quinta-feira, 18 de março de 2010

Sindijor saúda trabalho investigativo de jornalistas da RPC e cobrará punições

O Sindijor parabeniza os profissionais da TV Paranaense e jornal Gazeta do Povo envolvidos na produção da série de reportagens “Diários Secretos da Assembleia Legislativa”. A investigação, cujos resultados vêm sendo veiculados nesta semana, mostra uma situação de completo descalabro em contratações de pessoal e nos mecanismos de divulgação de atos legislativos na Assembleia paranaense. Tais fatos, que nunca foram totalmente desconhecidos dos profissionais da imprensa, finalmente foram demonstrados por uma reportagem aprofundada, que expôs uma rede intrincada de irregularidades e acobertamentos, que revela as mazelas do Poder Legislativo no Estado e deixa indignada a população, que espera de seus representantes e dos funcionários um comportamento ético e de respeito ao bem público. As revelações da série de reportagens concorrem para o engrandecimento do Jornalismo no Estado, para o ajuste das instituições e para trazer a lume informações que podem resultar na punição de agentes envolvidos em irregularidades. A série aponta ainda para o caminho que o Jornalismo no Estado deveria seguir caso não estivesse manietado por certas chefias e por donos de veículos que, incoerentes com a liberdade que pregam, intervêm, para restringir e deteriorar o trabalho nas redações. Uma sociedade democrática e bem informada não pode dispensar a transparência e correição nos atos públicos — muito menos uma imprensa vigilante e responsável. Assim, resta ao Sindijor cumprimentar os jornalistas Karlos Kohlbach, Katia Brembatti, James Alberti, Gabriel Tabatcheik e todos os demais profissionais da TV Paranaense e Gazeta do Povo que, com este trabalho, vêm dignificando o Jornalismo no Estado. O esforço deste trabalho de imprensa, porém, somente se completará com a apuração rigorosa dos fatos, identificação e punição de todos os envolvidos e o ressarcimento aos cofres públicos dos recursos desviados. Para isso, o Sindijor, juntamente com os demais movimentos sociais, sindicatos e entidades da sociedade civil organizada, acompanhará o desenrolar dos fatos e cobrará da Assembleia Legislativa e do Ministério Público a apuração das irregularidades e a punição dos culpados.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Editora O Estado do Paraná diz que nenhum editor bate cartão

Embora a maioria dos editores que atuam nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná passem diariamente pelo cartão-ponto da empresa, registrando o início e o fim de sua jornada de trabalho, bem como o intervalo legal de 15 minutos, tal informação foi omitida pela Editora O Estado do Paraná nesta segunda-feira na audiência de instrução da ação coletiva movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná que cobra o pagamento de horas extras devidas aos jornalistas da empresa. Ao contrário do procedimento adotado para o caso dos repórteres, a empresa não apresentou ao juízo os espelhos do ponto dos editores, alegando que editores não batem cartão por não estarem sujeitos à jornada de cinco horas como prevê CLT (art. 303). A empresa informou que não dispõe dos documentos pelo fato de nenhum editor bater cartão ponto, embora o sindicato tenha anexado à ação fotocópias de espelhos do ponto de alguns editores. Esta mentira, proferida diante do juiz do trabalho Pedro Celso Carmona, da 11ª Vara de Curitiba, revela a falta de respeito da empresa com os trabalhadores e com a própria Justiça do Trabalho. A editora reconhece a dívida com horas extras aos repórteres, mas não aos editores, por considerar que esses exercem cargo de confiança. O juiz designou para o dia 2 de junho a realização de nova audiência. O trâmite da ação pode ser consultado no site do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (www.trt9.jus.br), digitando-se o número do processo: 37108-2008-011-09-00-8.

Copa Sesc-Sindijor é decidida nos pênaltis

Legenda: Semifinal entre Jornal do Estado e CBN. Crédito: Carolina Siedlecki

Cerca de 50 jornalistas reunidos e cinco partidas bastante disputadas marcaram o último dia da Copa Sesc/Sindijor de Futsal, domingo, no Ginásio do Sesc da Esquina, em Curitiba. A equipe do Jornal Gazeta do Povo ficou com o troféu da primeira edição ao derrotar, nos pênaltis o time formado por jornalistas da Rádio CBN. Credenciado pela melhor campanha da fase de classificação, o time do Jornal do Estado foi surpreendido pela equipe da CBN na primeira semifinal. O placar de 4 a 2 levou a CBN à decisão contra a Gazeta, que derrotara o time da Editora O Estado do Paraná por 2 a 1. O time do “Estadinho” ficou com a terceira posição, ao derrotar o Jornal do Estado por 1 a 0. Na grande final, CBN e Gazeta empataram em 1 a 1 e decidiram o título nos pênaltis. Melhor para a Gazeta, que graças a uma “paradinha” malsucedida de Marcos Tosi, ficou com a taça. No feminino, com um gol da repórter Bruna Maestri as Sereias da Mídia ven ceram, mais uma vez, as Musas da Imprensa, desta vez por 1 a 0 e conquistaram o título.


quarta-feira, 10 de março de 2010