sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sindijor-PR critica TV E-Paraná por censura a Dilma

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) repudia a cobertura seletiva e enviesada promovida ontem (13) pela TV E-Paraná, que cortou sua transmissão ao vivo momentos antes do discurso da presidenta da República, Dilma Rousseff. A emissora veiculou a íntegra dos discursos do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e do governador do Paraná, Beto Richa. Na sequência, quando Dilma anunciaria os investimentos da União no futuro metrô de Curitiba, o canal simplesmente retomou sua programação normal (o programa infantil "Cocoricó"). Só voltou a transmitir o discurso da presidenta mais de dez minutos depois, quando o corte abrupto já era alvo de críticas em redes sociais.


A mesma emissora que contrata jornalistas pagando cachê ao invés de salários e direitos trabalhistas (descumprindo assim a legislação que exige concurso público), repete a mesma grave conduta observada nas últimas gestões do Estado: o uso da máquina pública em favor de um grupo político.


O Sindijor-PR repudia a censura, exige concurso público para a formação de um quadro próprio de trabalhadores da emissora e a implantação de um Conselho de Comunicação para debater e avaliar a programação da TV. Lamentamos mais essa prática antijornalística da direção da emissora, aliás a única que não cobriu nada a respeito do Escândalo Derosso, cuja pivô, a esposa do presidente da Câmara de Curitiba, ocupa um cargo comissionado na própria TV E-Paraná.


Os paranaenses merecem respeito. E os jornalistas do Paraná não compactuam com esse tipo de conduta à frente de uma emissora que deveria servir ao interesse público, e não ser instrumentalizada para fins pessoais ou político-partidários.

Segundo Ângela Luvisotto – Diretora de Jornalismo da TV E-Paraná – na transmissão “tivemos sim problemas técnicos por causa do sinal da Radiobrás, mas transmitimos todos os discursos – presidente, governador, prefeito, coletiva de imprensa e chegada da presidente”.

Um comentário:

Fernando disse...

Escândalo Derosso? Vcs sao jornalistas ou juizes que ja julgaram o caso??
Usar a tv para fins politicos nao pode, mas usar o sindicato pode, tendo assessor do rosinha sendo diretor desse sindicato
tristeza