terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sindicato do Paraná denuncia pressão de empresário contra jornalistas

Do site da Fenaj:

Na semana passada o Sindicato dos Jornalistas do Paraná repudiou a atitude do empresário Paulo Pimentel, proprietário dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna está fazendo pressão sobre os funcionários para que desistam de uma ação de cobrança de horas extras. Acompanhe, também, informações sobre o pagamento de verbas trabalhistas aos ex-funcionários da Bloch Editores, a demissão de um sindicalista no Ceará, a campanhas salarial da categoria em Sergipe e sobre a denuncia de censura a um site no Piauí.

Em nota oficial, o Sindicato do Paraná comunicou que tentou dialogar com a direção do Grupo Paulo Pimentel (GPP) sobre o pagamento de horas extras aos jornalistas várias vezes, mas que não há avanços. Sob a alegação de dificuldades financeiras, a empresa ameaça fechar um dos veículos, instaurando um clima de terror entre os funcionários. O Sindicato entrou com uma ação pelo pagamento de horas extraordinárias em novembro de 2008. A 11ª Vara do Trabalho de Curitiba marcou a segunda audiência do processo para o dia 15 de março de 2010.

O Sindicato informa, ainda, que segue aberto a negociar a quitação dos valores devidos e se dispõe a retirar a ação dos jornalistas que se encontram vinculados ao GPP, caso a proposta da empresa seja satisfatória e beneficie todos os jornalistas que trabalham ou trabalharam nos últimos cinco anos nos jornais do Grupo.

Nenhum comentário: