segunda-feira, 5 de março de 2012

Sindicatos e Fenaj buscam unificação regional




Dirigentes dos três sindicatos que representam os jornalistas na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e representantes da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) deram um passo importante no sentido de promover uma unificação regional da categoria e elaborar uma pauta unificada de lutas. Essa construção de atuação coletiva entre os profissionais dos três estados foi à pauta central do 1º Seminário Regional Sul de Campanha Salarial e Negociação Coletiva, realizado no fim de semana em Florianópolis (SC).

Os dirigentes dos sindicatos do Sul também tiveram a oportunidade de conhecer a realidade local de cada Estado, expondo as dificuldades e os avanços conquistados por cada entidade sindical. Para o presidente nacional da FENAJ, Celso Schröder, o Seminário Regional Sul é uma experiência que deve servir de modelo para as demais regiões: “esperamos que esse exemplo dos sindicatos da região Sul se expanda para outras regiões, pois além de uma unidade regional, precisamos produzir uma unidade nacional dos jornalistas”.

Schröder trouxe às mesas de discussões temas como a questão do diploma da profissão, piso nacional unificado e discussões sobre a democratização da comunicação. “Falta pouco para vencermos essa batalha em relação ao diploma, essa é uma luta que está prestes a chegar ao fim, uma luta que nos consumiu durante a última década, mas que vai exigir um último esforço agora nessa reta final”, falou o presidente da Fenaj, em relação a pressão que a categoria exercerá quando a PEC do Diploma estiver em discussão na Câmara dos Deputados.

Em relação ao piso unificado nacional, projeto de lei apresentado na Câmara Federal pelo deputado André Moura (PSC-SE), Celso Schröder, lembrou que essa é uma proposta que já foi discutida e aprovada em Congresso Nacional dos Jornalistas em 1985. “Essa proposta encaminhada ao então presidente da República, José Sarney, que acabou vetando a proposta. Para que a liberdade de expressão seja realmente alcançada, é necessário termos trabalhadores livres e isso passa por salários dignos”.

O jornalista Sergio Murilo de Andrade, ex-presidente da Fenaj e atual diretor da entidade, também enalteceu a pauta central do seminário regional. “Esse é um momento importante dos jornalistas, essa tentativa de fazer uma unificação de pautas comuns. A Fenaj está retomando essa discussão e as direções dos sindicatos estão retomando esse compromisso de pensar bandeiras únicas da categoria”, destacou.

O também diretor da Fenaj, José Carlos Torves, apresentou dados importantes para o quadro de negociações das campanhas salariais dos jornalistas, em especial com a exposição de números de lucratividade e a expansão que grandes empresas de comunicações da região Sul, como o grupo RBS, GRPCom e RIC/Record tiveram ao longo de 2011. O crescimento médio dos meios de comunicação no Brasil no ano passado foi de 8,5%, expansão puxada pela televisão.

Ao final do Seminário Regional Sul, os dirigentes encaminharam a proposta da formação de uma comissão para traçar estratégias de atuação coletiva entre os três estados, grupo liderado pelos presidentes dos sindicatos do Paraná, Márcio Rodrigues, José Nunes (Rio Grande do Sul), Valmor Fritsche (Santa Catarina), além Ayoub Hanna Ayoub, do Sindicato do Norte do Paraná, que não pôde comparecer ao seminário.

Crédito Foto e Texto: Julio César Carignano

Nenhum comentário: