quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Entenda em números a ‘proposta fantasma’ patronal

O Dieese elaborou uma simulação para que todos os jornalistas entendam o impacto da proposta patronal do dia 10/01/2012 para os Jornalistas (data-base out/2011) – veja os números aqui. A conclusão é que para os jornalistas com salários superiores a R$ 3.287, 67, o reajuste de parcela fixa (R$ 240,00) irá representar um reajuste inferior a inflação do período (7,30%). Nas empresas maiores, que pagam salários melhores, a proposta pode gerar um impacto financeiro inferior em relação a aplicação do INPC (7,30%).

Proposta também rechaçada em Londrina

Em assembleia na semana passada os jornalistas de Londrina e de Apucarana também rejeitaram a ‘proposta fantasma’ apresentada pelas empresas de comunicação do Paraná. Os profissionais sabem que não há contemplação nem mesmo a inflação para os maiores salários, corroendo o poder de compra deste segmento da categoria.

Sindicatos defendem toda categoria

As rodadas de negociação do ano passado mostraram que os donos dos meios de comunicação optam por analisar seus trabalhadores de forma diferenciada. O Sindijor PR defende a categoria em todas as bases. Ao rechaçar cláusulas que permitam acordos em separado com as empresas e também uma ‘redação fantasma’ (que surgiu da noite para o dia) para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os Sindicatos que defendem a categoria deixam claro que em 2012 a mobilização será ainda maior.

Nenhum comentário: