terça-feira, 11 de outubro de 2011

Realidade da comunicação: o valor da comunicação interna

O Mapa da Comunicação Brasileira fez análise do desenvolvimento da comunicação organizacional. O trabalho revelou que a comunicação interna é considerada uma atividade estratégica para os gestores de comunicação dos órgãos públicos e empresas privadas. As redes sociais tiveram destaque na pesquisa e ganharam status de ‘principal desafio’ para comunicadores de todos os segmentos. Divulgada em 5 de outubro, a publicação do Instituto FSB Pesquisa é o resultado de um conjunto de entrevistas feitas com 100 gestores de comunicação de 70 grandes empresas que operam no país (brasileiras – de capital nacional – e estrangeiras – de capital internacional), de acordo com o ranking do jornal ‘Valor Econômico’, e 30 dos principais órgãos públicos do Brasil.


O capítulo especial do estudo é focado na comunicação interna, pois foi considerado por gestores, em 2009, a atividade mais valorizada. No setor público, por exemplo, os gestores são em sua maioria jornalistas, e tem como desafio informar a ‘coisa pública’ por meio da interatividade. Nas empresas brasileiras, o dia a dia da comunicação define-se a partir das ideias de imagem e reputação, estratégia e agilidade. Já, nas estrangeiras, o fazer diário também é referido com as ideias de criatividade e inovação.



“A quem se reportam os gestores”

Nas empresas brasileiras, 43% dos entrevistados se reportam ao mais alto nível da corporação, 30%, à diretoria de relações institucionais ou corporativa e 5%, à vice-presidência executiva. Já nas empresas estrangeiras, 30% dos gestores das filiais no Brasil reportam-se à diretoria de comunicação corporativa ou relações institucionais, 24%, à presidência e outros 23% à diretoria de RH. O uso das redes sociais, quando comparado ao último mapa, sofreu um verdadeiro boom. Nos órgãos públicos, o crescimento no uso do Twitter foi de 63%; do Facebook, de 33%. Nas empresas brasileiras, o uso do microblog escalou 40 pontos percentuais e o Facebook, 27 pontos. Nas empresas estrangeiras, o crescimento do Twitter foi de 30% e o do Facebook, 24%. Outro dado interessante é que, como em 2009, as mulheres seguem como maioria entre os gestores na área da comunicação. Entre os 100 ouvidos para esta edição, 60% são mulheres e 40%, homens. Clique aqui para baixar o Mapa da Comunicação Brasileira. Fonte: http://www.nosdacomunicacao.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas tmos muito a percorrer ainda

Evandro disse...

Vocês poderiam dar uma conferida: Câmara de Vereadores de Guarapuava abriu prazo para inscrição em concurso público. Com uma vaga para assessor de imprensa, exige apenas ensino médio. Como assim? Além de não precisar mais de diploma de jornalista, não precisa de diploma nenhum? Aí é complicado. Por favor, tentem reverter e fazer com que seja exigido pelo menos curso superior. Cargos como consultor técnico e técnico legislativo exigem diploma em qualquer curso. Porque assessor de imprensa não?