terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sindijor promove Semana de Mobilização dos Jornalistas do Paraná

Por valorização e respeito, vamos nos mobilizar e cobrar aumento real


O Sindijor vai deflagrar a partir de amanhã a Semana de Mobilização dos Jornalistas do Paraná em defesa do fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – sem acordo desde 1º de outubro de 2010 – com aumento real para a categoria. A série de ações – voltada para os jornalistas e para o público externo – vai mostrar o atraso no fechamento da convenção e a necessidade de os jornalistas do Estado irem além da mera reposição da inflação, situação que perdura há 14 anos.
A culminação das ações será um ato dos jornalistas em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (Rua José Loureiro, 574, Centro de Curitiba), no dia 22, próxima terça-feira, às 13h, momentos antes de os representantes dos trabalhadores e dos patrões se reunirem para definir os rumos da Convenção. Garantida a reposição da inflação, que elevaria o piso salarial para R$ 2.145,00, os jornalistas querem – e sabem que é possível – um aumento maior e por isso apresentam uma proposta de aumento real de 5,58%, que os patrões vêm ignorando.
Para levar ao público externo as demandas da categoria, amanhã, 16 de fevereiro, Dia do Repórter, o Sindijor fará uma panfletagem entre os fieis que frequentam a novena da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba a partir das 10h30. Na quinta-feira, ao longo de todo o dia, diretores do Sindijor visitarão redações de Curitiba distribuindo aos jornalistas camisinhas (em embalagem roxa, alusiva ao Mobilizan) lembrando que nos aproximamos do Carnaval e chamando os profissionais para participar dos atos da semana e da manifestação do dia 22.
A sexta-feira feira será um dia para o carro de som passar pelas redações para dar o recado aos patrões: “queremos aumento real já! Basta de esperar!” O carro de som também vai convocar os jornalistas a participar do Ronda da Noite, reedição do encontro que o Sindijor promovia há alguns anos em bares de Curitiba. Nesta semana de luta, o encontro será na sexta-feira, no BarBaran (Rua Augusto Stelfeld, 795, anexo à Sociedade Ucraniana, no Centro) a partir das 20h. Os jornalistas se encontrarão num momento de confraternização mas também de debate sobre as demandas da categoria.
No sábado, aproveitando a tradicional concentração da Boca Maldita, os jornalistas montarão uma barraquinha no espaço mais democrático de Curitiba, no período das 10h às 12h. A população poderá acompanhar, pelos panfletos distribuídos, o sufoco por que passam os jornalistas do Estado, há 14 anos sem aumento real, enquanto profissionais de diversas outras categorias conseguiram reajuste salarial acima da inflação e os veículos de comunicação acumulam faturamentos positivos. Paralelamente, ao longo de toda a semana de ações, haverá uma barraquinha para panfletagem na esquina das ruas XV de Novembro e Monsenhor Celso, no Centro de Curitiba, a poucas quadras do Sindijor.
A região central de Curitiba também será palco de uma ação no domingo, quando jornalistas distribuirão panfletos na Feira de Artesanato e acompanharão o bloco pré-Carnaval “Garibaldis & Sacis”, no Largo da Ordem, das 11h às 14h. Outra ação no domingo será a fixação de uma faixa reivindicando aumento real entre os torcedores do clássico Atletiba, no Estádio Couto Pereira, a partir das 18h15, a exemplo do que ocorreu nos jogos Paraná e Coritiba e Cascavel e Atlético.
A segunda-feira será marcada pela ocupação de espaços nos parlamentos. A jornalista Silvia Calciolari, diretora do Sindijor-PR, fará um pronunciamento às 14h30, durante sessão da Câmara Municipal de Curitiba; também na tarde de segunda-feira, o presidente Márcio Rodrigues fará uso do espaço na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná, numa manifestação a favor do fechamento e pelo reconhecimento do arrocho salarial de 14 anos.
Para o dia 22, o Sindicato convoca todos os jornalistas do Paraná a se manifestarem nas principais cidades. Em Curitiba, como prévia da mesa-redonda da SRTE, está prevista uma manifestação em frente à sede da autarquia, na Travessa da Lapa. Segundo o presidente Márcio Rodrigues, “não podemos deixar que esse arrocho perdure por mais um ano". Os jornalistas estão impacientes com a intransigência dos patrões, que recusam terminantemente conceder qualquer reajuste acima da inflação ou avançar em qualquer item da proposta dos trabalhadores. Isto a despeito dos resultados favoráveis do setor de comunicações, que faturou 19,22% a mais apenas em 2010, segundo levantamento feito pelo Projeto Inter Meios.

Nenhum comentário: