quarta-feira, 30 de maio de 2012

Convocação de Reunião: Editora O Estado do Paraná S.A



No último dia 16 de maio realizou-se audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre os representantes do Sindicato dos Jornalistas e da Editora O Estado do Paraná.  Convocada pelo TRT, o juiz mediador sugeriu às partes um acordo para pôr fim à ação trabalhista. A empresa manifestou interesse no acordo, mas não apresentou proposta formal.

Na ação trabalhista proposta pelo Sindijor em 2008, já acolhida em duas instâncias da Justiça do Trabalho, houve a condenação do jornal no pagamento de horas-extras de repórteres e editores, desde o ano de 2003, computadas todas as horas trabalhadas depois da 5ª hora diária.

Em razão da sinalização da empresa por um acordo, foi designada nova audiência para o dia 31 de maio, às 17h, no TRT.

Para informações mais detalhadas sobre os trâmites do processo e dos cálculos convidamos todos os beneficiários para uma reunião no dia 31 de maio, às 12h, na sede do Sindijor (Rua José Loureiro, 211), com a presença do contador e do advogado do Sindicato.



Marcio de Oliveira Rodrigues
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR)

Movimento #YoSoy132 pede parcialidade dos meios de comunicação durante eleições


"Quero informação real e não manipulada”. Essa é apenas uma das demandas de estudantes do México. A luta contra a manipulação dos meios de comunicação na cobertura eleitoral mexicana, reúne universitários e universitárias de várias partes do país numa manifestação denominada #YoSoy132 (Eu sou 132). A ideia é reunir manifestantes de várias universidades e instituições de ensino para organizar o movimento a partir de divisões por áreas. Participantes se dividirão em mesas de trabalho para discutir propostas com o objetivo de desenvolver um plano de ação. Saiba mais aqui.

Comunique-se Educação: Workshop para Blogueiros


O Comunique-se Educação, unidade de negócio do Grupo Comunique-se, realiza o 1º Workshop Blogueiros Campeões de Audiência, no dia 21 de junho, às 8h30, na Quality Jardins (Alameda Campinas, 540 - São Paulo). O evento terá participação de importantes nomes da imprensa nacional, como Gilberto Dimenstein, diretor do blog Catraca Livre - eleito melhor blog do mundo em Português, pela TV Deutsche Welle (emissora de TV pública da Alemanha), na categoria cidadania -, Ricardo Noblat, jornalista de O Globo e editor do Blog do Noblat, de maior audiência no Brasil no gênero jornalismo, e Augusto Nunes, da Coluna do Augusto Nunes, no site Veja Online.

Durante o workshop serão debatidos os seguintes temas: Os segredos para ser um campeão de audiência; Como definir e executar um plano editorial de sucesso; A concorrência com a mídia tradicional; A importância da interatividade e O Blog e seu papel na era das mídias. As inscrições podem ser feitas pelo site: educacao.comunique-se.com.br ou pelo telefone: (11) 3897-0855. 

terça-feira, 29 de maio de 2012

DIPLOMA DE JORNALISTA não foi relatado hoje na CCJ


Durante a reunião semanal da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta tarde (29), o Projeto de Lei 100/2012, de autoria do deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), que obriga a apresentação de Diploma de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo nos Concursos Públicos para o provimento de vaga em assessorias de imprensa e comunicação em nível estadual e municipal, não foi relatada pelo deputado estadual Elio Rusch (DEM). A pauta não entrou em discussão por questão de tempo da Comissão e passará a ser apreciada pelos deputados na terça-feira que vem (05/06). O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná convoca todos os trabalhadores jornalistas a comparecer à próxima Comissão. 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jornalista não é inimigo da verdadeira Polícia Civil


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná considera graves e preocupantes as ameaças dirigidas, de forma anônima através da internet, aos jornalistas que assinam a série de reportagens intitulada “Polícia Fora da Lei”, do jornal Gazeta do Povo. Devido à obscuridade e gravidade da situação, o Sindijor-PR entende que a Polícia Civil e o governo do Paraná devem tomar providências para identificar e punir os autores das ameaças, garantir à imprensa em geral condições para o exercício profissional e fazer sua parte para manter o estado democrático de direito.

Primeiro por entender que uma série de reportagens construída, com provas, irregularidades na segurança pública estadual, deve servir de suporte para identificar os responsáveis, assim como facilitar que a administração pública responda à sociedade como vai sanar os problemas ou vir a público para demonstrar que houve equívoco do meio de comunicação.

Segundo, e mais preocupante, é saber que o terror das ameaças provém justamente daqueles a quem a sociedade deposita suas esperanças para combater a criminalidade e manter a ordem, a civilidade e o equilíbrio entre os vários integrantes do estrato social. Esse parece ser um procedimento que remete à ditadura militar-civil de 1964-1982, período no qual agentes do Estado usavam esse expediente para amedrontar cidadãos que demonstravam consciência de seus direitos e dos deveres do poder constituído. Postagens anônimas classificam o jornalista Mauri König, coordenador da série, como “inimigo público número 1 da Polícia Civil”. Isso é inaceitável no Estado Democrático de Direito.

A série “Polícia Fora da Lei” apura irregularidades na aplicação do Fundo Rotativo da Polícia. A reportagem denuncia funcionários (entre eles delegados) por mau uso dessa verba e de bens públicos. O Sindijor-PR repudia e não aceita, como entidade que defende a categoria há mais de 65 anos, qualquer tipo de ameaça desse gênero.

Jornalistas jamais serão inimigos da instituição Polícia, aquela verdadeira e que cumpre seus direitos e deveres. As duas categorias atuam em benefício da sociedade e compartilham os mesmo ideais democráticos.



Gestão "Sindicato é uma questão de Classe!"




*Imagem: web

DIPLOMA DE JORNALISTA será pauta amanhã na CCJ


Os deputados integrantes da CCJ - Comissão de Constituição e Justiça - da Assembleia Legislativa do Paraná apreciarão amanhã, terça-feira (29), 13h30, o Projeto de Lei 100/2012, de autoria do deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), que OBRIGA A APRESENTAÇÃO DE DIPLOMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO NOS CONCURSOS PÚBLICOS NO ESTADO DO PARANÁ para preenchimento das vagas de jornalistas/assessores de imprensa etc. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná convoca todos os trabalhadores jornalistas a comparecer a Comissão. O projeto voltou de diligência e o relator é o deputado estadual Elio Rusch (DEM). Confira a íntegra do projeto aqui.

Mostra reúne produção de jornalistas na Cinemateca de Curitiba




O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, por meio da Cinemateca, promoverá no dia 11 de junho, a partir das 19h30, a primeira Mostra de Cinema de Jornalistas Produtores. A atividade funcionará como evento teste e tem como objetivo ser exemplo para outras ações que exponham a produção de jornalistas além de seu campo de atuação. O evento terá um formato no qual será priorizado o debate. No início do programa, serão apresentados os audiovisuais. Logo a seguir, um bate-papo reunirá plateia e autores, que subirão ao palco para responder às questões do público presente.

Nessa Mostra, que não é competitiva, serão apresentadas as seguintes obras: “Aves do Brasil Central” (documentário de 20 minutos, 2009), com direção de Havita Rigamonti; “O Olho do Abutre” (curta de ficção de 15 minutos, 2010), direção de June Meireles; "Ovos de Dinossauro na Sala de Estar" (documentário de 12 minutos, 2011), com direção de Rafael Urban; "Natal" (curta de ficção de 15 minutos, 2011), direção de Eugênio Thomé e Gustavo Yuki Miyakawa; “Rejoneo” (“tourada”, em espanhol - curta metragem, 5 minutos, 2010), direção de Eduardo Baggio. O Sindijor-PR e a Cinemateca convidam a todos para prestigiar o evento.



*Imagem: web

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sindijor e Arfoc: Teste para Repórter Fotográfico e Repórter Cinematográfico


Dia 26 de maio (sábado), às 13h, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR, Rua José Loureiro, 211, Centro, Curitiba - PR), será realizado o primeiro teste do ano para quem deseja obter registro de Repórter Fotográfico e Repórter Cinematográfico. A avaliação é promovida pelo Sindijor em parceria com a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná (Arfoc-PR) semestralmente, na sede do Sindicato. O objetivo da prova é qualificar profissionais para obter registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), capacitar tecnicamente e dar noção da responsabilidade ética da profissão.

Prova

A avaliação é composta de questões discursivas e objetivas, além da redação (todas eliminatórias). Os candidatos devem chegar ao local 15 minutos antes do horário estipulado (13h), trazer caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. São necessários os seguintes documentos: fotos (publicadas de dois anos atrás até os dias atuais) divulgadas em sites, revistas ou jornais; imagens (publicadas de dois anos atrás até os dias atuais) que foram exibidas em telejornais ou sites, com crédito de imagem, além de histórico escolar de conclusão do 2º grau, comprovante de residência (obrigatório domicílio no Paraná), declaração (em papel timbrado) do veículo de comunicação onde o profissional trabalha ou tenha trabalhado como freela.

É importante que no texto da declaração do candidato conste que o profissional atuou como Repórter Fotográfico ou Repórter Cinematográfico. A documentação deverá ser entregue no Sindijor PR até sexta feira, dia 25 de maio, às 18h. Contato: 41 3224 9296 e no e-mail: sindijor@sindijorpr.org.br. Mais informações clique aqui.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gazeta não paga dívida aos jornalistas


O jornal Gazeta do Povo, principal impresso do GRPCom, o mais rico e bem estruturado grupo de comunicação do Paraná, segue desrespeitando os seus jornalistas e a Justiça do Trabalho.  Embora tenha sido condenada na primeira, segunda e instância superior da Justiça do Trabalho, em ação que restituiu o direito de os jornalistas da casa a receberem o 14º salário (gratificação pelo aniversário da empresa) – válido também aos jornalistas que estavam empregados até fevereiro de 2001 na Gazeta do Povo – segue tentando empurrar com a barriga o prazo para quitar essa dívida.  É um grave desrespeito aos jornalistas e à decisão judicial.

Em agosto do ano passado, por iniciativa da Gazeta do Povo, a vice-presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região convocou as partes para uma audiência de conciliação (o Sindicato como autor e o GRPCom como ré). Embora já houvesse decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho). Na audiência de conciliação foi elaborada uma proposta, mas a empresa mostrou sua verdadeira intenção: atrasar ainda mais o processo. Desde fevereiro de 2012, a GRPCom está com os números finais - cálculo efetuado pelo perito indicado pelo juízo que proferiu a sentença -, e até agora a empresa não cumpriu o que determinou a Justiça ainda em 2010.

E a Justiça, no último dia 18 de maio, proferiu um comunicado indicando uma resposta solicitada há cerca de quatro meses pelos advogados do Sindijor-PR, um ato ainda inócuo, pois o que queremos é que a conta seja paga. Assim, a maior e mais rica empresa de comunicação do Paraná abusa da morosidade da Justiça para enrolar os jornalistas.

O Sindijor repudia essa atitude do GRPCom de resistir à decisão judicial por meios, no mínimo pouco legítimos e democráticos.


Com 96% dos votos válidos, a Chapa Juntos Somos Mais Fortes faz história




A Diretoria que assume a administração do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná teve maior número de votos já computados em eleições da categoria. Na foto, Comissão Eleitoral encerrou os trabalhos 20h30, de ontem.

Terminou ontem (23) mais um Processo Eleitoral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, que elegeu a diretoria que irá comandar o Sindijor-PR no triênio 2012/2015. A chapa Juntos somos mais fortes foi aclamada pelos jornalistas paranaenses. Com 96,56% dos votos validos, o grupo liderado pelo jornalista Guilherme Carvalho bateu recordes recebendo 480 dos 497 votos obtidos na eleição, num universo de 636 trabalhadores aptos a votar. Para o Conselho Fiscal foram eleitos os jornalista Roger Azevedo Pereira, com 307 votos; Márcio Miranda Filho, que recebeu 275 votos e Maria Aparecida Bacaycoa de Ribeiro com 265 votos.

Foram três dias de trabalho, com urnas fixas na sede do Sindicato, além das cidades de Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. Urnas itinerantes passaram nas empresas de comunicação, assim como em locais de trabalho em que estavam jornalistas que valorizam a mobilização da classe e entendem a legitimidade deste processo.

Durante os dias 21, 22 e 23, vários trabalhadores jornalistas vieram ao Sindicato ou receberam membros da Comissão Eleitoral para delegar seus direitos à entidade que defende a categoria há mais de 65 anos. A história se fez presente nestes dias, com várias passagens marcantes, principalmente de sindicalizados históricos, que tem números de registros que fazem parte do primórdio desta instituição. A nova geração também fez desta eleição, movimentada e participativa.

Agora a responsabilidade está na nova diretoria que assume em junho. Não podemos esquecer que a principal responsabilidade está em cada trabalhador, com sua representação nas assembleias e mobilizações promovidas pelo Sindicato. Esta participação se estende também as lutas contra injustiças no trabalho e se estendem a mudanças culturais, relativas ao “esquecimento”, por parte dos empresários, dos direitos trabalhistas que a classe sofre em todo o Paraná.

Alguns desafios pontuam a nova gestão que assume o Sindijor-PR. Quem assume agora é a chapa “Juntos Somos Mais Forte” e Guilherme Carvalho encabeça a Direção Administrativa.

Nova Chapa

Jornalista-editor no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), o curitibano Guilherme Carvalho, 32 anos, também é mestre pela UFPR e doutor em Sociologia pela Unesp, tendo se formado em jornalismo pela UEPG. Cursa pós em Comunicação, Cultura e Arte na PUCPR.

Representante da chapa que assume no dia 18 de junho de 2012, Guilherme Carvalho vê que a defesa do diploma e a defesa da categoria somam grande responsabilidade ética e compromisso com a sociedade. “Por isso, precisamos de critérios para a seleção de profissionais e essa seleção deve ser feita pelas faculdades e universidades. O grande problema da queda do diploma, no meu ponto de vista, é a precarização das condições de trabalho e a tensão pelo rebaixamento e desvalorização da profissão”, explica o novo presidente do Sindijor-PR.

Atualmente os jornalistas passam por frequentes problemas e cada região tem sua especificidade. Pensando nisso, a chapa que assume o Sindicato fez algo inédito dentro da administração majoritária, que é possuir membros do interior. Os nomes de Ismael de Freitas (Ponta Grossa) e Júlio Carignano (Cascavel) mostram a preocupação em entender os problemas regionais do Paraná.

“Em cada lugar há uma demanda diferente. Uma questão geral diz respeito à falta de emprego na área. Precisamos debater alternativas para a geração de emprego, sobretudo com o avanço das novas tecnologias”, explica Guilherme, ressaltando ainda que as viagens durante o período eleitoral o ajudaram a entender esta regionalização dos problemas.

A chapa que deixa o Sindijor-PR (“Sindicato é Uma Questão de Classe”) conquistou dois aumentos reais depois de 14 anos de esquecimento pela parte patronal. Agora, neste novo triênio, esta nova diretoria tentará ampliar essas conquistas. “Essa questão passa pelo principal desafio, precisamos desenvolver atividades que envolvam os jornalistas paranaenses, de modo que o sindicato esteja cada vez mais forte. Eu entendo que só é possível avançar nas negociações quando a categoria garante legitimidade para seus representantes”, aponta Guilherme Carvalho.

Dentro das novas perspectivas desse triênio que assume, a mobilização dos jornalistas passa por um grande debate e abertura de canais de participação. Guilherme é enfático em dizer que “não vamos fazer nada que não tenha sido aprovado pela categoria. E o nosso principal fórum será sempre a assembleia. Pra mim, representação rima com legitimidade. O sindicato não sou eu ou o prédio. O sindicato somos nós, jornalistas”.

Sobre a atuação, Guilherme Carvalho vê inúmeros desafios para esta nova gestão. “Sabemos que ainda há muito que avançar e que em muitos locais ainda temos problemas sérios que precisam ser resolvidos. Precisamos trazer para o Sindicato todos os jornalistas, como os de assessorias, das redações menores, os recém-formados e também os estudantes. Nossas conquistas dependerão da nossa capacidade de participação”, finaliza o novo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.