segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nota Oficial de Repúdio: agressão a Jornalista em Bezerros (PE)


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) vem a público e se solidariza, assim como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), com o repórter fotográfico Allan Torres, repudiando a agressão sofrida por ele e praticada por José Valdiel de Lima, conhecido como “Dael”, no município de Bezerros – Pernambuco, numa clara tentativa de obstrução do exercício da profissão e da liberdade de imprensa.

Casado com a atual prefeita de Bezerros, Elizabete Maria Silva de Lima, do Partido da República (PR), "Dael" se utilizou de agressão física para tentar tomar o equipamento do repórter fotográfico. Uma ação tão desesperada quanto absurda para impedir que a equipe que ele integrava, junto com as repórteres Jamille Coelho e Juliana Sampaio, todos vinculados ao jornal Folha de Pernambuco, noticiasse o atendimento de eleitores pela prefeita, na residência do casal, para fornecimento de ajuda financeira mediante apresentação do título de eleitor.

Ao perceber que corria perigo, Allan Torres protegeu seu equipamento e a si mesmo, saindo do local, mas ainda chegou a ser agredido. Insatisfeito, e sem conseguir alcançá-lo, "Dael" deu uma ordem para que ele fosse detido. Dez homens tentaram pegá-lo sem sucesso. As repórteres não foram feridas e o trabalho da equipe foi registrado na edição de sexta feira (20), como manchete da Folha de Pernambuco. Houve registro na Delegacia de Bezerros e na Delegacia de Bonito. Allan Torres passou por exame de corpo de delito, com apoio da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Consideramos inadmissível não apenas a conduta de José Valdiel de Lima, o "Dael", como a da prefeita de Bezerros, Elizabete Maria Silva de Lima, que ainda tentou justificar a agressão. Um caso que em nada valoriza o município e os habitantes de Bezerros, que tem à frente de sua Prefeitura um grupo eleito através de uma coligação intitulada "Por Amor a Bezerros", capitaneada pelo PR, agregando ainda PCdoB, PDT, DEM, PV, PTdoB, PSC, PSDB e PP.

O Sinjope e a Fenaj, assim como todos que prezam pela liberdade de expressão, se prontificaram a acompanhar o caso e cobrar uma efetiva punição. Allan Torres, Jamille Coelho e Juliana Sampaio contam, ainda, com a assistência da assessoria jurídica da Folha de Pernambuco, um direito previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) celebrado entre o Sinjope e aquele jornal, como com outras empresas de comunicação, justamente para a proteção de profissionais que procuram prestar um correto serviço à sociedade. Esperamos que, através da Polícia Civil e a PMPE, a Secretaria de Defesa Social (SDS) garanta a concretização da investigação e a necessária punição do agressor.

Nenhum comentário: