quinta-feira, 1 de março de 2012

Repúdio à violência contra comunicadores no Paraná

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) repudia as atitudes ditatoriais e que atacam a liberdade de imprensa vitimando os trabalhadores da comunicação no Paraná nas últimas semanas. O fato mais recente aconteceu na noite da última terça-feira (28/02), em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), quando o secretário de segurança do município, Benedito Facini, agrediu covardemente o proprietário e editor do Jornal da Cidade, Flávio Barcz. Na ocasião o profissional cobria uma ocorrência policial - assalto a uma farmácia - para seu veículo de comunicação e também para a rádio Ágape. Ao encerrar o levantamento do fato, Barcz foi abordado de forma truculenta, desrespeitado e agredido fisicamente pelo secretário de segurança pública da cidade. Veja aqui o vídeo da agressão.

O Sindijor-PR considera a atitude cerceadora e o maior agravante é que parte de uma pessoa pública, que teoricamente elabora projetos que visam dar maior segurança ao município de Campo Largo. O desrespeito ao profissional se estende à sociedade, pois vem de uma pessoa que representa o poder público.

Barrado no clássico

Outro caso emblemático, que nos remete à ditadura, ocorreu com o radialista Osmar Antônio, profissional da crônica esportiva há mais de 20 anos. No último jogo entre Atlético e Coritiba (Atletiba da quarta feira de cinzas), ocorrido no estádio Durival de Britto e Silva, o profissional foi barrado pela atual diretoria do Rubro-Negro.

Durante o credenciamento da imprensa, o Atlético liberou diversos colegas da mesma emissora para cobrir o clássico. Osmar, no entanto, foi impedido de exercer sua função. A desculpa dada pela nova administração do Clube é que Osmar estaria sendo punido “por ter feito campanha aberta para a chapa derrotada nas eleições de dezembro último”.

Neste caso, o Sindijor-PR vê com estranheza a falta de valores democráticos por parte de um clube de massa como o Rubro-Negro. Se o profissional tinha ou não um lado na eleição, é uma questão irrelevante. A vida, após o pleito segue. E Osmar continua exercendo sua função de comunicador.

Liberdade de Imprensa

O Sindijor-PR não aceita qualquer tipo de desrespeito para com os profissionais da comunicação. Exige sempre da Justiça e Ministério Público o cumprimento do seu papel. Pessoas que usam imposições cerceadoras com o objetivo de amedrontar os trabalhadores da comunicação devem ser punidas pelos seus atos. Responder judicialmente por excessos e truculências.

Nenhum comentário: