terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Faleceu Dom Ladislau Biernaski – “um verdadeiro pastor”

Na manhã de ontem (13) a sociedade perdeu Dom Ladislau Biernaski, bispo de São José dos Pinhais e que presidia, desde 2009, a Comissão Pastoral da Terra - CPT. Dom Ladislau sempre defendeu a luta social, apoiava a reforma agrária e o MST. “Nos deixa aos 73 anos de uma vida comprometida com a verdade e a justiça. Um bispo filho de camponeses migrantes poloneses, que se preocupava com a soberania alimentar, com a agroecologia. Era um semeador de ideias e de exemplos de vida, a serviço dos camponeses. Grande Dom Ladislau, foi um verdadeiro pastor!”, diz a nota da Secretaria Nacional do MST.

Dom Ladislau nasceu 1937 em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. Sua Ordenação Presbiteral é de seis de julho de 1963, em Curitiba. A Ordenação Episcopal aconteceu no dia 27 de maio de 1979, em Roma, Itália. Foi bispo auxiliar de Curitiba de 1979 a 2006. Também foi responsável por diversas Pastorais Sociais no Brasil, como a Pastoral Operária, Comissão Pastoral da Terra (atual presidente), Pastoral Carcerária (1979) e Pastoral do Menor (1988). Em sua larga atuação no Regional Sul (CNBB do Paraná), foi membro da presidência (1999) e secretário executivo (2007).

A missa de corpo presente e o sepultamento de Dom Ladislau acontecem amanhã (15), quarta-feira, às 9h, na Catedral de São José dos Pinhais, presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti. Veja neste link mais sobre Dom Ladislau Biernaski.

Nenhum comentário: