quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Não pise no meu piso - Sindicato do Norte do Paraná busca apoio da Câmara de Londrina à defesa dos direitos



Diretores do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná compareceram na terça-feira, 5/10, à sessão da Câmara Municipal de Londrina com o objetivo de buscar apoio dos vereadores à Campanha “Não pise no meu Piso”. Esta atividade é uma forma de mobilizar a categoria e a sociedade a pressionarem as empresas de rádio, TV e impressos do Estado para retirarem a proposta apresentada no último dia 20 de setembro, em Curitiba, durante a primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2010 dos jornalistas. Estiveram presentes também à sessão profissionais e estudantes de Jornalismo da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Unopar e da Faculdade Pitágoras.

O presidente do Sindicato, Ayoub Hanna Ayoub, falou aos vereadores o risco que a redução do piso salarial, dos atuais R$ 2.049,11 para R$ 1.200,00, como querem os patrões, poderá acarretar à informação e argumentou que o custo de vida em Londrina, por exemplo, em certas áreas é mais alto do que o apurado em Curitiba. Ayoub também citou números sobre a rentabilidade das empresas de comunicação no Estado, contestando o argumento do Sindicato patronal de que muitas empresas do interior não têm condições de pagar o valor atual do piso da categoria.

Os vereadores Eloir Valença (PT), Gerson Araújo (PSDB) e Sebastião Raimundo da Silva (PDT) manifestaram posicionamento favorável aos jornalistas, afirmando que na atual conjuntura todas as categorias profissionais estão pleiteando aumento real nos salários em razão do desenvolvimento econômico alcançado pelo Brasil. Valença citou, ao ler o Jornal da Campanha Salarial 2010, produzido pelo Sindicato, as reivindicações da categoria, que, a seu ver, estão em conformidade com as necessidades de qualquer trabalhador, tais, como, por exemplo, a reposição das perdas com a inflação, a implementação de planos de saúde, fornecimento de vale-alimentação, ampliação da Licença-maternidade para 180 dias, conforme estabelece a legislação, entre outros.

Segundo a assessoria da Câmara Municipal de Londrina, nos próximos dias deve ser enviada ao Sindicato das empresas de rádio, TV e impressos uma Moção de Apoio à Campanha “Não pise no meu Piso”, pela manutenção dos atuais direitos dos jornalistas.

Veja mais em http://www.sindjornalistasnortepr.org.br/

Nenhum comentário: