quarta-feira, 6 de maio de 2009

RPC quer flexibilizar jornada da categoria; assembleia debate o assunto sexta (8/5)

Do site do Sindijor-PR:

Os jornalistas empregados das TVs que integram o Grupo RPC vão se reunir em assembleia convocada pelo Sindijor em seis cidades do Estado nesta sexta-feira para discutir a adoção de jornada estendida e a implantação de banco de horas.

As medidas foram propostas pela empresa, que tem planos de expandir a carga diária de trabalho dos jornalistas para sete horas e criar um banco de horas escancaradamente desvantajoso para os profissionais, prevendo compensação das horas feitas a mais no prazo de um ano.

O Sindijor alertou os profissionais sobre as perdas que terão por conta do aumento da jornada, que não será acompanhada pelo adicional integral de hora extra, e pela forma desvantajosa de compensação, que fará o patrão se sentir confiante para prolongar ilimitadamente o turno de trabalho dos profissionais.

Diante da sinalização dos profissionais de que poderiam aceitar a prolongação da jornada, o Sindijor elaborou com o Dieese uma proposta alternativa, para minorar os efeitos do aumento da carga. Em linhas gerais, a proposta do Sindijor/Dieese prevê aumento salarial de 70% por conta das duas horas adicionais, três faixas de proporção entre horas extras e compensadas e prazo de até 90 dias para compensação.

RISCO – Os jornalistas do Paraná são dos poucos no Brasil a ter adicional de 100% pela hora extra (a CLT prevê 50%). Esta importante conquista da categoria é o que viabiliza a manutenção da jornada de cinco horas, que vem sendo implodida pelo patronato em todo país. A aceitação da extensão de jornada pela maior empregadora de jornalistas do Estado pode abrir um precedente perigoso a esta importante garantia.

Outras empresas podem pretender firmar acordos coletivos no mesmo sentido, obrigando os trabalhadores a permanecer trabalhando por até 12 horas sem direito a hora extra integral nem podendo compensar a contento o período trabalhado a mais. A decisão dos profissionais da RPC pode, portanto, ter reflexos em toda a categoria.

Assim, é importante que você, colega jornalista, se manifeste sobre a extensão de jornada pelo e-mail sindijor@sindijorpr.org.br ou fazendo um post no blog do Sindijor.

Nenhum comentário: