segunda-feira, 21 de novembro de 2011

6º Prêmio Sangue Bom. Grande baile dos jornalistas paranaenses

Com a participação de aproximadamente 250 pessoas, aconteceu no último sábado (19), a cerimônia de entrega do 6º Prêmio Sangue Bom de Jornalismo. O evento foi na Sociedade Ucraniana do Brasil. Logo depois da entrega dos prêmios, houve uma emocionante homenagem aos 40 anos de profissão do jornalista e poeta Nilson Monteiro, seguida do baile de comemoração dos 65 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR). O evento serviu como palco para a integração de jornalistas de várias gerações, regada a coquetel e baile, num espírito comemorativo que tomou conta do ambiente.


O presidente da entidade, Márcio Rodrigues, agradeceu a presença de todos e em seu discurso fortaleceu a força histórica do Sindicato na luta por garantir a defesa dos interesses da classe. “Lutamos para dar mais dignidade ao jornalista paranaense. São 65 anos de luta desta entidade que é referência no Brasil. Este evento mostra que valorizamos a nova geração, como também não nos esquecemos da história e de seus personagens”, ponderou Rodrigues, referindo-se à premiação aos laureados e à homenagem a Nilson Monteiro.


“O Sindijor PR é tradicional na questão de luta pela categoria, pelo piso salarial. Também na defesa do profissionalismo, pois o jornalismo é produzido pelo bom profissional”, disse Celso Schröder, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que prestigiou o evento. Celso aproveitou para explicar a situação da votação da PEC do Diploma no Senado, que tem possibilidade de ser votada essa semana: “é um bom momento para a categoria refletir sobre a atual situação. A opinião pública, no geral, defende o diploma”, explicou Schroeder. Ao finalizar a conversa, o presidente da FENAJ ainda elogiou a reconhecimento a Nilson Monteiro, “o Paraná sempre produziu grandes jornalistas”.


Para o 6º Prêmio Sangue Bom foram 40 inscrições e sete categorias premiadas: reportagem impressa (jornal/revista); reportagem para rádio; reportagem para televisão; fotografia; artes (inclui ilustração/charge, cartoons, caricaturas e quadrinhos); página diagramada (jornal/revista); projeto para assessoria de imprensa. Além de reportagem para internet, que teve trabalhos inscritos, mas sem aprovação da comissão julgadora. O destaque da premiação ficou com Simon Taylor Salem Santos, que levou os primeiros três lugares na categoria Artes (charges) e o primeiro e terceiro lugares na categoria Página Diagramada.


A noite foi diferente, não é sempre que vemos uma nova geração talentosa de premiados, como os jornalistas Gabriel Tabatcheik, James Alberti, Katia Brembatti e Karlos Kohlbach, que produziram a série Diários Secretos (trabalho que ganhou prêmio internacional de jornalismo investigativo), ao lado do ‘senhor’ jornalista – Nilson Monteiro –, que, emocionado, falou dos seus 40 anos dedicados a profissão. “Não há jornalismo sem paixão, tem que ter coração no texto”, disse Nilson e seus 40 anos dedicados ao jornalismo.

Veja a lista completa dos vencedores:


Reportagem Impressa:

1º Lugar: Diários secretos.

Gabriel Tabatcheik, James Alberti, Katia Brembatti e Karlos Kohlbach – Jornal Gazeta do Povo.


2º Lugar: Águas passadas.

Bruna Maestri Walter – Jornal Gazeta do Povo.


3º Lugar: Tragédia no Nordeste.

Bruna Maestri Walter – Jornal Gazeta do Povo.


Reportagem de Rádio:

1º Lugar: Bike Boy.

Fabio Tomich Buchmann - Rádio CBN.


Reportagem de Televisão:

1º Lugar: Diários secretos.

Gabriel Tabatcheik, James Alberti, Katia Brembatti e Karlos Kohlbach - RPC-TV.


2º Lugar: 40 anos de Arte Contemporânea Paranaense.

Cristina Reis Graeml, Alexander Régis de Marco Silva, Adriano Cordeiro dos Santos, Everton Franco, Taísa Binder Vicenzi - RPC-TV.


3º Lugar: Araucária: Símbolo do Paraná ameaçado de extinção.

Silvia Valim e Bruno Romualdo dos Santos - Rede Massa.


Fotografia:

1º Lugar: Retrato da destruição.

Allan Douglas Costa Pinto - Jornal Tribuna do Paraná.


2º Lugar: Drama e origens da violência juvenil.

Marcelo Luiz Elias - Jornal Gazeta do Povo.


3º Lugar: Vândalos em campo.

Allan Douglas Costa Pinto - Jornal Tribuna do Paraná.


Ilustração ou Charge:

1º Lugar: Dilma, metamorfose ambulante.

Simon Taylor Salem Santos – Jornale.


2º Lugar: Dilma on the Road.

Simon Taylor Salem Santos – Jornale.


3º Lugar: Mas, afinal: de que é feito um deputado?

Simon Taylor Salem Santos – Jornale.


Projeto de Assessoria de Imprensa:

1º Lugar: Manual de relacionamento com a Imprensa do Sicredi.

Claudio Stringari Marques.


2º Lugar: Assessoria de Imprensa para Projeto Viver com Arte.

Diogo Cavazotti.


Diagramação:

1º Lugar: Revista "Agrinho 15 anos".

Simon Taylor Salem Santos – FAEP.


2º Lugar: Jornal 30 de Agosto edição n.º 155.

Rodrigo Augusto Romani - APP-Sindicato.


3º Lugar: Witmarsum - A epopéia dos menonitas.

Simon Taylor Salem Santos - Boletim informativo da FAEP.




*Fotos: Valquir Aureliano



Nenhum comentário: