terça-feira, 5 de maio de 2009

Visita às redações

As visitas que fiz a algumas redações nesta manhã de terça-feira para a divulgação das eleições do sindicato foi suficiente para revelar algumas questões que se tornaram, para mim, desafios do Sindijor para os próximos três anos.

Uma das questões que mais me chamou atenção, melhor dizendo, suscitou dúvidas e desejos, foi a situação de alguns profissionais que atuam nessas empresas de comunicação e que, embora exerçam funções muito próximas as dos jornalistas, são assistidos por um outro sindicato pelo qual não se sentem representados.

Trata-se dos radialistas e técnicos ligados ao Sindicato de Radiodifusão que aproveitaram nossa visita para manifestar o desejo de que o Sindijor contribua, de alguma forma, para a representação sindical da categoria.

Duas coisas ficaram evidentes para mim: a primeira foi o respeito que a história do Sindijor conquistou junto às empresas e profissionais de comunicação como um sindicato presente e combativo na luta pelas questões do jornalista; a segunda é a necessidade dessa nova diretoria pensar, efetivamente, numa política de ação que aproxime esses profissionais da radiodifusão de sua luta.

Depois de conversar rapidamente com o candidato à presidência do Sindijor, Márcio Rodrigues, levanto o seguinte desafio disfarçado de pergunta: De que maneira podemos ajudar a esses profissionais? Acredito que o Sindijor pode buscar estratégias para isso.

Ao mesmo tempo, conversando com tantos profissionais, senti a importância de que o Sindicato abra um canal para que seja contada a história do jornalismo no Paraná. Temos profissionais que podem contribuir com o que considero o maior desafio para essa nova chapa: aproximar o sindicato de todos os profissionais da comunicação, contribuindo para relembrar porque decidimos ser jornalistas, que características temos em comum que nos levaram até essa profissão.

Talvez isso nos ajude a mostrar que o jornalista nunca foi tão indispensável quanto agora porque se aumentaram os meios de comunicação e o acesso à informação, também aumentou o compromisso com a apuração da verdade.

É isso. Um abraço,


Ângela Ribeiro
Integrante da Chapa 1 - Sindicato é uma questão de classe

Nenhum comentário: