sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Amanhã (faça chuva ou faça sol): 2º Panfletaço do Sindijor





O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná está em campanha salarial por aumento real da categoria e convida a todos para a mobilização de amanhã, dia 10 de dezembro, às 10h, na Boca Maldita em Curitiba. É a 2ª Panfletagem de Fim de Ano do Sindijor PR. Se mobilize! A luta é de todos. Confira o perfil na rede social: facebook.com/sindicatodosjornalistas, além da página /sindijor. No twitter use as hashtags #JornalistaGanhaMal e #DezPorCentoJa, para acompanhar nossas reivindicações. Também nossas notícias no site sindijorpr.org.br e no blog acordajornalista.blogspot.com/. Assista aqui ao vídeo do Sindijor.

Entenda a campanha:

Em 2011, a negociação para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho dos jornalistas recebeu novamente o ‘golpe patronal’ – a tentativa do rebaixamento do piso da categoria. No Paraná, a proposta da empresas de piso diferenciado por região ou para recém formado foi rechaçada pelos jornalistas em assembleias em Curitiba, Cascavel e Ponta Grossa, além de Foz do Iguaçu, que ouviu da sua base um NÃO! O Sindijor PR reafirma que continuará defendendo a Pauta de Reivindicações que inclui, além do reajuste da inflação, o aumento real de 2,70% (calculado sobre o lucro das empresas nos últimos três anos), plano de saúde, vale alimentação e alterações na CCT.

Este mês o Dieese divulgou o mínimo necessário atualizado para uma família de quatro pessoas: R$ 2.349, 26. Esse valor é superior ao piso do jornalista, que é de R$ 2.151,56. Passados mais de dois meses do encaminhamento da pauta de reivindicações, até agora nada! O papo patronal é sempre o mesmo: “nossas empresas estão com dificuldades e não podemos dar nada além da inflação”. Se juntar inflação e aumento real, veja um breve histórico das outras categorias: bancários (10% em 2011), petroleiros (10%), professores do ensino do Paraná (12%) e trabalhadores da construção civil (11,8%). Isso prova a legitimidade da mobilização dos jornalistas para garantir aumento real.

Quem ganha com isso?

O descaso e a depreciação salarial favorecem as empresas. Para os patronais, quanto menos direito mais lucro. Isso acontece há décadas e é um dos motivos para uma estagnação salarial da categoria.

Quem perde com isso?

Você, cidadão ou cidadã. Os telespectadores, os ouvintes e os leitores. A luta é de todos e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR), há 65 anos, busca melhorias para o jornalista. Portanto, ao informar à população que a categoria está em campanha pelo aumento real, vale alimentação (caso a empresa não tenha) e uma cláusula que garanta o pagamento de 90% do plano de saúde (caso a empresa não ofereça), também relata que a maioria das empresas não oferece qualquer um desses benefícios aos seus trabalhadores.

Nenhum comentário: