quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Balanço do Sindijor PR no XVIII ENJAC 2011 em Natal

Entre os dias 13 a 15 de outubro o XVIII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC) em Natal (RN) reuniu em torno de 400 jornalistas do Brasil. Este o tema “A Liberdade de Expressão e o Jornalismo em Assessoria de Imprensa" foi apresentado na palestra de abertura pela jornalista Beth Costa, Secretária Executiva da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e pelo presidente da FENAJ, Celso Schroeder. Na pauta as funções do assessor de imprensa, as necessidades do mercado e das universidades na adaptação que o mercado exige. Planejamento em Assessoria de Imprensa, Redes Sociais como Ferramentas de Comunicação, Comunicação Corporativa na web 2.0, Assessoria como Atividade Jornalística, foram os principais temas de palestras e oficinas.

Nas próximas edições do Encontro, retornará o nome ENJAI - Encontro Nacional de Jornalistas Assessores de Imprensa. Isto devido ao fato de um jornalista poder exercer a função de assessor de comunicação como outros comunicadores, porém Assessoria de Imprensa somente poderá ser exercida por um jornalista.

Houve um distanciamento entre o que foi apresentado pelas palestras e as teses aprovadas, segundo muitos dos participantes. Enquanto os palestrantes, profissionais e/ou professores respeitados no mercado nacional, trouxeram aspectos de mercado, de novas competências; as teses mantiveram a visão restrita ao assessor de imprensa, sem grandes saltos para as realidades e oportunidades de mercado.

Sulamita Mendes, jornalista que representou o Paraná no ENJAC, deverá organizar encontro no Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindijor PR), através do Núcleo de Assessoria de Imprensa nos próximos dias para repassar os temas discutidos.

Nenhum comentário: