sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Presidente do Sindijor PR relata defesa do diploma em Brasília

Em visita ao Senado uma comissão formada por 14 estudantes e cinco dirigentes participou da sessão plenária da última quarta-feira (16) para acompanhar a votação da Proposta de Emenda Constitucional 33/09, a PEC do diploma. A delegação foi, inicialmente, barrada na entrada do salão verde, quando os líderes do grupo convocaram o relator da PEC, senador Inácio Arruda (PCdoB – CE), para liberar a entrada. Após isso, a trupe partiu para visitas aos gabinetes: “primeiro fomos ao da Lúcia Vânia (PSDB-GO), depois visitamos o do Cyro Miranda (PSDB-GO). Como a maior parte da delegação era formada por goianos, o Cláudio Curado (presidente do Sindicato de Goiás) comandou as visitas. Depois, o grupo foi para a galeria do plenário do Senado, para acompanhar a sessão – que já estava em andamento”, explica Márcio Rodrigues, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, presente na sessão.

Durante a votação, da primeira MP que trancava a pauta, o senador Inácio Arruda pediu um aparte e citou que havia a caravana formada por estudantes e dirigentes de Sindicatos, explicou sobre a importância de votar a PEC (pois estava na ordem do dia) depois das votações das MPs. Márcio Rodrigues disse que após Arruda falar da importância do tema, outros políticos pegaram carona e ampliaram a discussão. “Outros membros do senado falaram a respeito de seu posicionamento a favor da PEC, foi o caso dos senadores Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Álvaro Dias (PSDB-PR). Porém o importante é que mostramos nossa cara, fizemos barulho para demonstrar pressão e marcar presença”, enfatizou o presidente do Sindijor PR.

“Chá de sumiço!”

Num determinado momento, a sessão foi suspensa pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), pois o relator da segunda MP tomou "chá de sumiço", devido a isso, foi encaminhado um acordo de lideranças para que as MPs que mantinham a pauta trancada não fossem votadas. O acordo transferiu a votação das medidas provisórias para a sessão de terça-feira. “Na quarta, caso tenham sido votadas as MPs, é provável que a votação da PEC aconteça, caso a gente mantenha a pressão”, conclui Márcio Rodrigues, presidente do Sindijor PR.

Cresce a expectativa

Fica agora a expectativa para que a PEC 33/09 seja apreciada em uma das duas sessões ordinárias da semana que vem ou que seja convocada sessão extraordinária. A FENAJ orienta os apoiadores da campanha em defesa do diploma a prosseguirem com a mobilização junto aos senadores pela aprovação da proposta. “Apesar da sessão desta quarta-feira ter ocorrido após um feriadão, no momento de pico verificou-se a presença de 68 senadores”, conta José Carlos Torves, diretor da FENAJ.

Além de Márcio Rodrigues (Sindijor PR) e José Carlos Torves (FENAJ), fizeram parte da delegação Antônio Paulo dos Santos, também diretor da FENAJ e o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado. “Agora é importante que além do Sindijor PR, FENAJ e o GT Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma, todos os Sindicatos de Jornalistas e jornalistas reforcem contatos com os senadores de seus estados”, conclui Márcio Rodrigues.

Nenhum comentário: