Com a participação de aproximadamente 250 pessoas, aconteceu no último sábado (19), a cerimônia de entrega do 6º Prêmio Sangue Bom de Jornalismo. O evento foi na Sociedade Ucraniana do Brasil. Logo depois da entrega dos prêmios, houve uma emocionante homenagem aos 40 anos de profissão do jornalista e poeta Nilson Monteiro, seguida do baile de comemoração dos 65 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR). O evento serviu como palco para a integração de jornalistas de várias gerações, regada a coquetel e baile, num espírito comemorativo que tomou conta do ambiente.
O presidente da entidade, Márcio Rodrigues, agradeceu a presença de todos e em seu discurso fortaleceu a força histórica do Sindicato na luta por garantir a defesa dos interesses da classe. “Lutamos para dar mais dignidade ao jornalista paranaense. São 65 anos de luta desta entidade que é referência no Brasil. Este evento mostra que valorizamos a nova geração, como também não nos esquecemos da história e de seus personagens”, ponderou Rodrigues, referindo-se à premiação aos laureados e à homenagem a Nilson Monteiro.
“O Sindijor PR é tradicional na questão de luta pela categoria, pelo piso salarial. Também na defesa do profissionalismo, pois o jornalismo é produzido pelo bom profissional”, disse Celso Schröder, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que prestigiou o evento. Celso aproveitou para explicar a situação da votação da PEC do Diploma no Senado, que tem possibilidade de ser votada essa semana: “é um bom momento para a categoria refletir sobre a atual situação. A opinião pública, no geral, defende o diploma”, explicou Schroeder. Ao finalizar a conversa, o presidente da FENAJ ainda elogiou a reconhecimento a Nilson Monteiro, “o Paraná sempre produziu grandes jornalistas”.
Para o 6º Prêmio Sangue Bom foram 40 inscrições e sete categorias premiadas: reportagem impressa (jornal/revista); reportagem para rádio; reportagem para televisão; fotografia; artes (inclui ilustração/charge, cartoons, caricaturas e quadrinhos); página diagramada (jornal/revista); projeto para assessoria de imprensa. Além de reportagem para internet, que teve trabalhos inscritos, mas sem aprovação da comissão julgadora. O destaque da premiação ficou com Simon Taylor Salem Santos, que levou os primeiros três lugares na categoria Artes (charges) e o primeiro e terceiro lugares na categoria Página Diagramada.
A noite foi diferente, não é sempre que vemos uma nova geração talentosa de premiados, como os jornalistas Gabriel Tabatcheik, James Alberti, Katia Brembatti e Karlos Kohlbach, que produziram a série Diários Secretos (trabalho que ganhou prêmio internacional de jornalismo investigativo), ao lado do ‘senhor’ jornalista – Nilson Monteiro –, que, emocionado, falou dos seus 40 anos dedicados a profissão. “Não há jornalismo sem paixão, tem que ter coração no texto”, disse Nilson e seus 40 anos dedicados ao jornalismo.
Veja a lista completa dos vencedores:
Reportagem Impressa:
1º Lugar: Diários secretos.
Gabriel Tabatcheik, James Alberti, Katia Brembatti e Karlos Kohlbach – Jornal Gazeta do Povo.
2º Lugar: Águas passadas.
Bruna Maestri Walter – Jornal Gazeta do Povo.
3º Lugar: Tragédia no Nordeste.
Bruna Maestri Walter – Jornal Gazeta do Povo.
Reportagem de Rádio:
1º Lugar: Bike Boy.
Fabio Tomich Buchmann - Rádio CBN.
Reportagem de Televisão:
1º Lugar: Diários secretos.
Gabriel Tabatcheik, James Alberti, Katia Brembatti e Karlos Kohlbach - RPC-TV.
2º Lugar: 40 anos de Arte Contemporânea Paranaense.
Cristina Reis Graeml, Alexander Régis de Marco Silva, Adriano Cordeiro dos Santos, Everton Franco, Taísa Binder Vicenzi - RPC-TV.
3º Lugar: Araucária: Símbolo do Paraná ameaçado de extinção.
Silvia Valim e Bruno Romualdo dos Santos - Rede Massa.
Fotografia:
1º Lugar: Retrato da destruição.
Allan Douglas Costa Pinto - Jornal Tribuna do Paraná.
2º Lugar: Drama e origens da violência juvenil.
Marcelo Luiz Elias - Jornal Gazeta do Povo.
3º Lugar: Vândalos em campo.
Allan Douglas Costa Pinto - Jornal Tribuna do Paraná.
Ilustração ou Charge:
1º Lugar: Dilma, metamorfose ambulante.
Simon Taylor Salem Santos – Jornale.
2º Lugar: Dilma on the Road.
Simon Taylor Salem Santos – Jornale.
3º Lugar: Mas, afinal: de que é feito um deputado?
Simon Taylor Salem Santos – Jornale.
Projeto de Assessoria de Imprensa:
1º Lugar: Manual de relacionamento com a Imprensa do Sicredi.
Claudio Stringari Marques.
2º Lugar: Assessoria de Imprensa para Projeto Viver com Arte.
Diogo Cavazotti.
Diagramação:
1º Lugar: Revista "Agrinho 15 anos".
Simon Taylor Salem Santos – FAEP.
2º Lugar: Jornal 30 de Agosto edição n.º 155.
Rodrigo Augusto Romani - APP-Sindicato.
3º Lugar: Witmarsum - A epopéia dos menonitas.
Simon Taylor Salem Santos - Boletim informativo da FAEP.
*Fotos: Valquir Aureliano
Nenhum comentário:
Postar um comentário