quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Demissões na TV E-Paraná: Sindijor-PR defende concurso público

Na última semana, a TV E-Paraná demitiu 40 funcionários contratados após teste seletivo através de um convênio com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). Há inclusive jornalistas grávidas entre os trabalhadores demitidos. É histórica a defesa do Sindijor-PR de concurso público para o cargo de jornalista, o que não acontece desde 1984. Os últimos contratados por concurso estão prestes a se aposentar.

Usada com fins políticos desde a gestão Requião, a TV do governo do Paraná protagonizou no último mês de outubro um lamentável episódio de censura, quando a transmissão ao vivo de um discurso da presidenta da República Dilma Rousseff foi cortada de forma abrupta e até hoje não explicada.

Se a não renovação do convênio com a Funpar é uma manobra do governo Richa para transferir a gestão da E-Paraná para uma Organização Social (OS), cuja lei foi aprovada a toque de caixa pelos deputados estaduais, saberemos em 2012. O Sindijor-PR considera inadmissível não haver concurso público na TV E-Paraná. Emissoras similares, como a TV Brasil, promovem regularmente concurso para seus quadros profissionais.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná discorda frontalmente da política de terceirização de serviços públicos via organizações sociais. Essa prática que precariza as relações de trabalho, prejudica o Estado e favorece interesses privados. Há necessidade de uma gestão democrática à frente de uma emissora pública como é a TVE, uma alternativa é a implantação de um conselho de comunicação, além do concurso público.

Direção do Sindijor-PR

2 comentários:

Anônimo disse...

O que acham desse sindicato?

http://www.sinaj.org.br


O Sindicato Nacional de Jornalistas (Sinaj), que filia comunicadores sem formação específica na área, oferece um curso livre de habilitação em jornalismo para os que ingressarem na entidade.

O site da entidade anuncia que os internautas podem ser jornalista sem muita burocracia ou aprendizado técnico sobre a profissão. "Não perca esta oportunidade. Tenha uma nova profissão", informa.

M.F.Machado disse...

Trabalho-escravo é todo trabalho não pago, no todo ou em parte.