sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Em nota, Sindijor-PR critica violência no campo e defende atualização dos índices de produtividade rural

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) aprovou na noite desta quinta-feira (27/8) uma nota oficial de solidariedade ao MST e à família do trabalhador rural Elton Brum, 44, assassinado no último dia 21 de agosto pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, durante a desocupação de uma fazenda no município de São Gabriel.

"O Sindijor-PR condena a política de criminalização dos movimentos sociais e de violência contra os trabalhadores", diz a nota, que defende ainda o assentamento das cerca de 90 mil famílias sem-terra acampadas no país e cobra a atualização dos índices de produtividade rural, o que depende de uma portaria conjunta dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

"Entre as medidas fundamentais para a efetivação da reforma agrária no país, o Sindijor-PR defende a atualização dos índices de produtividade rural", prossegue a nota do Sindicato. "Não há razão para que tais índices, defasados desde 1975, não sejam atualizados, o que ampliaria o número de imóveis disponíveis para a reforma agrária no país."



A seguir, a íntegra do documento.

Contra a violência no campo, a favor da atualização dos índices de produtividade rural

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) se solidariza à dor da família e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelo assassinato do trabalhador Elton Brum da Silva, 44, pai de dois filhos, ocorrido no último dia 21 de agosto em São Gabriel (RS).

Os culpados pela trágica operação da Brigada Militar do Estado, governado por Yeda Crusius (PSDB), precisam ser investigados e punidos.

Além da morte de Elton —baleado pelas costas e quando a situação já estava controlada—, a operação resultou ainda em dezenas de feridos, entre eles mulheres e crianças.

O Sindijor-PR condena a política de criminalização dos movimentos sociais e de violência contra os trabalhadores. E defende que as 90 mil famílias sem-terra acampadas em todo o país sejam assentadas e tenham as condições de infraestrutura para trabalhar.

Entre as medidas fundamentais para a efetivação da reforma agrária no país, o Sindijor-PR defende a atualização dos índices de produtividade rural. Não há razão para que tais índices, defasados desde 1975, não sejam atualizados, o que ampliaria o número de imóveis disponíveis para a reforma agrária no país.

Diretoria do Sindijor-PR

Quinta-feira, 27 de agosto de 2009.

Nenhum comentário: