sexta-feira, 16 de julho de 2010

Eleições da Fenaj: informe das chapas

O Sindijor continua a divulgar os informes das duas chapas que disputam a eleição da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho. É uma forma de esclarecer para a base votante a opinião dos grupos (Chapa 1, Virar o Jogo: em defesa do Jornalismo e do jornalista; e a Chapa 2, Luta Fenaj!) que pretendem conduzir a federação pelos próximos três anos. Adicionalmente, o Sindijor vai realizar um debate entre os representantes das duas chapas na véspera do pleito, dia 26, em local a ser definido. Abaixo, o início dos textos enviados pelas duas chapas, que podem ser lidos na íntegra pelo link em cada um deles.
Chapa 1 Virar o Jogo ganha adesão de Norte a Sul do Brasil
A cada novo encontro nas redações, assessorias ou em atividades de valorização da profissão, a Chapa 1 – Virar o Jogo – Em Defesa do Jornalismo e do Jornalista ganha mais adesões. A caravana da Virar o Jogo já passou por vários Estados, como Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas e Espírito Santo. E a cada dia, percorre outros recantos do Brasil. A campanha só será encerrada no último dia da eleição da nova direção da Fenaj, marcada para 27 a 29 de julho. Nos roteiros de campanha, nossos candidatos, além das propostas da Chapa 1, mostram o trabalho já realizado em defesa da categoria, do diploma, do Jornalismo e pela democratização da comunicação. “O clima de apoio é sentido de Sul a Norte do País! A recepção é excelente”, salienta o candidato a presidente da Fenaj, Celso Schröder. Durante as visitas, os candidatos sempre lembram que a Chapa 1 é formada por representantes de 25 bases sindicais do Brasil, tendo 14 presidentes e ex-presidentes de sindicatos, um presidente e uma ex-presidente da Fenaj. A composição mescla experiência e renovação. “Temos um índice de renovação de mais de 50% de novos companheiros que pela primeira vez se candidatam à Fenaj", comenta Schröder. Entre as propostas da Chapa 1 está a defesa do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. “Reafirmo aos colegas que essa derrota é provisória! Ela foi imposta pelos patrões, pelo Supremo Tribunal Federal e, infelizmente, pela sabotagem de alguns segmentos da própria categoria que não saíram em defesa do diploma anteriormente!” Schröder afirma que a situação será revertida por intermédio das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que tramitam no Congresso Nacional e pela cont... (veja íntegra do informe aqui)
---*-*-*---
Chapa 2 LutaFenaj! intensifica os debates em todo o país
A Chapa 2 Luta, Fenaj! intensifica sua presença nos locais de trabalho, a poucos dias das eleições da entidade, que ocorrem entre 27 e 29 de julho. Pedro Pomar, candidato a presidente pela chapa, visitou mais de 30 importantes redações no Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Natal, Recife, Maceió e Belém nas últimas semanas. Nesta quarta-feira (14), Pomar estará em Curitiba para, junto com candidatos do Paraná, apresentar as propostas do nosso programa para a federação. Os representantes da chapa também têm participado de debates que chamam o envolvimento da nossa categoria, caso do lançamento da Rede de Comunicadores em Defesa da Reforma Agrária. No dia 26 de julho, véspera das eleições, teremos novamente a presença de Pedro Pomar em Curitiba para um debate com a Chapa 1. É o momento para colocar propostas na mesa e discutir os rumos da federação. As dificuldades que o movimento sindical enfrenta não são uma desculpa para que a entidade se afaste da base e dê as costas a experiências de organização promovidas em todo o país – a Confecom é uma delas. O diálogo com os jornalistas nos mostra a preocupação da categoria com a deterioração das condições de trabalho. Em vários locais, a tônica das conversas é a questão salarial. Nas visitas que a Chapa 2 tem feito por todo o país, temos deixado clara a nossa bandeira: o retorno da obrigatoriedade do diploma, casado com lutas por melhores condições de trabalho do jornalista. (Acompanhe o sitewww.lutafenaj.com.br). Nosso Programa: a entidade deve ter ação e visibilidade política - A Chapa 2 Luta Fenaj! defende um programa amplo para os jornalistas, que concilie a luta pelo diploma e pela regulamentação da profissão com estratégias para enfrentar a perda de direitos... (veja íntegra do informe aqui)

Nenhum comentário: