terça-feira, 5 de junho de 2012

Sindijor-PR repudia agressões direcionadas a imprensa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), por meio da subseção regional de Cascavel, repudia as agressões verbais do vereador Marcos Rios (PDT) direcionadas a jornalista Laís Lainy, do Jornal Hoje, citada durante a sessão ordinária de ontem (segunda-feira - 04/06) da Câmara Municipal de Cascavel.

A entidade ainda repudia as declarações do vereador Mario Seibert (PTC), que além de citar o profissional Paulo Martins, da TV Tarobá, colocou em xeque o trabalho da imprensa de Cascavel, fazendo afirmações que não condizem com a conduta de um homem público como: “(...) não é a justiça ou a imprensa que paga o salário dessa merda de Câmara”.

Cabe informar à sociedade que os questionamentos aos profissionais da imprensa foram motivados pelo assunto do transporte de passageiros por meio de vans feito por assessores parlamentares.

É preciso deixar claro aos vereadores citados nesse comunicado que o papel da imprensa não é fazer assistencialismo, tampouco, como falou o próprio Mario Seibert: “correr atrás de bandido (...)” - para isso, existem agentes de segurança pública competentes para o desempenho da tarefa.

Agressões levianas como estas são injustificáveis e merecem toda a repulsa não somente do representante legal da categoria, mas de toda a sociedade consciente do papel da imprensa de cobrar a necessidade da eficiência e transparência na administração pública.

Ao insultarem jornalistas no desempenho de suas funções, em atos injustificáveis, os parlamentares fogem da conduta de civilidade e do tratamento respeitoso à imprensa que são requisitos imprescindíveis a um homem público, mesmo em circunstâncias adversas.


Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná
Subseção Regional de Cascavel



Nenhum comentário: