quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

TV Educativa de Ponta Grossa

Sem cumprir legislação, programa é retirado do ar

Numa ação integrada dos movimentos sociais com o Ministério Público Federal de Ponta Grossa, foi retirado do ar o programa JB Urgente. Ponto para a comunicação de interesse público, foco principal de uma Televisão Educativa como a ponta-grossense, no ar há cerca de dez anos, transmitida em sinal aberto e que deveria (ao menos teoricamente) primar pelo interesse coletivo de bem informar, promover a cultura e a fomentar a educação.

O apresentador da “atração” utilizava o espaço da TV pública do município, de maneira inadequada. Além de fazer um programa no qual pouco espaço (ou nenhum) se abre ao contraditório ou a qualquer representante do espectro político oposicionista do grupo que (há sete anos) administra o município, João Barbiero ainda cometia o disparate de utilizar a TV Educativa para promover a publicidade na forma de varejo.

Isso fere a legislação. Seus atos lembram os publicitários defendendo a “liberdade de expressão comercial” para conquistar cérebros, corpos e almas das crianças, contradizendo normas inequívocas do Código de Defesa do Consumidor. Leia artigo na íntegra aqui.

Nenhum comentário: