quinta-feira, 8 de julho de 2010

Conheça as propostas das duas chapas que disputam a eleição da Fenaj

O Sindijor passa a divulgar semanalmente informes das duas chapas que disputam a eleição da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho. É uma forma de esclarecer para a base votante a opinião dos grupos (Chapa 1, Virar o Jogo: em defesa do Jornalismo e do jornalista; e a Chapa 2, Luta Fenaj!). que pretendem conduzir a federação pelos próximos três anos. Adicionalmente, o Sindijor vai realizar um debate entre os representantes das duas chapas na véspera do pleito, dia 26, em local a ser definido. Abaixo, o início dos textos enviados pelas duas chapas, que podem ser lidos na íntegra pelo link em cada um deles.
Chapa 1
Chapa 1, Virar o Jogo, entra em campo em Curitiba
Para prosseguir e ampliar a ação sindical e institucional em defesa da profissão, melhores condições de trabalho, formação, qualidade do ensino, ética e democratização do Jornalismo e comunicação, vote na Chapa 1 Virar o Jogo, encabeçada por Celso Schröder, nas eleições à FENAJ, em 27, 28 e 29 de julho. Junto com seus candidatos à Comissão Nacional de Ética, a Chapa 1 une experiência e renovação. Pelo Paraná, estão Júlio Tarnowski Jr e Ayoub Ayoub. Julinho, de Curitiba, concorre à Comissão Nacional de Ética, e Ayoub, de Londrina, ao Departamento de Relações Internacionais. Para nominata completa e todo programa acesse www.virarojogo.com.br. E deixe seu apoio. Em 2 de julho, os jornalistas paranaenses foram visitados pela Chapa 1 em Curitiba. E puderam perceber que com a “1” vão avançar suas lutas para Virar o Jogo em Defesa do Jornalismo e do Jornalista. Celso Schröder e Júlio Tarnowski Jr., Valci Zuculoto (2.ª tesoureira) e José Nunes (vice sul), com apoio de Márcio Rodrigues, presidente do Sindijor/PR, visitaram as redações dos jornais Gazeta do Povo, O Estado do Paraná/Tribuna do Paraná, Jornal do Estado, além das redes de televisão e rádio RIC TV, RTVE e RPC. Celso Schröder destacou a representatividade, compromisso e seriedade da nominata Chapa 1. "Nossos candidatos são originários do movimento sindical nacional dos jornalistas. Foram indicados pelos próprios Sindicatos, suas bases, representando as escolhas regionais da categoria. Da mesma forma, nosso programa é a síntese das lutas, decisões, anseios e necessidades dos jornalistas brasileiros, construído a partir dos diversos fóruns e espaços de atuação, debate e deliberação da categoria", explicou.
Lembrou que a Chapa 1 tem representantes de... (leia a íntegra aqui)
---*--*--*---
Chapa 2
Vamos à LUTA, JORNALISTA! O Paraná é muito importante neste debate
Neste mês, todos os jornalistas sindicalizados do Brasil têm um compromisso: de 27 a 29 de julho será realizada a eleição para escolha da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Além da nova diretoria e Conselho Fiscal da FENAJ, no mesmo período também será eleita, simultaneamente, a nova Comissão Nacional de Ética – de funcionamento independente da direção. Sua participação é muito importante, principalmente considerando o momento delicado pelo qual a categoria passa, depois de ter sido golpeada pelo STF, que acatou o discurso antidiploma dos patrões e nos tirou o direito de regulamentar nossa profissão. É dentro desse cenário cheio de incertezas para o jornalista que a Chapa 2 Luta, Fenaj!, de oposição ao grupo que comanda a entidade, pretende assumir a Federação para, junto com os trabalhadores, reconstruir a nossa profissão. Encabeçada por Pedro Pomar (SP), a chapa 2 se preocupou em garantir uma representação equilibrada em todo o país. E prova da importância dos jornalistas do Paraná é a participação expressiva do estado na chapa. Somos três candidatos: Lenise Aubrift Klenk (assessora da OAB-PR) como vice-regional Sul; Pedro Carrano (correspondente do jornal Brasil de Fato) como diretor de mobilização em Assessoria de Imprensa; e Valnísia Mangueira (assessora da APP-Sindicato) como diretora de Cultura e Eventos. Conheça nossas propostas, os demais candidatos e notícias da Chapa 2 Luta,Fenaj! no site: www.lutafenaj.com.br. A eleição da Fenaj é a oportunidade para substituir o grupo de colegas que vem colecionando derrotas à frente da entidade, que dirigem há várias gestões consecutivas. Não toleram críticas e não dialogam com a categoria. Nós da chapa LutaFenaj!... (leia a íntegra aqui)

Nenhum comentário: