sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sindicato se solidariza com jornalista atacada pelo PSB


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) vem a público repudiar a tentativa de cerceamento à liberdade de expressão que representa a ação movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) contra o blog Lado B, da jornalista e ex-diretora do Sindijor-PR, Thea Tavares.

O fato de o blog ter publicado textos e imagens a respeito do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, de seu grupo político e de seus parceiros de poder, em momento no qual o atual administrador público exerce seu mandato, utilizando para ilustrar esse fato imagens distribuídas pela própria prefeitura --a agência municipal de notícias disponibiliza imagens para meios de comunicação--, faz parte do direito à crítica da profissional jornalista e de qualquer cidadão. No caso, Thea postou imagens de Ducci com Derosso, com Beto Richa, os três juntos, e, ironizando, postou a frase: “Em Curitiba tudo é para a Família: do Beto, do Ducci, do Derosso, do Taniguchi...”.

No mais, não há como negar a proximidade do prefeito com os personagens citados na postagem que o PSB exige que seja retirada do ar.

Thea é uma jornalista experimentada e produz jornalismo de qualidade. O blog Lado B é uma experiência que dura mais de dois anos e sua intenção, ao criar o espaço, é mostrar o outro lado da notícia. Ao longo desse período, o blog nunca foi processado, tampouco sua proprietária responde a ação por conta de opiniões e notícias postadas. Essa é a primeira tentativa de cercear o espaço na rede mundial de computadores e o Sindicato dos Jornalistas não poderia ficar calado diante desse ataque.

Blogs são espaços que contribuem para a ampliação da pluralidade da mídia, pela emissão de diferentes vozes e pela produção do jornalismo independente e crítico, que hoje tem nesses canais um de seus espaços de expressão.

O Sindijor-PR defende a democratização da comunicação e a liberdade de expressão, além de combater o flagelo da concentração dos meios de comunicação. Todo o nosso apoio à Thea Tavares e aqueles que têm a liberdade de expressão atacada.

Direitoria do Sindijor-PR
Gestão "Sindicato é uma questão de Classe!"

Nenhum comentário: