segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nota de repúdio: atentado à RPC TV Maringá

A Federação Nacional dos Jornalistas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná vêm a público expressar perplexidade e repúdio ao ato criminoso perpetrado contra a sede da RPC TV de Maringá (antiga TV Cultura) na madrugada desta segunda-feira. A imprensa do Estado foi novamente agredida quando, por volta da 1h20 de hoje, dois criminosos em uma moto dispararam 15 vezes contra a sede da emissora. O atentado – covarde e potencialmente mortífero – reflete a situação por que passam os jornalistas e a imprensa no Paraná e no Brasil: desrespeito, intimidação e restrição à autonomia de trabalho. No ano passado, em meio à divulgação do escândalo dos Diários Secretos na Assembleia Legislativa, um ato ameaçador foi praticado contra a mesma RPC, em Curitiba, quando um artefato explosivo foi lançado contra a sede da emissora. Na última quinta-feira, numa agressão absurda, em razão da atividade profissional, a jornalista Cristiane Fortes, de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, conhecida pelo trabalho de denúncia à frente de seu jornal, Metropolitan’s Notícias, foi espancada por um assessor da prefeitura local. O espaço de liberdade, informação plural e livre e de ampla independência para o trabalho da imprensa, realidade pela qual todos ansiamos, parece ainda estar longe de se consolidar no Brasil. Com efeito, a liberdade de imprensa é atacada e corre sérios riscos no país. Apenas em 2010, segundo a Fenaj, foram 43 jornalistas agredidos ou mortos no exercício ou em função dele, o que demonstra que a atividade da imprensa no país ainda incomoda diversos setores que, incapazes de conviver com a diversidade de visões numa sociedade democrática, atribuem a si mesmos o direito de censurar a imprensa por meio de ameaças, agressões, coações e chantagens a jornalistas. Não pode haver imprensa livre se estes setores não perceberem, sob o rigor da lei, que tais condutas são inadmissíveis. Assim, cabe aos Sindicatos dos Jornalistas e à Fenaj cobrar das autoridades a rigorosa apuração das responsabilidades por estes atos e a punição exemplar daqueles que tentam restringir o trabalho da imprensa livre. Solidários aos trabalhadores da RPC TV e à empresa, vamos lutar para que o atentado em Maringá – assim como as demais agressões à imprensa – não fique impune.

Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Solidariedade à Jornalista Cristiane Fortes. Cobrança às autoridades

Adir Nasser Junior




















Márcio Rodrigues *


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná se solidariza com a Jornalista Cristiane Fortes, a qual, na manhã dessa quinta-feira, dia 25 de agosto de 2011, foi covardemente agredida nas dependências da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, município que fica à Leste de Curitiba, e compõe a Região Metropolitana da Capital paranaense. Dentro da prefeitura, Cristiane levou um soco no rosto e sofreu cinco pontos internos e dois externos, no lado esquerdo da boca, além de ter suspeita de fratura no nariz. O autor do fato foi o assessor de planejamento da Prefeitura, Frederico Bernardi.

Cristiane estaria no local para cobrar a veracidade das informações publicadas no jornal Agora Paraná, em matéria publicada na edição de ontem, na qual é acusada de agir por interesse político do grupo ao qual pertence. A fonte é o promotor público do município de Quatro Barras, Octacílio Sacerdote Filho, o entrevistado ainda insinua que ela agiria como achacadora – embora não seja claro, leva a crer que Cristiane teria esse procedimento. As denúncias teriam sido formuladas por Bernardi – o que não se comprovou até o momento.

A Prefeitura soltou uma nota oficial na qual acusa Cristiane de ter “invadido salas e agredido funcionários”. Por mais que isso realmente se configure como verdadeiro, nada justifica a atitude de Bernardi. Como agente público, ele deveria ter uma postura diametralmente oposta à comprovada por exame de corpo de delito, realizado no meio da tarde de ontem por Cristiane, no Instituto Médico Legal de Curitiba, o qual comprovou as agressões.

O Sindicato dos Jornalistas, como órgão de defesa dos interesses morais e materiais da categoria no Paraná, vem a público colocar alguns questionamentos no caso e posicionar-se ao lado da jornalista:

1) Como um promotor pode utilizar o espaço público (o jornal Agora Paraná é órgão oficial da Prefeitura) para fazer acusações, ao invés de utilizar os instrumentos legais que tem a sua disposição para investigar, constituir provas e oferecer denúncia?

2) Por qual razão os funcionários agredidos por Cristiane não foram denunciá-la no Distrito Policial da cidade?

3) Em que momento o autor da agressão física parou os ataques?

4) Por que as denúncias feitas por Cristiane Fortes ao promotor público de Quatro Barras, que variam de prevaricação a malversação de recursos públicos passando ainda por nepotismo, não saem do papel, muito embora ela as construa com provas documentais?

5) E, não menos importante: seria o exercício do jornalismo investigativo, capaz de denunciar desmandos motivo suficiente para uma agressão física contra os profissionais?

O jornalismo e os jornalistas continuam sendo vítimas da violência e que ainda há muito para avançar na construção de uma imprensa livre, democrática e regulamentada em bases democráticas.

Nesse sentido, Cristiane se coloca como uma das vítimas dessa brutal realidade, e entrará para as estatísticas de 2011 no relatório feito pela Federação Nacional dos Jornalistas, o qual computa dos casos de ataques a jornalistas no Brasil. Somente em 2010, foram 43 jornalistas agredidos ou mortos no exercício ou em função dele.

Contudo, o caso não será um mero número. O Sindicato dos Jornalistas estará ao lado da profissional Cristiane Fortes, e vai exigir das autoridades do Paraná que respondam de maneira exemplar na punição dos envolvidos nesse crime contra a categoria, o qual estimula ainda mais violência e inibe o jornalismo praticado em nome do interesse público.

O trabalho dos jornalistas no Brasil ainda incomoda muitos setores que, incapacitados de conviver com a democracia, julgam-se no direito de bater, prender, insultar e, em alguns casos, até matar. Tentativas de intimidação por ameaças, detenção e atentados. O poder público não só mostra-se incapaz de cumprir seu papel de punir os responsáveis pelas agressões, como, em muitos casos, é agente dessas violências que acontecem na maioria dos estados brasileiros.


* Márcio Rodrigues é presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PEC do Diploma deve ser votada na Câmara ainda este ano

A vice-presidente da Fenaj, Maria José Braga, o 1º Secretário, Antônio Paulo Santos;
o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) recebidos pelo presidente da Câmara,
Marco Maia (PT-RS) para discutir a votação da PEC 386/2009. Crédito: Rodolfo Stuckert


A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09, que restabelece a exigência de diploma de jornalismo para o exercício profissional, pode ser votada em outubro ou novembro deste ano, meses em que a Câmara dos Deputados votará matérias constitucionais. A informação foi dada hoje pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS) em audiência concedida à Fenaj.

Segundo Marco Maia, os trabalhos dos deputados, neste segundo semestre, serão difíceis, mas, em dois momentos deverão ser votadas as propostas de emendas constitucionais. Para a PEC do Diploma entrar em votação, explicou, deve estar entre as prioridades negociadas com os lideres partidários. O presidente da Câmara reafirmou seu apoio pessoal à proposta e lembrou que os empresários da mídia têm atuação muito forte dentro do Congresso Nacional. Por isso, sugeriu à vice-presidente da Fenaj, Maria José Braga, e ao primeiro-secretário, Antônio Paulo Santos, a intensificação das mobilizações em favor da votação da emenda à Constituição.

O autor da PEC dos Jornalistas, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), também participou da audiência no gabinete da Presidência da Câmara. Segundo ele, existem interesses na não aprovação da proposta. Mas, acredita que uma ampla pressão dos jornalistas e estudantes de Jornalismo sobre os deputados de seus respectivos Estados vai garantir a aprovação. Pimenta já apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara pedindo a inclusão imediata da PEC 386 na pauta de votação no plenário, pois, a matéria já foi aprovada, em 2010, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão Especial criada para analisar a proposta de emenda constitucional.

O deputado gaúcho está colhendo assinaturas no requerimento para mostrar que a maioria dos deputados concorda com a volta da exigência do diploma. “As assinaturas ajudam o presidente na negociação com os líderes”, disse Paulo Pimenta.

A lista dos deputados que já se declararam apoio ao diploma de jornalista está disponível no site do deputado (www.paulopimenta.com.br). Cada parlamentar pode manifestar sua adesão ao requerimento por telefone, e-mail ou pessoalmente junto ao gabinete de Paulo Pimenta. O autor da PEC dos Jornalistas acredita que a adesão de 350 deputados federais ao requerimento dará força política para convencer os líderes dos partidos a por a PEC 386/2009 na pauta de votação. No levantamento feito por Pimenta, 57 deputados federais de 18 Estados e do Distrito Federal já manifestaram apoio à proposta. Ainda faltam 293 assinaturas.

Fenaj intensifica mobilização

Os dirigentes que representaram a Fenaj, na audiência, garantiram aos deputados que a categoria, por meio de seus 31 sindicatos, vai intensificar a mobilização junto aos deputados federais para que assinem o requerimento e também para que componham a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma.

==========================================

Veja a lista dos deputados que já manifestaram apoio à PEC dos Jornalistas

Alagoas:

Maurício Quintela Lessa (PR-AL)

Givaldo Carimbão (PSB-AL)

Amazonas:

Rebeca Garcia (PP-AM)

Henrique Oliveira (PR-AM)

Bahia:

Emiliano José (PT-BA)

Rui Costa (PT-BA)

Amauri Teixeira (PT-BA)

Oziel Oliveira (PDT-BA)

Ceará:

José Guimarães (PT-CE)

Chico Lopes (PCdoB- CE)

Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE)

Gorete Pereira (PR-CE)

Edson Silva (PSB-CE)

Eudes Xavier (PT-CE)

Distrito Federal

Erika Kokay (PT-DF)

Espírito Santo

Paulo Foletto (PSB-ES)

Goiás

Valdivino Oliveira (PSDB-GO)

Maranhão

Ribamar Alves (PSB-MA)

Mato Grosso

Valtenir Pereira (PSB-MT)

Mato Grosso do Sul

Antônio Carlos Biffi (PT-MS)

Minas Gerais

Miguel Corrêa (PT-MG)

Carlaile Pedrosa (PSDB-MG)

Antônio Andrade (PMDB-MG)

Aelton Freitas (PR-MG)

Paulo Abi-Acker (PSDB-MG)

Geraldo Thadeu (PPS-MG)

Zé Silva (PDT-MG)

Paraíba

Efraim Filho (DEM-PB)

Damião Feliciano (PDT-PB)

Paraná

Nelson Meurer (PP-PR)

Eduardo Sciarra (DEM-PR)

Ratinho Jr (PSC-PR)

André Vargas (PT-PR)

Pernambuco

Raul Henry (PMDB-PE)

Fernando Ferro (PT-PE)

Rio de Janeiro

Benedita da Silva (PT-RJ)

Chico D´angelo (PT-RJ)

Nelson Bornier (PMDB-RJ)

Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

Washington Reis (PMDB-RJ)

Filipe Pereira (PSC-RJ)

Rio Grande do Sul

Paulo Pimenta (PT-RS)

Pepe Vargas (PT-RS)

Fernando Marroni (PT-RS)

Assis Melo (PCdoB-RS)

Afonso Hamm (PP-RS)

José Stédile (PSB-RS)

Luiz Noé (PSB-RS)

Vilson Covatti (PP-RS)

José Otávio Germano (PP-RS)

Manuela D´ávila (PCdoB-RS)

Roraima

Paulo César (DEM-RR)

Édio Lopes (PMDB-RR)

Santa Catarina

Onofre Santo (DEM-SC)

São Paulo

Alexandre Leite (DEM-SP)

Antônio Bulhões (PRB-SP)

Aline Corrêa (PP-SP)

Estados que ainda não receberam apoio dos deputados federais à PEC dos Jornalistas

Acre

Amapá

Pará

Piauí

Rio Grande do Norte

Rondônia

Sergipe

Tocantins

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jornalista, participe da pesquisa do Sindijor sobre realidade e futuro dos profissionais


O Sindijor está traçando um perfil dos jornalistas paranaenses e, para isso, está consultado os trabalhadores por meio de um questionário. A pesquisa, feita em parceria com o Centro Paranaense de Tecnologias Sociais (CRTS/PR), Núcleo de Estudos do Instituto Paranaense da Juventude (IPJ), é integrada por 12 questões, algumas fechadas, outras abertas, sobre a realidade e as aspirações dos jornalistas do Estado. Em nome do interesse dos jornalistas, o Sindijor pede ampla participação da categoria neste trabalho, a fim de que a entidade possa pautar suas ações em sintonia com o que pensa a base. Acesse o formulário aqui.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Divulgada a programação da I Semana de Tecnologia Social - 15 a 19 de agosto

Divulgada a programação da I Semana de Tecnologia Social - 15 a 19 de agosto

Dia 15.08 – 20h
ABERTURA - PAINEL Afinal de contas, o que é Tecnologia Social?
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
PROFº DR. RENATO DAGNINO - pesquisador do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências da Unicamp. Uma das principais referências sobre Tecnologia Social na academia brasileira.
FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL - Gerência de Articulações, Parcerias e Tecnologia Social.
TS RÁDIO PELA EDUCAÇÃO, César Souza, da equipe de coordenação – Atividade ganhadora do Prêmio Fundação Banco do Brasil 2009, na Região Norte.
TS ADOLESCENTES PROTAGONISTAS, Marcia Acioli, do Inesc – O Instituto de Estudos Socioeconômicos também foi vencedor do Prêmio FBB em 2009, com uma Tecnologia Social que integrou os jovens nas suas comunidades.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Campus Juvevê da UFPR (Av. Bom Jesus, 650) – Sede do Departamento de Comunicação Social, TV UFPR e Imprensa Universitária. Com estacionamento próprio.


Dia 16.08 - 14h
EDUCOMUNICAÇÃO - DEBATE TEMÁTICO Educomunicação, do reforço escolar ao empoderamento das comunidades
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
TS RÁDIO PELA EDUCAÇÃO, César Souza, da equipe de coordenação – Atividade ganhadora do Prêmio Fundação Banco do Brasil 2009, na Região Norte.
TS ADOLESCENTES PROTAGONISTAS, Marcia Acioli, do Inesc – O Instituto de Estudos Socioeconômicos também foi vencedor do Prêmio FBB em 2009, com uma Tecnologia Social que integrou os jovens nas suas comunidades.
+ PROJETOS DESENVOLVIDOS EM CURITIBA (livre participação)
LOCAL: Auditório da Casa do Jornalista, sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Rua José Loureiro, 211 – Centro).

Dia 16.08 - 19h30
EDUCAÇÃO - PAINEL Educação e Tecnologia Social: ciência vivida na prática
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
ESCOLA MUNICIPAL PROF. FAUZE FILHO, de CAMPO GRANDE (MS): Iniciativa vencedora da etapa regional do Prêmio Finep de Inovação em 2010, na categoria Tecnologia Social, com o projeto “Amigos da Cidadania – Cultura e Meio Ambiente”. Participarão Aparecida Cristina Campello Curado Piccolo, coordenadora geral do projeto; Tânia Gomes, diretora da escola; Claudia Rocha de Lara, professora que desenvolve trabalho com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Ana Maria de Almeida, professora e orientadora nas práticas de utilização das TICs em interação com a comunidade de entorno (diagnósticos e pesquisas); Laurizete Nicolau, arte educadora do projeto; Maria Neci Ferreira Rocha, diretora de Ciencia e Tecnologia da SEDESC-PMCG.
COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI, de Curitiba (PR): Ações pioneiras na integração do Curso Integrado de Meio Ambiente às práticas agroecológicas e disseminação deste conhecimento no entorno do colégio. Participarão Célia Luzzi, diretora do colégio; professor Dílson Battistella, do projeto Laboratório Itinerante do Conhecimento; professora Claudemira Lopes, do projeto de Etnobotânica.
REVISTA FORUM/FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL – PRÊMIO APRENDER E ENSINAR TECNOLOGIA SOCIAL - Jornalista RENATO ROVAI - A confirmar. Esta nova premiação da FBB premia professores de todo o Brasil que tenham utilizado Tecnologia Social para melhorar o ensino nas suas instituições.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Colégio Estadual Paulo Leminski (Av. Cel Augusto Almeida Garret, 135 - Tarumã).

Dia 17.08 - 08h30
FINANCIAMENTO - PAINEL Fomento à pesquisa aplicada e projetos em Tecnologia Social
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
FINEP – DANIEL CARVALHO – A empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), mantém editais para a realização de projetos continuamente. Daniel Carvalho explicará o funcionamento da Área de Tecnologias para o Desenvolvimento Social (ADTS), onde parte destes documentos são elaborados.
FUNTEC do BNDES – A confirmar.
SECIS/MCT – Secretaria da Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis). A confirmar.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL

Dia 17.08 - 14h
OFICINA Indicadores sociais para políticas públicas, projetos de pesquisa e de transformação social
Exposição sobre o uso de bancos de dados para a elaboração de projetos, como os disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Orbis – Indicadores de Sustentabilidade. INSCRIÇÃO SOMENTE PELO ENDEREÇO ELETRÔNICO WWW.CRTS.ORG.BR. Como o número de participantes é limitado, terão preferência as pessoas não-residentes em Curitiba, pois esta oficina será ofertada mais vezes para quem reside na capital. Interessados terão a participação confirmada, por email ou telefone, na segunda-feira, dia 15/08.

Dia 17.08 - 19h30
INDICADORES SOCIAIS - PAINEL Indicadores sociais fazem a diferença antes, durante e depois na gestão pública e de projetos
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
IBGE/PR – LUÍS ALCEU PAGANOTTO e HÉLIO HIGA – Responsáveis pela Supervisão de Disseminação de Informações do IBGE/PR, que há mais de uma década tem dado suporte na elaboração de políticas públicas, pesquisas e reportagens jornalísticas em todo o Paraná.
IPARDES - LOUISE RONCONI DE NAZARENO – Ela é socióloga e integra o Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), órgão de apoio à administração pública mantido pelo governo do Paraná.
ORBIS – Indicadores de Sustentabilidade – Equipe responsável pelo acompanhamento dos indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), elaborados pela Organizações das Nações Unidas (ONU). O escritório de Curitiba monitora as 5.565 cidades brasileiras. Iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) e do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD).
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Campus Juvevê da UFPR (Av. Bom Jesus, 650) – Sede do Departamento de Comunicação Social, TV UFPR e Imprensa Universitária. Com estacionamento próprio.

Dia 18.08 - 08h
CASOS DE SUCESSO - PAINEL Executivo, Legislativo, Academia e Terceiro Setor: boas práticas e casos de sucesso
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ANÁPOLIS (GO), FABRÍZIO RIBEIRO – O órgão municipal criou um centro de referência, onde capacita e reaplica Tecnologia Social; um centro de recondicionamento de computadores, para as políticas de inclusão digital; e tornou-se uma referência para as políticas públicas do poder municipal.
PROJETO DE LEI PARA PROGRAMA DE FOMENTO À TECNOLOGIA SOCIAL EM MINAS GERAIS – DEPUTADO ESTADUAL ALMIR PARACA – A iniciativa do deputado inclui na lei de inovação científica de Minas Gerais o debate sobre tecnologias sociais, estipulando formas de financiamento e criando um cadastro estadual de entidades que atuam no desenvolvimento e reaplicação de Tecnologia Social.
LOGÍSTICA REVERSA – VEREADORA JULIETA REIS – A cidade de Curitiba, antes da aprovação no Congresso Nacional, já criou legislação própria e estipulou regras para o descarte final de resíduos especiais, como o lixo tecnológico, implantando como norma a logística reversa (quem produz e comercializa precisa destinar adequadamente os equipamentos obsoletos). A vereadora é co-autora da proposta, junto dos vereadores João do Suco e João Claudio Derosso.
UBERABA DIGITAL – REDE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA – Projeto de animação de redes apoiado pela FIEP, mediante convênio com a Associação Comercial e Industrial do Uberaba (bairro de Curitiba), promoveu a criação de uma zona livre para acesso à internet wi-fi, com mais de 700 usuários registrados. O projeto integra uma rede de Cidades Digitais identificadas pela iniciativa no Paraná.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Mercado Municipal de Orgânicos (Rua da Paz, ao lado do Mercado Municipal. Perto da Rodoferroviária).


Dia 18.08 - 19h30
ENCERRAMENTO - PAINEL Tecnologias Sociais no Paraná: conhecer para reaplicar
A atividade de encerramento do evento foi pensada como um desfile de Tecnologia Social. Até 24 iniciativas paranaenses serão apresentadas para um público de autoridades, formadores de opinião, desenvolvedores de projetos sociais e curiosos. Ao final, será aberta a consulta pública para a elaboração dos programas estadual e municipais de apoio à Tecnologia Social, com entrega simbólica de documento do Fórum PR de Tecnologia Social ao governo do Paraná e prefeituras presentes.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Colégio Estadual Paulo Leminski (Av. Cel Augusto Almeida Garret, 135 - Tarumã).

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Convenção Coletiva dos jornalistas depositada na SRTE

A Convenção Coletiva de Trabalho dos jornalistas, com data retroativa a 1º de outubro de 2010, está assinada e depositada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em Curitiba. Nela está determinado o reajuste salarial de 5% (inflação de 4,68% mais aumento real de 0,32%), que eleva o piso da categoria a R$ 2.151,56, desde 1º de outubro de 2010. Mantém-se o anuênio de 1% e os adicionais para cargos de chefia. Editores e pauteiros, com adicional de 30%, têm de receber pelo menos R$ 2.797,03; já os editores-chefes e chefes de setor e reportagem têm remuneração mínima de R$ 3.227,34, em razão do adicional de 50% (tabela de freelas aqui). Também está firmada, na cláusula 29ª, a obrigação das empresas aderirem ao Programa Empresa Cidadã, para garantir a licença maternidade de 180 dias. Jornalistas que se desligaram (foram demitidos ou pediram desligamento) desde 1º de outubro de 2010 e que não tiveram o reajuste considerado em suas verbas rescisórias precisam fazer um termo complementar de rescisão. Para isso têm de procurar as empresas para que programem um horário no Sindijor ou na sede do Ministério do Trabalho e Emprego para fazer a rescisão complementar e paguem a diferença. Também está previsto o débito em folha da reversão salarial, um desconto de 4% no salário dos jornalistas, dividido em duas parcelas de 2% (nos salários de julho e agosto), em favor do Sindijor. A reversão salarial é uma das maiores fontes de renda do Sindijor e serve para custear as despesas de campanha. Em que pese a importância deste recurso para a entidade, há a possibilidade de os jornalistas se eximirem do desconto: quem não desejar colaborar com o Sindicato tem o direito de se opor ao desconto até o dia 20 de agosto, por meio de carta dirigida ao Sindijor. Veja a convenção coletiva aqui.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sindijor solidário à jornalista Gisah Batista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná presta solidariedade à colega Gisah Batista, da RPC TV, vítima de injustificável e cruel ironia pública após a divulgação na internet nesta semana de uma entrada ao vivo no Paraná TV veiculada há cerca de um mês na qual aparece atendendo o celular para estabelecer contato com o link. A um só tempo, a jornalista da RPC TV foi vítima da falta de condições adequadas de trabalho e da intolerância aos erros (no caso, suposto) dos jornalistas em trabalho. Operando com uma unidade móvel que não conta com o “retorno”, Gisah estava sendo informada pelo celular de sua entrada ao vivo. No entanto, o aparelho sofreu uma interferência e a repórter teve de trabalhar “às escuras”, sem ter certeza sobre se estava ou não no ar. Imaginando que ainda não estivesse com o link sendo veiculado, atendeu ao telefone, supondo estar sendo chamada pela coordenação do link, como de fato estava. Internamente, a falha foi apontada como sendo da engenharia – e não da repórter, o que não impediu que, com a divulgação do vídeo na internet, surgissem ironias e boatos de que Gisah teria sido demitida, o que jamais foi cogitado pela emissora. “Por causa desta falha técnica fui tachada de incompetente, incapaz, mas estou com a consciência tranquila”, afirmou a jornalista, ainda surpresa com os boatos sobre demissão. Após a disseminação do vídeo no YouTube, nos blogs e twitter comentários maldosos e até agressivos foram a tônica, mas o que aborreceu Gisah foram as críticas veiculadas em sites jornalísticos, alguns dos quais nem procuraram informações detalhadas dela e da emissora. “Fiquei espantada com a forma como fui julgada sem se interessarem em saber o que realmente aconteceu”, disse a jornalista. Se é verdade que a RPC TV soube identificar a natureza da falha e eximir a jornalista de qualquer responsabilidade, é certo que a empresa não pode expor os jornalistas a condições de trabalho inadequadas, capazes de comprometer a qualidade do produto editorial e colocá-los em situações vexatórias. O “link cego” não foi mais usado pelos repórteres da RPC TV, também por insistência destes, que se recusaram a trabalhar com o equipamento. Que a RPC o aposente e permita que todos os jornalistas tenham condições adequadas de trabalho. À Gisah fica reiterada nossa solidariedade, pois poucos sabem os meandros do fazer jornalístico e os riscos a quem expõe a credibilidade todos os dias nos veículos de comunicação.

Plano FENAJprev : Estaremos em Curitiba entre os dias 15/08 e 19/08. AGENDE A SUA VISITA!!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sindijor entrega fraldas arrecadadas na campanha salarial

O Sindijor fez a entrega ontem (1º) das fraldas coletadas durante a campanha dos nove meses do preto e roxo de nove meses sem convenção coletiva à Associação Lar de Moisés, entidade sem fins lucrativos que atende e acolhe 20 crianças com idade entre 2 e 9 anos, em Curitiba. Jornalistas que participaram da campanha, a quem o Sindijor e Lar de Moisés são gratos, podem continuar doando, assim como quem quiser ingressar nesta corrente de solidariedade.