quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sindijor repudia agressão do vereador Derosso a jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná repudia a agressão verbal do presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, João Cláudio Derosso, ao jornalista Karlos Kohlbach, da Gazeta do Povo. Nesta segunda-feira (18), Derosso concedia entrevista ao jornalista Álvaro Borba, na Rádio CBN, em que comentava as denúncias publicadas na Gazeta sobre suspeita de irregularidade na contratação de agências de publicidade pela Câmara. Embora sem citar nominalmente Kohlbach, Derosso disse que “infelizmente o jornalista da Gazeta foi mau-caráter” (áudio aqui). Kohlbach tem sido, desde a última sexta-feira, o autor das reportagens que mostram os indícios de ilicitude levantados pelo Tribunal de Contas nas concorrências para serviços de comunicação no Legislativo Municipal. Ao insultar um jornalista no desempenho de suas funções, num ato de injustificável agressividade para tentar neutralizar as suspeitas que pesam contra si, Derosso apenas reprisa a conduta lastimável de homens públicos surpreendidos em situação comprometedora e que não encontram resposta melhor do que tentar desqualificar o trabalho da imprensa ou a honra dos jornalistas. Agressões levianas como esta são injustificáveis e merecem toda a repulsa da categoria e da sociedade consciente do papel da imprensa e da necessidade de eficiência e transparência na administração pública. Os 14 anos na presidência da Câmara de Curitiba deveriam ter ensinado a Derosso ao menos que a civilidade e o tratamento respeitoso à imprensa são requisitos imprescindíveis a um homem público, mesmo em circunstâncias adversas. Enquanto repudia a agressão do vereador, o Sindijor defende ampla investigação nos contratos de publicidade pelo Ministério Público e o rigoroso controle pelo Tribunal de Contas, além de que seja acatada a denúncia feita à Comissão de Ética da Câmara a respeito da conduta de seu presidente.

3 comentários:

richard rocco disse...

verdade. é lamentável. mas eu gostaria de imaginar que a partir de agora teremos de verdade, um jornalismo independente, o que em geral, não é. só com jornalismo independente (e não atrelado a certos grupos políticos)poderemos ter respeito à classe. porém, pelo que vejo, é tolice esperar que isso aconteça.

Rui Amaro Gil Marques disse...

Parabenizo o jornalista Karlos Kohlbach,da Gazeta do Povo, pelo trabalho que tem feito até o momento denunciando com provas, isso é o mais importante, as falcatruas na Câmara Municipal de Curitiba. Sabemos que jornalismo independente numa sociedade onde a informação também é tratada como mercadoria é quase que impossível. Vamos ver até onde a Gazeta do Povo vai com essas denúncias. O Kohback está fazendo o seu trabalho como deve ser feito por um jornalista sério que sabe valorizar o seu diploma, a ética e a independência que essa profissão exige. Pena que muitos jornalistas não sigam esse exemplo. Kohback estamos todos contigo!

Pedro disse...

Esse belo texto foi escrito pelo Marcio ou pelo Fernando César, diretor do SINDICATO e filiado ao PT. Imparcialidade é mato!!