terça-feira, 3 de novembro de 2009

SEM DIPLOMA NÃO HÁ ACORDO

Patrões aceitam renovar a CCT...
Hoje pela manhã, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, mais uma mesa-redonda reuniu jornalistas, de um lado, e empresários de jornais, rádios e TVs, do outro. E mais uma vez não houve resposta concreta. Os empregadores ofereceram apenas renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), recompor o salário com a inflação do período entre outubro de 2008 e setembro de 2009, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE), que atingiu 4,45%, e ativar a cláusula de negociação coletiva permanente, com reuniões mensais para discutir uma nova redação da CCT.

...mas insistem na precarização
No entanto, os sindicatos patronais exigem a suspensão da cláusula 38 da atual convenção, que garante a exigência de formação específica para o exercício da profissão de jornalista no Paraná. Ou seja, apostam suas fichas na precarização da profissão, com o fim dessa legítima exigência, conquistada pelo conjunto da categoria há 40 anos. Chegam na frente dos microfones e falam a favor da formação, mas chegam na mesa de negociação e dizem não à cláusula fundamental da nossa CCT.

É hora de mobilizar!
Diante desse ataque dos patrões à formação específica em jornalismo e do desrespeito à pauta de reivindicações —protocolada em 24 de agosto e que segue sem resposta efetiva—, mais do que nunca é hora de mostrarmos a indignação da categoria. A próxima reunião de negociação está marcada para o dia 17 de novembro, às 14 horas, na sede do Sindijor-PR (rua José Loureiro, 211). Nenhum direito a menos!

Pressão no Congresso
A direção do Sindicato dos Jornalistas já entrou em contato com os quatro parlamentares paranaenses que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e pediu apoio incondicional à PEC do Diploma, cuja votação pode acontecer amanhã. Convidamos os jornalistas do Paraná a enviar aos parlamentares mensagens sobre a matéria.

Placar dos deputados
Para esquentar ainda mais esta luta, os Sindicatos dos Jornalistas do Paraná e de Londrina preparam para a próxima semana o “Placar do Diploma”. Vamos acionar cada um dos 33 parlamentares do Estado —trinta deputados e três senadores—, que irão compor um painel com três colunas (a favor, contra e indeciso quanto ao diploma de jornalista). Alguns parlamentares já se colocaram ao lado dos jornalistas nessa luta, entre eles Dr. Rosinha, Gustavo Fruet e Rodrigo Rocha Loures.

Nenhum comentário: