quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gazeta não paga dívida aos jornalistas


O jornal Gazeta do Povo, principal impresso do GRPCom, o mais rico e bem estruturado grupo de comunicação do Paraná, segue desrespeitando os seus jornalistas e a Justiça do Trabalho.  Embora tenha sido condenada na primeira, segunda e instância superior da Justiça do Trabalho, em ação que restituiu o direito de os jornalistas da casa a receberem o 14º salário (gratificação pelo aniversário da empresa) – válido também aos jornalistas que estavam empregados até fevereiro de 2001 na Gazeta do Povo – segue tentando empurrar com a barriga o prazo para quitar essa dívida.  É um grave desrespeito aos jornalistas e à decisão judicial.

Em agosto do ano passado, por iniciativa da Gazeta do Povo, a vice-presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região convocou as partes para uma audiência de conciliação (o Sindicato como autor e o GRPCom como ré). Embora já houvesse decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho). Na audiência de conciliação foi elaborada uma proposta, mas a empresa mostrou sua verdadeira intenção: atrasar ainda mais o processo. Desde fevereiro de 2012, a GRPCom está com os números finais - cálculo efetuado pelo perito indicado pelo juízo que proferiu a sentença -, e até agora a empresa não cumpriu o que determinou a Justiça ainda em 2010.

E a Justiça, no último dia 18 de maio, proferiu um comunicado indicando uma resposta solicitada há cerca de quatro meses pelos advogados do Sindijor-PR, um ato ainda inócuo, pois o que queremos é que a conta seja paga. Assim, a maior e mais rica empresa de comunicação do Paraná abusa da morosidade da Justiça para enrolar os jornalistas.

O Sindijor repudia essa atitude do GRPCom de resistir à decisão judicial por meios, no mínimo pouco legítimos e democráticos.


Nenhum comentário: