segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nota de falecimento: Dárcio Armando Barichello

Nesta segunda feira (31) o jornalista e advogado Dárcio Armando Barichello , 64 anos, foi vítima de câncer. O profissional trabalhou em diversas emissoras de Curitiba e atualmente estava na CWB TV. A cerimônia de cremação será realizada às oito horas da noite no cemitério Perpétuo Socorro, Rua Antônio Gitcoski, 1000, em Campo Largo.


Radionovela do Judiciário aborda crimes cometidos pela imprensa

“Imprensa que eu brigo” é uma radionovela produzida pela Rádio Justiça e volta a ser produzida este ano. Este trabalho conta a história de Sandra Fernandes e Wilton França, apresentadores de um noticiário semanal de rádio que tem como pauta principal, a cada edição, relembrar um erro cometido pela imprensa. O nome do projeto é “Justiça em Cena” e teve início em 2004. Retomado e reelaborado em 2007, o programa tem episódios semanais. Entre as edições anteriores estão, “O porteiro fantasma” que tratou da Lei do Inquilinato, “Quem procura acha” que abordou o uso de procuração, entre outros temas. O programa ganhou duas vezes o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria “Melhor Programa de Rádio”. A radionovela será exibida de segunda a sexta-feira pela Rádio Justiça de Brasília (104,7 FM). O áudio de todos os episódios esta disponível no site da emissora, vinculada ao Poder Judiciário.

Finalmente é aprovado projeto que dá mais transparência ao Estado

Diferente do que acontece em 90 países de todo o mundo, o Brasil possuía uma legislação que permitia aos governantes manter em sigilo eterno documentos públicos. Fatos históricos importantes, como a ditadura militar ou a longínqua Guerra do Paraguai (1864-1870), permanecem mal explicados em razão deste dispositivo. A espera por uma lei que desse transparência ao Estado acabou esta semana. O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei da Câmara 41, de 2010, também conhecido como “PL do acesso à informação pública”. A proposta também diminui os prazos para que o Estado disponibilize informações e estabelece os mecanismos para que a população possa requerê-las. Leia matéria na íntegra.

TVCom Maceió: 10 anos de existência

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR) parabeniza a TVCOM Maceió (TV Comunitária de Maceió) pelas 10 anos de existência. O Sindicato considera fundamental importância este espaço democrático para o jornalismo, com notícias voltadas à comunidade.

1º Encontro com Tecnologia e Contabilidade para Jornalistas

Com o tema “Pequenas e Médias Empresas na Era da Fiscalização Digital”, a EBS Sistemas promove (21 de novembro) evento voltado aos jornalistas, com foco na área tributária. O objetivo é ampliar os conhecimentos da imprensa sobre fiscalização digital e os impactos nas micro e pequenas empresas, além de entender os métodos de fiscalização, demonstrando a importância e a influência da mídia para o desenvolvimento dessas empresas. Inscrições gratuitas no e-mail: eventos@ebs.com.br (vagas limitadas). Mais informações aqui.

Atenção produtores independentes de TV

A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPI-TV) mobiliza produtores independentes no Sul do Brasil. Esse encontro faz parte do projeto ABPT-TV nos Estados e busca fortalecimento nas discussões sobre modelos de negócios e demandas de produção audiovisual fora do eixo Rio – São Paulo. O evento acontece dia 7 de novembro, em Porto Alegre, no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), serve como preliminar para a reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que chega à Porto Alegre entre os dias 8 e 10 de novembro - e tem a ABPI-TV como membro do Conselho Audiovisual da comissão. Aos interessados, acessem este link.

Prêmio Imprensa Embratel 2011 divulga finalistas

As comissões julgadoras do 13º Prêmio Imprensa Embratel, depois de avaliarem 1.402 trabalhos, de 1.964 jornalistas de todo o País, anunciaram as 51 reportagens finalistas que concorrem, em 17 diferentes categorias, a premiações que totalizam R$ 237.142,85 (em valores brutos). O Prêmio Imprensa 2011 bateu recorde no número de inscrições recebidas nesses 13 anos de sua existência, com aumento de 37% em relação ao Prêmio de 2010. Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de novembro, em cerimônia no Rio de Janeiro.

Confira a relação dos finalistas:

· Jornal e Revista:

- “O genocídio surreal dos Guarani-Kaiowá”, de Joana Moncau e Spensy Pimentel, da revista Caros Amigos (Especial).

- “Guerras desconhecidas do Brasil”, de Leonencio Nossa e Celso Júnior (Fotografia), do jornal O Estado de São Paulo (Caderno especial).

- “Terras estrangeiras”, de Lúcio Vaz, do jornal Correio Braziliense.

· Televisão:

- “Transamazônia: a estrada sem fim – especial 40 anos”, de André Tal, com Gustavo Costa e Cátia Mazin, da TV Record (Domingo Especular).

- “Sacrifício infantil: cultura indígena em conflito”, de Raul Dias Filho, com Cristiane Massuyama e Ricardo Andreoni, da TV Record (Domingo Espetacular).

- “Paracuru”, de Edney Silvestre, com William Torgano, Dennys Leutz, Adriana Caban, André Modenesi, Dimitri Caldeira, Fátima Baptista, André Riente, Teresa Cavalleiro, Renata Rodrigues e Ricardo Mendes, da TV Globo (Brasileiros).

· Investigativa:

- “Fronteiras escancaradas”, de César Tralli, com Pedro Mantoan e Fernando Ferro, da TV Globo (Jornal Nacional).

- “A máfia dos táxis no Rio de Janeiro”, de Francisco Regueira, com Larissa Bitencourt, da TV Globo (Fantástico).

- “Máfia dos pardais”, de Giovani Grizotti e Dalmir Pinto, com Thiago Ornaghi, Fillipi Nahar e Leandro Abbade, da RBSTV.

· Econômica

- “A nova ordem global”, de Vicente Nunes, Luciano Pires, Rosana Hessel, Vera Batista, Márcio Pacelli, Cristiane Bonfanti, Vânia Cristino, Liana Verdini, Sílvio Ribas, Gabriel Caprioli, Gustavo Henrique Braga, Victor Martins, Rosa Falcão, Fernando Braga, Mirella Falcão, Ricardo Allan, Jorge Freitas, do jornal Correio Braziliense.

- “Prato feito de histórias”, de Ana Paula Viana, do jornal Extra.

- “Acreditar (microcrédito)”, de Marcelo Canellas, com Lúcio Alves, Dennys Leutz, Adriana Caban, André Modenesi, Fátima Baptista, Dimitri Caldeira, André Riente, Ricardo Mendes, Ulisses Mendes e Teresa Cavalleiro, da TV Globo (Brasileiros).

· Responsabilidade sócio-ambiental

- “A miséria e a riqueza do lixo”, de Iracema Sales, Samira de Castro e Maristela Crispim, do jornal Diário do Nordeste.

- “SOS Guanabara”, de Diego Barreto, do jornal O Dia.

- “Produção irregular de carvão vegetal no sul do Piauí”, de José Raimundo, com Bárbara Bom Angelo, German Maldonado, Robel Sousa, Genser Freire, da TV Globo News (Especial).

· Esportiva

- “70 vezes Pelé”, de Marcelo Gomes, Roberto Salim e Helvídio Mattos, da TV ESPN Brasil.

- “Preconceito: inimigo invisível”, de Nivaldo de Cillo, com André Alexandre, Luca Coelho, Arthur Ankerkrone, Soraia Henriques e Filipe Abreu, da TV Bandeirantes.

- “Vinte anos sem Pepê – O último voo de um campeão”, de Fellipe Awi, com Roger Simões, da Sportv Repórter.

· Fotográfica

- “A Guerra de uma mãe contra o vício”, de Érica Dezonne, do jornal Diário do Povo (Campinas/SP).

- “Violência abortada”, de Epitácio Pessoa, do jornal O Estado de São Paulo.

- “Morte no trabalho”, de Marcos Porto, do Jornal de Santa Catarina.

· Cinematográfica

- “Acidente no Dilúvio”, de Rameci Maia, com Vanessa Pires, da TV Bandeirantes (RS).

- “Fuga da Vila Cruzeiro”, de Francisco de Assis, da TV Globo (RJTV).

- “Resgate de Dona Ilair”, de Rogério de Paula, da Intertv Serra Mar (RJ).

· Rádio

- “Tecnologia a serviço do crime”, de Cid Martins e Fábio Almeida, da Rádio Gaúcha.

- “A intolerância religiosa no Brasil”, de Larissa Bortoni, Rodrigo Resende e Maurício de Santi, da Rádio Senado.

- “Igualdade ainda deficiente”, de Ana Paula Rodrigues, Bárbara Tellini e Raquel Ricckimann, da Rádio SulAmérica Trânsito.

· Cultural

- “Santificados - nos altares de beira de estrada”, de Felipe Araújo, Claudio Ribeiro, Demitri Túlio, Ana Mary C. Cavalcante, Emerson Maranhão, Luis Henrique Campos e Fátima Sudário, do jornal O Povo.

- “Quase brancos, quase negros”, de Fabiana Moraes, do Jornal do Commercio (PE).

- “Cultura do Cordel”, de Helen Martins, com Francisco Maffezoli Jr , Djalma Albuquerque, Lucas Battaglin, Olympio Giuzio, Sandro Queiroz e Wilson Berzuini, da TV Globo (Globo Rural).

· Educação

- “Orquestra de Itapoã”, de Marcelo Canellas, com Fábio Ibiapina, Luiz Quilião e Daniel Pinho, da TV Globo (Fantástico).

- “Universidade, chave do futuro”, de Rodrigo Alvarez, com Clarissa Cavalcanti e Cíntia Borsato, da TV Globo (Jornal da Globo).

- “Publicidade infantil”, de Adriana Nasser, com Fábio Damasceno, Oswaldo Alves, Mauro Zambrotti, Naitê Almeida, Wesley Gomes, Carlos Átila, Cíntia Vargas, Jairom Rio Branco, Lúcio Martins Neto, Luciano Gomes, Patrícia Araújo e Ulov Flamínio, da TV Brasil.

· Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimídia

- “A nova fronteira digital”, de Angela Fernanda Belfort, do Jornal do Commercio (PE).

- “A tecnologia nas sete artes clássicas”, de Carolina Vicentim, do jornal Correio Braziliense.

- “Convergência tecnológica”, de Liliana Lavoratti, Kalinka Iaquinto e Thaís Thimoteo, da revista Conjuntura Econômica.

· Regional Sul

- “A guerra entre shoppings atacadistas”, de Francis Silvy, da RBSTV (SC).

- “Uma rotina contra a vida”, de Patrícia Auth, Daniela Pereira e Ânderson Silva, do Jornal de Santa Catarina.

- “Brasil de bombachas”, de Mauro Vieira, Isadora Neumann e Carlos Wagner, do jornal Zero Hora.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Esforço concentrado para incluir PECs do diploma

A FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e o Grupo do Trabalho – Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma – intensificam ações para incluir as PECs 386/09 e 33/09 nas “janelas de votação” da Câmara e do Senado, que ocorrerão em novembro. A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma e os sindicatos em todo Brasil, também preparam atividades e ampliam debates.

Todos que apóiam o movimento são orientados a entrar em contato com senadores e deputados federais dos seus estados, com o objetivo de pressionar-los para o ingresso das PECs nas “janelas de votação”, que são espaços na pauta do plenário das duas casas (Câmara e Senado). Aqui você confere a petição pública pela aprovação das propostas, que conta com mais de nove mil e setecentas assinaturas.

Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR) participou, na quinta-feira (27), da 1ª Conferência Macrorregional do Emprego e Trabalho Decente, em Matinhos (PR). Os princípios e direitos fundamentais do trabalho, proteção social, fortalecimento do tripartismo (que é a participação dos trabalhadores, da sociedade e do governo, nas discussões para uma melhora coletiva) e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrática, estiveram em pauta no evento. Márcio Rodrigues, presidente do Sindijor PR, foi eleito um dos delegados para a 1ª Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, em Curitiba, no Auditório do Cietep.

Domingo (30), último dia para inscrever trabalhos no Prêmio Amsop

O Prêmio da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná de Comunicação destaca a importância da mídia no desenvolvimento regional econômico, político, educacional, cultural e saúde no Sudoeste. Em sua 19ª edição, o Prêmio Amsop escolhe os melhores trabalhos nas categorias rádio, televisão, crônica, jornal impresso, fotografia e publicidade e propaganda. Este ano o tema é Políticas Públicas: projetos inovadores nas áreas de rodovias ou bacia leiteira do Sudoeste do Paraná. As inscrições encerram dia 30 de outubro (domingo próximo). Mais informações no site do evento.

6º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo

Este ano o concurso aborda “o abuso e a exploração sexual”. A premiação quer estimular a imprensa para que essa contribua na ampliação e qualificação da cobertura deste tipo de violência. Diferente da maioria dos prêmios jornalísticos – voltados, geralmente, para o reconhecimento de matérias já veiculadas –, este Concurso seleciona as melhores propostas de reportagem e oferece apoio técnico e financeiro na execução do trabalho, além de um prêmio em dinheiro para o jornalista responsável. Após a publicação das matérias, os autores receberão prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000. As inscrições vão até 15 de fevereiro de 2012. Saiba mais sobre o Concurso Tim Lopes neste link.

4º Prêmio SEBRAE tem nova categoria: cobertura nas mídias sociais

Uma das características do Prêmio SEBRAE sempre foi à produção de material relativo ao desenvolvimento das micro e pequenas empresa no Brasil. Nesta quarta edição, às pautas ligadas a empreendedorismo, cooperação, competitividade, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade e políticas públicas, terão a categoria “cobertura jornalística em blogs e redes sociais”. O SEBRAE reconhece os trabalhos desenvolvidos por jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e TV de todo o país. As inscrições vão até 16 de janeiro de 2012. Saiba mais aqui.

Função da Blogosfera: encontro mundial em Foz do Iguaçu

“O papel da blogosfera na construção da democracia” é o tema do 1º Encontro Mundial de Blogueiros. O evento abriu quinta-feira (27) e encerra amanhã (29). A organização – Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé – disponibiliza imagens do evento ao vivo. Acompanhe aqui as discussões sobre o papel das novas mídias nas revoluções no mundo, além das funções dos blogs e redes sociais.

Economia Solidária: consumo consciente

Uma nova perspectiva para encarar o mercado é o que propõe a “Feira Permanente de Economia Popular Solidária”, que acontece dia 12 de novembro na Rua Aurora, 1340 – Sítio Cercado/Curitiba. O evento, das 10h às 18h, contará com Daniel Tygel (integrante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária) em palestra com o tema “Política Pública da Economia Solidária”. Mais informações neste link ou pelo telefone (41) 3322 8487.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Morre em Curitiba a jornalista Rosirene Gemael

Faleceu nesta quarta-feira em Curitiba a jornalista Rosirene Gemael, 61 anos, vítima de infecção pulmonar, no Hospital Evangélico. O velório acontece a partir das 17h30 de hoje, no Cemitério Parque Iguaçu. O sepultamento será no mesmo local, amanhã, quinta-feira, às 11 da manhã. Rosirene, atuante jornalista nas décadas de 70, 80 e 90, trabalhou em diversos veículos da capital dentre eles Folha de Londrina, Canal 12, TV Educativa, Prefeitura, Casa da Memória da Fundação Cultural, Revista Quem, Revista Panorama No extinto Correio de Notícias foi editora por muitos anos do Caderno de Cultura, onde ficou conhecida pelo texto primoroso e pelo espaço concedido aos artistas locais. Deixa inacabado um livro que ela estava escrevendo sobre a atriz Odelair Rodrigues, já falecida. Em 2007, a pesquisadora Selma Sueli Teixeira escreveu o livro “Jornalismo Cultural –Um Resgate”, onde ela narra a carreira de Rosirene ao lado das jornalistas Marilu Silveira, Adélia Lopes e Dinah Ribas Pinheiro, todas formadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1972, e com importante atuação no jornalismo cultural. Ela é irmã do também jornalista Kiko Gemael e deixa o filho Marco Libretti, de 34 anos.

Concurso oferece vaga para jornalista

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR) lançou edital de concurso público para formar cadastro reserva em 19 cargos de níveis fundamental, médio e superior. As oportunidades são para atuar nas cidades de Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. O salário inicial varia entre R$ 607 e R$ 2,4 mil, dependendo do cargo pretendido pelo candidato. Veja edital aqui.

Estudantes da PUC-PR lançam jornal experimental

Hoje até dia 28 (sexta) estará no ar o site jornalístico CuritibaAgora. O jornal laboratório online é produzido pelos estudantes do 6º período do curso de jornalismo da PUC-PR. Acompanhe a cobertura dos estudantes: http://curitibaagora.com.br/

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mercado: Brasileiros preferem ler impresso?

A tradição permanece? O impresso ainda impera em números de leitores comparado ao digital? O Datafolha divulgou no último domingo (23) uma pesquisa em que mais de 21 milhões de brasileiros declaram ler jornais todos os dias. Segundo o instituto de pesquisa do Grupo Folha, 73% dos leitores preferem versões impressas, ao invés de informações disponíveis on line nos meios de comunicação. Durante os dois meses de estudo – março e abril deste ano – foram entrevistadas pessoas em 179 cidades brasileiras. Outros números do estudo indicam que a TV é o meio preferencial da população no quesito notícia (90% dos entrevistados preferem acompanhar notícias pela televisão). Fonte: http://www.comunique-se.com.br/

Porém esta pesquisa é questionada em artigo desta segunda-feira (24) no site do Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br). Com o título “Pesquisa inútil na edição dominical”, Luciano Martins Costa – professor de economia na UNB (Universidade de Brasília) – aponta alguns direcionamentos para que possamos entender que os números, às vezes, podem confundir. Leia o artigo na íntegra.

2º Prêmio Microcamp de Jornalismo

O destino dos resíduos eletrônicos é um problema global. Trabalhar a consciência de que é possível destinar de forma ecologicamente correta os resíduos eletrônicos torna-se uma questão pontual. Dessa forma a 2ª edição do Prêmio Microcamp de Jornalismo aborda como tema a destinação correta do lixo eletrônico. O objetivo desta edição é incentivar a mídia e jornalistas a darem mais espaço as questões ambientais. As inscrições vão até 15 de novembro: http://premio.microcamp.com.br/

Prêmio Unimed de Jornalismo: inscrições prorrogadas

O Prêmio Unimed de Jornalismo prorrogou suas inscrições até o dia 07 de novembro. Nesta edição a documentação poderá ser digitalizada e enviada por e-mail. O tema geral da 3ª edição é Saúde e as matérias poderão abordar questões como prevenção, qualidade de vida, medicamentos e tecnologia (novidade e uso adequado), esclarecimentos sobre doenças e enfermidades (sintomas, causas e tratamentos), além de outros assuntos que afetam a Saúde Pública e Suplementar. Profissionais e estudantes de jornalismo podem participar do evento. Saiba mais aqui.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Absurdo: Câmara de Guarapuava pede ensino médio para Jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR) encaminhará ofício para que a Câmara de Vereadores do município de Guarapuava promova retificações imediatas em seu edital de concurso público. Segundo o edital, o assessor de imprensa será selecionado apenas com ensino médio, jornada de 40 horas e salário de R$ 1,5 mil para cargo de “assessor de imprensa”. Além disso, o Sindijor questiona o pagamento do respectivo salário e a jornada de trabalho. As atribuições envolvem divulgação de informações acerca dos serviços do Legislativo Municipal, atualização do site da Câmara, providenciar a cobertura jornalística das atividades e de atos do legislativo; coordenar e acompanhar a produção e divulgação de informações, dando respostas aos órgãos de imprensa sobre o trabalho dos vereadores. Também organizar coletivas de imprensa para toda a Câmara Municipal; planejar metas, ações e custos para a promoção da comunicação; coordenar o trabalho de clipagem em meios impressos e audiovisuais, acompanhando os efeitos destas ações na comunidade; coordenar o trabalho de fotografia e imagens da Câmara Municipal de Guarapuava. Para o Sindijor-PR, o concurso público fere triplamente a categoria dos jornalistas: 1) ultrapassa a jornada semanal de trabalho definida em lei federal; 2) despreza a formação superior específica em jornalismo; e 3) ignora o piso salarial dos jornalistas do Paraná. Veja edital aqui.

Paulo Pimenta: novo coordenador em defesa do Diploma

Em reunião realizada na última quarta-feira (19), a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma de Jornalismo elegeu sua nova mesa diretora. A presidência ficou com o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e a vice-presidência com a deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM). Contrariando expectativas, a PEC 33/09 não foi a voto no Senado. Parlamentares e entidades integrantes da Campanha em Defesa do Diploma desenvolvem novo esforço para incluir a matéria em uma das três sessões deliberativas do Senado previstas para os dias 25, 26 e 27 de outubro. Leia texto na íntegra.

Sem prazo, Ministério negocia regulamentação da mídia

Pela primeira o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reuniu-se com Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. O FNDC entregou propostas e aguarda nova reunião este ano. Conclusão do projeto segue sem data. Dois meses após ir à Câmara, lei da internet também está parada. A reunião foi considerada positiva pela entidade, “esta foi à primeira reunião propositiva que realizamos com este governo. O ministro recebeu positivamente nossas propostas, prometendo incorporá-las, se não integralmente, pelo menos em parte ao projeto”, afirmou coordenador do FNDC, Celso Schröder.

As sugestões levadas pelo FNDC ao ministério integram documento básico com as posições das entidades que começou a ser construído na I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em dezembro de 2009. O texto foi discutido depois em seminário em São Paulo e, por fim, colocado em consulta pública encerrada dia 7 de outubro. Fonte: http://www.fndc.org.br.

Mauri König e Jonathan Campos levam menção honrosa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná parabeniza o jornalista Mauri König e do repórter fotográfico Jonathan Campos, que receberam menção honrosa na categoria "Jornal" do Prêmio Vladimir Herzog (prêmio mais tradicional dos direitos humanos do país) com a série de reportagens “Infância à deriva”.

A dupla receberá a premiação na segunda-feira, em São Paulo pelo trabalho de três semanas percorrendo a região costeira do Brasil para mapear a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes nas regiões portuárias de Rio Grande (RS), Itajaí (SC), Paranaguá (PR) e Santos (SP). O trabalho incluiu ainda a Ilha do Mel (PR) e Balneário Camboriú (SC), devido ao turismo sexual. “Infância à deriva” é uma continuação da série “Infância no Limite”, publicada em 2004 e em 2005 na Gazeta do Povo. Link da matéria.

Relatório anual da FENAJ - Violência e Liberdade de Imprensa no Brasil

A publicação anual da Federação Nacional dos Jornalistas elaborado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa foi lançada no mês de outubro no XVIII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC) em Natal (RN). O relatório mostra o panorama vivido pelos jornalistas em todo território nacional. Na publicação “Violência e Liberdade de Imprensa no Brasil” podemos ver diversas atrocidades sofridas por jornalistas de norte a sul do país. No texto são citados casos como o da Folha de São Paulo, que publicou um artigo em que desqualifica seus próprios profissionais; a principal derrota histórica da classe, quando o Supremo Tribunal Federal extinguiu a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista e, principalmente, a insegurança pelo qual os profissionais passam no dia a dia da profissão.

Alguns relatos chamam atenção

3 de maio de 2010 (São Paulo). A equipe da TV Record ficou mais de duas horas detida na 22ª DP – São Miguel Paulista. Os profissionais tentaram ouvir um policial sobre o uso indevido de veículo apreendido no pátio de uma delegacia, porém o delegado José Carlos Viegas prendeu o auxiliar de cinegrafia – Hebert Motta.

20 de maio de 2010. Gilvan Luiz Pereira (Juazeiro do Norte - Ceará), fundador do jornal Sem Nome, foi sequestrado e torturado por homens encapuzados. Cerca de 20 minutos depois a polícia interceptou o carro. O jornalista ficou cinco dias internado em um hospital de Juazeiro do Norte. Segundo Pereira o que motivou o crime foi uma denúncia sobre a esposa de um vereador da cidade que recebia Bolsa Família sem ter o perfil para isso.

18 de outubro de 2010. Francisco Gomes de Medeiros (Caiacó – Rio Grande do Norte). Jornalista assassinado na calçada de casa. De acordo com investigações duas pessoas chegaram numa moto e abriram foto. F. Gomes (como era conhecido) noticiava crimes no seu blog (www.fgomes.com.br). Foi correspondente dos jornais Diário de Natal e Tribuna do Norte. Pouco tempo antes de sua morte denunciou suspeita de troca de votos por ‘crack’, no primeiro turno das eleições em Caiacó.

Link do Relatório aqui.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Balanço do Sindijor PR no XVIII ENJAC 2011 em Natal

Entre os dias 13 a 15 de outubro o XVIII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC) em Natal (RN) reuniu em torno de 400 jornalistas do Brasil. Este o tema “A Liberdade de Expressão e o Jornalismo em Assessoria de Imprensa" foi apresentado na palestra de abertura pela jornalista Beth Costa, Secretária Executiva da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e pelo presidente da FENAJ, Celso Schroeder. Na pauta as funções do assessor de imprensa, as necessidades do mercado e das universidades na adaptação que o mercado exige. Planejamento em Assessoria de Imprensa, Redes Sociais como Ferramentas de Comunicação, Comunicação Corporativa na web 2.0, Assessoria como Atividade Jornalística, foram os principais temas de palestras e oficinas.

Nas próximas edições do Encontro, retornará o nome ENJAI - Encontro Nacional de Jornalistas Assessores de Imprensa. Isto devido ao fato de um jornalista poder exercer a função de assessor de comunicação como outros comunicadores, porém Assessoria de Imprensa somente poderá ser exercida por um jornalista.

Houve um distanciamento entre o que foi apresentado pelas palestras e as teses aprovadas, segundo muitos dos participantes. Enquanto os palestrantes, profissionais e/ou professores respeitados no mercado nacional, trouxeram aspectos de mercado, de novas competências; as teses mantiveram a visão restrita ao assessor de imprensa, sem grandes saltos para as realidades e oportunidades de mercado.

Sulamita Mendes, jornalista que representou o Paraná no ENJAC, deverá organizar encontro no Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindijor PR), através do Núcleo de Assessoria de Imprensa nos próximos dias para repassar os temas discutidos.

Dois Vizinhos: polêmica entre jornalista e candidato

O candidato a presidente do Dois Vizinhos Country Club, Marcio da Silva, na última terça-feira (11), ligou para redação da Gazeta da Vizinhança e desferiu ameaças contra a jornalista Rosangela Fernandes, profissional que trabalha há 17 anos na região. O motivo, segundo a própria jornalista, foi que numa matéria publicada sobre a disputa pela presidência do Country Club da cidade, o atual presidente foi prejudicado. Rosangela Fernandes explicou que Marcio da Silva ligou na redação do jornal e disse que se mais uma vez seu nome fosse mencionado no veículo ele iria pessoalmente ‘arrebentar’ a jornalista. Ao questioná-lo se ele estava a ameaçando, a jornalista explicou que o candidato a presidência do Country Club repetiu as mesmas palavras por várias vezes. Diante da situação, a jornalista foi até a polícia fazer o Boletim de Ocorrência.


Procurado pelo Sindijor PR, Márcio da Silva explica que não existiu ameaça alguma e que o Gazeta da Vizinhança favorece outra chapa da disputa, tanto em matérias quanto em anúncios. O candidato diz que vai exigir danos morais devido às acusações, além de já ter prestado queixa por calúnia e difamação. Uma audiência está marcada para o dia 29 de novembro. O Sindijor aguarda a decisão da justiça.

3ª Semana de Comunicação da UEL

Será realizada de 17 a 21 de outubro, em Londrina, a 3ª Semana de Comunicação da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O evento, promovido pelo Cacom (Centro Acadêmico de Comunicação), com apoio do CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes), reunirá 20 profissionais de várias áreas.

O foco do evento é falar sobre experiências e mercado de trabalho envolvendo a Comunicação Social, além de discutir ações e atuações relevantes através de mesas redondas, oficinas e palestras voltadas para estudantes e profissionais.

As atividades serão realizadas no compus da UEL e no auditório da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). Entre os convidados está Sérgio Lírio, redator-chefe da revista Carta Capital, Hamilton Octavio, da Caros Amigos, Sidney Garambone, editor-chefe do Esporte Espetacular, da Rede Globo, o publicitário Vitor Knijnik e Alcides Amadeu, que vai falar sobre sua experiência na assessoria de imprensa da Petrobrás.

A 3ª Semana de Comunicação da UEL terá ainda a presença de Evandro Teixeira, que falará sobre os mais de 50 anos de experiência em jornalismo fotográfico, abordando coberturas internacionais, exposições temáticas, livros e diversas premiações, como o Prêmio Especial da Unesco em 1993.

Os interessados em participar devem pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 20,00. Para assistir palestras separadamente na ACIL, com vagas limitadas, o custo é de R$ 7,00. A programação completa do evento está no blog: www.cacomuel.blogspot.com. Mais informações com Guilherme Vanzela (Cacom) – 9626-2961 / 3371 4328 (UEL) - guilherme_vanzela@hotmail.com

Patrões sonegam R$ 20 bi em hora extra a trabalhador, diz Anamatra

Os trabalhadores brasileiros deixam de receber por ano R$ 20 bilhões em hora extra sonegada pelos empregadores. O principal motivo, segundo a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), seria a manipulação dos registros da jornada pelas empresas. “O brasileiro trabalha muito mais do que 44 horas semanais e nem recebe por isso”, disse o desembargador Luiz Alberto de Vargas, diretor da entidade.

A implementação de ponto eletrônico nas empresas, para registrar a hora de entrada e saída dos funcionários, ajudaria a coibir a sonegação. Centrais sindicais e ministério do Trabalho tentam há tempos impor essa obrigação às empresas, por meio de uma portaria do próprio ministério. Mas entidades patronais têm resistido, e o governo acaba recuando. A previsão hoje é que entre em vigor em janeiro.

“O ponto é solução para a questão das horas extras dos trabalhadores, por garantir proteção ao trabalhador e segurança jurídica às empresas”, diz a secretária de Inspeção do Trabalho do ministério, Vera Albuquerque.

O não pagamento de hora extra subtrai dinheiro não apenas dos trabalhadores, mas dos cofres públicos também, já que uma parte da remuneração vai para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Esse dinheiro poderia estar financiando a construção de casas populares”, diz o auditor fiscal do Trabalho Vandrei Barreto de Cerqueira.

Ele acrescenta um dado ainda mais dramático decorrente de uma jornada de trabalho longa, além da não remuneração. Três brasileiros morrem em média por mês, graças à sobrecarga. “Nos últimos cinco anos, tivemos 430 acidentes de trabalho causados por sobrejornada, dos quais 167 foram fatais”, afirmou.

As centrais sindicais têm pressionado o Congresso a votar a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas. Dominado por empresários - 45% dos parlamentares são patrões, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) -, o Congresso tem ignorado apelo.

A adoção do ponto eletrônico foi discutida nesta segunda-feira (10) em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no debate, Paulo Rolim disse que o setor não está preparado para arcar com os custos do ponto eletrônico (cerca de R$1,2 mil por unidade).

Fonte: Agência Carta Maior

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Guaratuba: ontem ditadura (17), hoje democratização (18) e amanhã...

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) vem a público externar solidariedade a Gustavo Aquino, do sítio informativo Correio do Litoral (http://correiodolitoral.com) que na tarde de segunda-feira (17), ao tentar levantar dados a respeito de uma votação que ocorria na Câmara de Vereadores de Guaratuba, no Litoral do Paraná, foi agredido verbalmente e agarrado pelo presidente da Casa Legislativa, Paulo Éder de Araújo (PSC).


Vale lembrar que hoje (18) se comemora o Dia Nacional pela Democratização da Comunicação e este fato ilustra esta ‘democracia’ pela qual passam os seus trabalhadores da comunicação. O caso de demonstração gratuita de autoritarismo ocorreu quando Aquino teve sua liberdade de trabalho cerceada por Araújo apenas por questionar o teor do parecer de autoria do próprio presidente da Casa.



Essa demonstração de abuso de poder e falta de transparência por parte de um agente público mostra o quanto precisamos ‘lutar’ por liberdade de expressão. O Sindijor-PR repudia o ato covarde do presidente da Câmara de Vereadores de Guaratuba e defende respeito aos membros dos veículos de informação, além de considerar a violência praticada por uma pessoa que devia dar exemplo, algo inadmissível.



O dia de hoje, que simbolicamente deveria ser de reconhecimento de um direito humano fundamental (a Liberdade de Expressão) talvez sirva apenas para reafirmar que temos muito o que conquistar para alcançar esse direito.



Leia a matéria na íntegra aqui

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dilma censurada no Paraná?

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR) já havia repudiado a cobertura seletiva da TV E-Paraná na transmissão do discurso da presidenta Dilma Rousseff (quinta-feira, 13 – leia texto do Sindijor Pr aqui). Porém a polêmica continua, pois algumas informações não batem. O PT curitibano enviou ofício ao Ministério das Comunicações em que acusa a TV estatal de censurar os discursos da presidenta e também do ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP). Novamente deixamos claro que os jornalistas do Paraná não compactuam com esse tipo de conduta à frente de uma emissora que deveria servir ao interesse público e não instrumentalizada para fins pessoais ou político-partidários. A contradição é clara. Segundo a TV E-Paraná, na transmissão houve problemas técnicos no sinal da EBC, esta que nega a informação. Outro fato que vale ressaltar é que a ÓTV, canal a cabo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), transmitiu a cerimônia normalmente com o sinal da EBC.

Jornalistas paranaenses ganham prêmio internacional

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR) parabeniza os jornalistas Karlos Kohlbach, Katia Brembatti, James Alberti e Gabriel Tabatcheik que venceram, em decisão unânime dos jurados, que conquistaram o “Global Shining Light Award”, entregue na noite de sábado, em Kiev, na Ucrânia, durante a 7.ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo. A série Diários Secretos ganhou um prêmio mundial de imprensa inédito para o jornalismo brasileiro. O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, Márcio Rodrigues, destacou a transformação social promovida pela série, com foco no interesse do cidadão. “As denúncias colocaram a público irregularidades que ainda estão sendo apuradas, mas o ponto central é a responsabilidade dos jornalistas em apontar soluções para problemas da gestão pública”. Link da matéria.

PEC DO DIPLOMA: quarta-feira será votada no Senado

Nesta segunda, dia 17/10, deve-se definir a pauta de votação das PECs no Senado para a próxima quarta, dia 19/10. A Executiva da FENAJ e o GT Coordenação Nacional da Campanha pela volta do diploma, cumprindo deliberação do Conselho de Representantes que se reuniu ontem em Natal, após o ENJAC, convocam todos os Sindicatos para que se integrem no esforço coletivo e nacional para garantir que a PEC dos Jornalistas na lista de propostas a serem votadas. Diretores da FENAJ e de Sindicatos que estiveram na reunião do Conselho já estão buscando contato com as lideranças no Senado. Mas todos devem reforçar esta pressão. Pressionem não somente os líderes e o presidente do Senado José Sarney, mas também os senadores por seus estados. Também enviem mensagens. Assim que sair a pauta, enviaremos novas orientações sobre a mobilização pela aprovação da PEC do diploma de jornalista.

Fonte: Fenaj

Jornalismo: uma nova era na criação e definição de pautas

Por Willy Schumann

Quando lemos um jornal, curiosamente, algumas matérias nos atraem mais do que outras, seja pelo seu conteúdo, seu atrativo visual ou até mesmo a forma como o repórter expõem o assunto retratado. Na verdade quando se alcança o êxito de se juntar técnica, linguagem e a aceitação do leitor, podemos afirmar que chegamos a um ápice na busca de um resultado lingüístico do novo jornalismo, mas o que muitos profissionais da área enfrentam é a dificuldade na criação e definição de uma boa pauta, que possa exercer o papel da comunicação de produção de conteúdo.

Os jornalistas diplomados procuram fazer uma análise científica da criação jornalística com a intenção de se buscar um denominador comum que se enquadre nos novos meios do fluxo da comunicação, sem perder o seu papel fundamental que é passar a informação ao leitor. O jornalismo contemporâneo requer agilidade na construção de um texto fazendo com que as redações trabalhem a partir de uma pauta bem estruturada para facilitar ao repórter sair a campo e realizar a sua matéria, mas a dificuldades na criação de uma pauta bem elaborada é o que mais preocupa os profissionais da área.

A linguagem jornalística tem mudado muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas técnicas, as redações mudaram o seu formato e sua visão da linguagem jornalística. No jornalismo primitivo as notícias eram redigidas de forma rebuscada, com uma abertura sempre extensa e pouco objetiva. Esta linguagem jornalística era chamada de nariz de cera. Esta é a análise do jornalista e professor da Universidade Tuiuti do Paraná, Alexandre Lara “O chamado lead, que reúne respostas às questões básicas (o que, quem, quando, onde, por que e como), aposentaram de vez o nariz de cera do jornalismo profissional”, comenta ele.

A visão panorâmica da linguagem jornalística não é coisa recente. Em 1910 o sociólogo alemão, Max Weber, já questionava os caminhos da linguagem jornalística, destacando a pluralidade de caminhos na investigação da constituição do jornal. Para alguns o tradicional lead “engessa” a matéria, para outros é uma técnica que objetiva o interesse de leitura. O lead reúne resumidamente os principais fatos que irão anteceder a matéria ou reportagem. Nas universidades brasileiras, as técnicas do lead são ensinadas como padrão jornalístico aplicado nos principais órgãos de imprensa do país.

Para o acadêmico de jornalismo Cláudio Moura, 35 anos, escrever é um trabalho que flui naturalmente e depois de uma entrevista o texto surge naturalmente. Já para a acadêmica de jornalismo Rosana Maria Mercanti, 23 anos, escrever parece ser um suplício, devido à constante falta de ideias interessantes. Para os profissionais mais tarimbados, as técnicas atuais da linguagem jornalística são ferramentas imprescindíveis na construção de um bom texto jornalístico, principalmente se houver uma pauta que defina claramente o conteúdo da matéria. “Um dos procedimentos mais importantes na imprensa, em especial a escrita, é a elaboração da pauta jornalística. Elaborar uma boa pauta representa um elevado percentual para uma boa matéria” revela o jornalista Luís Paulo Costa.

Com a criação da internet, o jornalismo on line eram meras cópias dos jornais impressos. Hoje os conceitos mudaram e se desenvolveu uma técnica específica para a linguagem cibernética. As notícias apresentadas nos veículos impressos são editadas com uma identidade própria para a web onde o leitor internauta consome a informação de forma lacônica e ágil, diferentemente do impresso que há mais espaço para a reflexão do conteúdo da notícia. O mesmo acontece com o rádio. Os textos e as informações são apresentados sucintamente para que o ouvinte não se perca com a notícia que lhe é apresentado. Apesar de todo o mecanismo de técnicas adotadas no jornalismo, suas possibilidades de linguagens e seus veículos específicos, o que mais atrai os leitores é o fato deles poderem participar desta ciranda da comunicação.

O consumidor, cada vez mais, quer fazer parte do canal da informação, para protestar, denunciar e interagir com os profissionais da comunicação. Cada leitor se transformou em um repórter colaborador dos órgãos de imprensa, o que, de certa forma, ameniza as dificuldades da criação e definição de pautas. Dentro desta relação de interatividade, cabe somente ao profissional agregar o resultado de informações obtidas através de seus colaboradores e transformá-los em conteúdo jornalístico adequado e mais profissional.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sindijor-PR critica TV E-Paraná por censura a Dilma

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) repudia a cobertura seletiva e enviesada promovida ontem (13) pela TV E-Paraná, que cortou sua transmissão ao vivo momentos antes do discurso da presidenta da República, Dilma Rousseff. A emissora veiculou a íntegra dos discursos do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e do governador do Paraná, Beto Richa. Na sequência, quando Dilma anunciaria os investimentos da União no futuro metrô de Curitiba, o canal simplesmente retomou sua programação normal (o programa infantil "Cocoricó"). Só voltou a transmitir o discurso da presidenta mais de dez minutos depois, quando o corte abrupto já era alvo de críticas em redes sociais.


A mesma emissora que contrata jornalistas pagando cachê ao invés de salários e direitos trabalhistas (descumprindo assim a legislação que exige concurso público), repete a mesma grave conduta observada nas últimas gestões do Estado: o uso da máquina pública em favor de um grupo político.


O Sindijor-PR repudia a censura, exige concurso público para a formação de um quadro próprio de trabalhadores da emissora e a implantação de um Conselho de Comunicação para debater e avaliar a programação da TV. Lamentamos mais essa prática antijornalística da direção da emissora, aliás a única que não cobriu nada a respeito do Escândalo Derosso, cuja pivô, a esposa do presidente da Câmara de Curitiba, ocupa um cargo comissionado na própria TV E-Paraná.


Os paranaenses merecem respeito. E os jornalistas do Paraná não compactuam com esse tipo de conduta à frente de uma emissora que deveria servir ao interesse público, e não ser instrumentalizada para fins pessoais ou político-partidários.

Segundo Ângela Luvisotto – Diretora de Jornalismo da TV E-Paraná – na transmissão “tivemos sim problemas técnicos por causa do sinal da Radiobrás, mas transmitimos todos os discursos – presidente, governador, prefeito, coletiva de imprensa e chegada da presidente”.

Sindijor PR participa de debate na UniBrasil

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR), representado pela Diretora Administrativa Relacionada a Professores e Estudantes – Silvia Calciolari, participou, no início da semana, de debate na Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil. Na pauta da discussão o estágio, tema importante e que está no dia a dia da profissão.

O Sindijor defende a regulamentação do estágio sob critério do Plano Nacional da Fenaj, em que um aluno pode realizar a atividade a partir do 6º Período. Esta decisão veio de forma coletiva, no 23º Congresso Nacional dos Jornalistas em São Paulo (2008). Vale lembrar que até 2005 o estágio era proibido, hoje, Fenaj e Sindijor PR, entendem que esta prática é importante para complementar o aprendizado.

No debate, além da representante do Sindijor PR, Silvia Calciolari, fizeram parte da atividade os produtores: Liege Scremin e Elizabeth Novaes. Como âncoras: Ana Clara Baptistella e Matheus Gasparin. Jornalistas participantes: Vivian Mendes, Clarisa de Paula e Lucas Fermin.

Veja o link da Rádio Experimental da Unibrasil: http://www.unibrasil.com.br/radioexperimental/

Segundo estudo, jornais alcançam mais pessoas que a internet

Pesquisa da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias mostra que jornais alcançam 20% mais pessoas que internet em todo o mundo. Os impressos diários passaram de 528 milhões, em 2009, para 519 milhões, em 2010, representam uma diminuição de 2% na circulação. Porém, eles são lidos por 2,3 bilhões de pessoas, enquanto a mídia digital alcança 1,9 bilhão de leitores.

A pesquisa foi feita em 69 países, que correspondem a 90% do mercado mundial de jornais, considerando receita de vendas e anúncios. A circulação de impressos aumenta na Ásia (7%) e na América Latina (2%), diminui na Europa (2,5%) e nos Estados Unidos (11%). A principal queda está em diários gratuitos, que passaram de 34 milhões, em 2008, para 24 milhões, em 2010.

A Islândia é o país onde os jornais tem maior alcance, chegando a 96% da população. Em seguida aparece o Japão, com 92%; Noruega, Suécia e Suíça, com 82%, Finlândia e Hong Kong, com 80%.

http://www.fndc.org.br