segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CCT dos Jornalistas: compasso de espera

Na tarde de hoje (19), em Curitiba, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e do Norte do Paraná reuniram-se com empresários dos meios de comunicação do Estado para nova rodada de negociação. O objetivo era buscar consenso em torno da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.


Ao convocar os trabalhadores na última sexta-feira (16/12), esperava-se discutir a contra-proposta da categoria (aumento real de 10%, adoção de vale alimentação, incluir cláusula para implantar plano de saúde). Mais uma vez, no entanto, os empresários mantiveram postura inflexível. Embora reconheçam que os trabalhadores estão cedendo, demonstrado maturidade na mesa de negociação, o discurso patronal seguiu a linha de “crise sem fim”, negando as reivindicações.


Duas novas propostas foram apresentadas: a inclusão de uma cláusula que possibilita a negociação (empresa-Sindicato de trabalhadores), e concessão de aumento real. O momento estarrecedor foi dado pelo representante do sindicato de Rádio e TV de que as rádios paranaenses atuam na ilegalidade ao não cumprirem, em sua grande maioria, o piso dos jornalistas.


Ao final da conversa e convencidos pelos números absolutos demonstrados pelo Dieese, os empresários aceitaram consultar a base e agendaram nova reunião para quarta-feira, dia 21, às 14h30.

Nenhum comentário: