terça-feira, 13 de outubro de 2009

Entidades de Pitanga se manifestam em defesa do diploma para jornalista



A Câmara de Vereadores de Pitanga enviou ao Sindijor ofício com a moção de apoio à formação superior em Jornalismo para o exercício da profissão. A moção é referendada pela OAB/PR Subseção de Pitanga, Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), Associação Comercial e Empresarial de Pitanga (Acepi) e pelo Conselho de Segurança Alimentar e de Desenvolvimento Local. Segundo o presidente da Câmara, João Edival Aramoni, as entidades que subscrevem a moção entendem “garantir à sociedade brasileira um Jornalismo sério, comprometido com a verdade, embasado em conhecimentos que somente a formação acadêmica pode agregar ao talento e vocação dos profissionais da área”. Veja aqui a íntegra do ofício e da moção de apoio da OAB de Pitanga.

Um comentário:

Valdir disse...

Tem uma qualidade que é imprescindível para todo e qualquer profissional, mas que na área jornalística é altamente relevante: a HONESTIDADE!

De que adianta o sujeito passar anos em um banco de faculdade e, com o diploma nas mãos, sair vendendo a alma ao diabo?

Defendo a ideia de que qualquer pessoas com formação em determinada área possa escrever sobre aquele assunto. Os proprietários de jornais, emissoras de rádio, tv, revistas, portais, blogs ou outros veículos de comunicação devem ter o preparo suficiente para escolher aqueles e aquelas que comporão seu quadro de colaboradores.

Seguindo as regras mais importantes: honestidade, responsabilidade, bom senso e que saiba dar fluência ao texto, qualquer pessoa com formação sobre o assunto que vai escrever, deve ser considerada apta.

O diploma de jornalista não vai impingir caráter e responsabilidade ao profissional, pelo contrário, isso dá uma arma aos maus elementos para, em nome da liberdade de imprensa, atacar os desafetos de quem os paga.