quarta-feira, 25 de maio de 2011

CONSELHO DE ÉTICA - NOTA PÚBLICA


Curitiba, 25 de maio de 2011

O Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná manifesta, publicamente, sua posição sobre a oferta do curso de Jornalismo Esportivo, com quarenta de carga horária total, pelo Centro Europeu.

Na proposta do curso, o Centro Europeu afirma que o objetivo é “capacitar interessados em ingressar na área de jornalismo esportivo e proporcionar formação teórica e prática ao aluno, ampliando sua visão crítica e criativa sobre o jornalismo esportivo”. O público alvo indicado é composto de estudantes de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e de outras áreas de ciências humanas, além de Educação Física e áreas afins. Ainda aponta para os jornalistas recém-formados e outros interessados. Nitidamente, o curso, como é próprio do Centro Europeu, entidade que oferece cursos livres em diversas áreas, sem chancela portanto do Ministério da Educação, visa formar para o mercado de trabalho. O Conselho de Ética entende que o objetivo proposto é inadequado, posto que a formação teórica, profissional e ética dos jornalistas não pode ser reduzida a 40 horas de carga total. Tal curso só poderia ser oferecido como formação complementar, sem pretensão de formar jornalistas esportivos. O público alvo, amplo, indica que o curso não pretende complementar formação profissional, mas oferecer formação completa. Assim, o Conselho entende que o curso, em si, contribui para a precarização profissional da atividade jornalística e, em consequência, para a precarização moral do jornalismo e dos jornalistas.

Esta é a posição tomada pelo pleno do Conselho de Ética.

Mário Messagi Júnior
Presidente do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná

2 comentários:

Susana Branco disse...

Manifesto total concordância com a posição do nosso Conselho de Ética. Cursos como esse devem ser oferecidos apenas por universidades e faculdades que ofereçam a graduação de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, na forma de especialização lato sensu e com carga horária superior a 300hs.

Anônimo disse...

Ou, de fato, como curso complementar. Dando "dicas" e "macetes" e elaborado por profissionais jornalistas. É um absurdo e um oportunismo. Um absurdo no sentido que pretende formar qualquer pessoa como jornalista, em 40 horas. E oportunismo pois, visa atender a demanda esportiva do Brasil nos próximos anos! Não podemos nos calar diante de tamanho despropósito!