em Jornalismo. No encontro, haverá arrecadação de água, roupas e materiais de limpeza para os desabrigados e desalojados pelas chuvas do Litoral paranaense.

A comemoração começa às 9h, com a final do Torneio de Futsal do Sindijor, e se seguirá com o churrasco da costela fogo de chão, bebidas, brincadeiras para as crianças e sorteio de brindes. O evento conta com o patrocínio do Sistema Ocepar, Unimed Paraná, Mongeral Aegon, Petros/FenajPrev, Spaipa e Monsenhor Flat. Quem quiser participar do Churrasco deverá enviar antecipadamente e-mail com o assunto "Churrasco" para o endereço gerencia@sindijorpr.org.br informando o nome e número de registro profissional, ou telefonar para (41) 3224-9296.


quinta-feira, 24 de março de 2011

Encontro Paranaense do Direito à Comunicação

Democratizar as comunicações é democratizar o Brasil. Vamos construir a mídia que queremos!

A Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR), a fim de fortalecer o movimento pelo direito à comunicação entre comunicadores, entidades e movimentos sociais, estudantes e a população do estado como um todo, realiza no próximo dia 2 de abril (sábado) o Encontro Paranaense do Direito à Comunicação.

O objetivo do evento é rearticular os atores envolvidos na pauta, analisar o cenário político nacional e estadual, fazer o planejamento das ações prioritárias para 2011 e discutir a unidade do movimento no Paraná, tendo em vista os grandes desafios da área no próximo período, como a construção do novo Marco Regulatório das Comunicações e a implementação das resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

O encontro, aberto ao público, acontece a partir das 9h no auditório da APP Sindicato, em Curitiba, na Rua Voluntários da Pátria, 475, 14º andar, Edifício Asa. A programação será divulgada em breve. Mais informações pelos telefones (41) 9685-6422 (Douglas) ou (41) 9993-0488 (Rachel).

Contamos com sua presença! Mobilize suas redes e contatos! Participe e divulgue!

terça-feira, 22 de março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dez times e goleadas na estreia do Torneio de Futsal do Sindijor

Dez times e goleadas na estreia do Torneio de Futsal do Sindijor

Oito times no masculino e dois no feminino estão disputando o Torneio de Futsal do Sindijor, que teve neste domingo sua primeira rodada. No masculino, a partida com o maior número de gols foi entre Jornal do Estado contra Bandoleiros, que terminou em 16 x 1, para o time do Centro Cívico. A equipe da Gazeta do Povo também goleou os colegas da GRPCom por 10 x 3. O Aquecimento venceu a equipe da UFPR (2 x 1) e o Ex-tadinho passou pela CBN por 5 x 4. O artilheiro no masculino foi Franklin Freitas, do Jornal do Estado, com cinco gols, seguido de Adriano Rattmann (Gazeta do Povo), Filipi Oliveira (CBN) e Jairo da Silva Jr. (Jornal do Estado), com 4 gols cada. No feminino, vitória do Time Branco sobre o Verde por 5 x 3, com destaque para os três gols de Juliana Fontes. Haverá ainda duas rodadas, nos próximos domingos, no Ribamar Sports, (Rua Professor Fábio de Souza, 1697), no Santa Quitéria, antes da grande final no dia 9 de abril, no Churrasco do Dia do Jornalista, na Chácara do Sindijus.

Jornalistas de Foz do Iguaçu sob ameaça de represálias

O Sindijor repudia as tentativas de intimidação articuladas contra os jornalistas Ali Farhat e Yassine Hijazi, editores do site bilíngue árabe-português A Fronteira/Al Hudud, de Foz do Iguaçu. Após a publicação de uma matéria no site sobre a qualidade das escolas árabes na região da Tríplice Fronteira, um grupo de empresários – entre os quais alguns que teriam interesse nestas escolas – teria se reunido numa chácara da região, na qual um dos presentes sugeriu que se fizessem represálias aos profissionais. Este empresário teria cogitado “mandar uma horda de bandidos para ‘educar’” Farhat e Hijazi, numa sugestão de ameaça física aos jornalistas, seja no Brasil ou no Paraguai, onde ambos também são comerciantes. A ameaça foi ouvida por um conhecido de Farhat presente ao encontro, que relatou o caso ao jornalista. Farhat disse ao Sindijor que procuraria a Polícia Federal para denunciar o suposto plano de represália. A situação descrita é inconcebível: ameaça a profissionais da imprensa como retaliação ao seu trabalho, como se não houvesse espaço na sociedade democrática para o adequado confronto de ideias e informações. O Sindijor, atento ao fato, repudia a articulação de represália aos profissionais e presta solidariedade aos jornalistas Farhat e Hijazi.

terça-feira, 15 de março de 2011

Torneio de Futsal do Sindijor: inscrições até sexta-feira, 18h

Também inscrições individuais: quem não possui time pode informar o Sindijor

As inscrições para o Torneio de Futsal do Sindijor 2011 estão abertas até as 18h desta sexta-feira (18). Destinada exclusivamente a jornalistas, a disputa, que conta com torneio feminino, tem sua primeira fase nos domingos dias 20 e 27 de março e 3 de abril, no Ribamar Sports (Rua Professor Fábio de Souza, 1697), no Portão, em Curitiba. As finais serão no dia 9 de abril, sábado, na Chácara do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindijus, mapa), antes do Churrasco do Dia do Jornalista. As equipes podem ser montadas com profissionais de diferentes redações e registrar até 12 jogadores cada. Quem não possuir time pode enviar seu nome ao Sindijor para integrar uma equipe com outros jornalistas nesta condição. A inscrição pode ser feita diretamente no Sindijor ou com os diretores Roger Pereira e Gustavo Vidal. O valor da inscrição é de R$ 150,00 por equipe e é necessário apresentar carteira da Fenaj ou carteira de identidade com registro de jornalista de cada um dos integrantes. Para o time vencedor, será concedido troféu e para os três primeiros serão dadas medalhas. O arbitral está previsto para as 19h de sexta-feira, com representantes de cada um dos times, para definição de regulamento e tabela de jogos.

Sindicato dos Jornalistas arrecada roupas e água para população do Litoral

O Sindijor está arrecadando roupas e água para os desabrigados pelas chuvas no Litoral do Estado. Quem quiser participar desta ação de solidariedade pode trazer à sede do Sindicato (Rua José Loureiro, 211) roupas usadas ou novas e embalagens de água mineral de qualquer volume. O Sindijor ficará encarregado de distribuir as doações, via Defesa Civil, para a população atingida.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Outdoor de campanha em Castro

Se é verdade que #JornalistaGanhaMal, também é certo que há amigos que nos ajudam. É o caso da empresa Infok, que patrocinou um outdoor com o mote de campanha - "Nossa dor não sai no jornal - em Castro, em frente ao Supermercado Dal Santos, numa movimentada rua da cidade. Foto de Bárbara Tostes.