terça-feira, 17 de novembro de 2009

Terça intensa no Sindijor: protesto, negociação e cultura

Nesta terça-feira, quando se completam cinco meses da absurda decisão do STF sobre nosso diploma, os jornalistas do Paraná terão a oportunidade de protestar e fazer uma boa ação. O Sindijor vai promover a partir das 13h, na sua sede, a manifestação “Sapatada no Gilmar Dantas”. A idéia é que os jornalistas compareçam com um par de sapatos usados, para jogar no banner “Fora Gilmar Dantas”, repetindo o gesto do jornalista iraquiano Muntazar Al-Zaydi que, numa coletiva, arremessou a sua bota no George Bush. Os sapatos arrecadados serão repassados a uma instituição de caridade.
Negociação - Logo depois, às 14h, acontece mais uma rodada de negociação entre o Sindijor e os Sindicatos Patronais. O protesto servirá como um aviso aos patrões, tirar da nossa Convenção Coletiva de Trabalho justamente uma cláusula que obriga as empresas a contratarem jornalistas diplomados. Foi esta a última proposta apresentada por eles ao sindicato. Vamos mostrar a eles que nós não aceitamos precarizar nosso trabalho. Nenhum direito a menos!
Exposição - Ainda nesta terça, meia hora depois do protesto, no Sindijor acontece a abertura da exposição “Um olhar sobre a Terra Indígena de Mangueirinha”, da fotógrafa Josina Melo. O trabalho é resultado de pesquisa de um ano sobre os povos Kaigang e M’bya Guarani. A mostra, que ficará no Sindijor até 23 de dezembro, tem o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Ticcolor.

Nenhum comentário: